O Codex Vaticanus é dito ser o mais antigo manuscrito sobrevivente
pergaminho.
Ele eo Codex Sinaiticus são os dois mais antigos manuscritos unciais.
Eles provavelmente foram escritos no século IV.
O Vaticano foi colocado na Biblioteca do Vaticano, em Roma, pelo Papa
Nicolau V., em 1448, a sua história anterior é desconhecida.
Ela consistiu inicialmente em toda a probabilidade de uma cópia
completa da Septuaginta e do Novo Testamento.
Agora, é imperfeito, e é composto por 759 fino, delicado folhas, de que
o Novo Testamento enche 142.
Como o Sinaiticus, que é de grande valor para os estudiosos bíblicos em
ajudar na formação de um texto correto do Novo Testamento.
É referido pelos críticos como o Codex B.
(Dicionário Ilustrado)
Codex Vaticanus
Roman Catholic Information
O Codex Vaticanus, comumente referido como o Codex B, é um manuscrito
grego, o mais importante de todos os manuscritos da Sagrada Escritura.
É assim chamado porque pertence a Biblioteca do Vaticano (Codex Vaticanus, 1209).
Este códice é um quarto volume escrito em letras uncial do quarto
século, com fólios de pergaminho bem ligado no quinterns.
Cada página é dividida em três colunas de 40 linhas cada, com 16-18
cartas a um acordo, salvo nos livros poéticos, onde, devido à divisão
stichometric das linhas, mas, há duas colunas de uma página.
Não há letras maiúsculas, mas, por vezes, a primeira letra de uma seção
estende ao longo da margem.
Vários trabalharam em mãos o manuscrito, o primeiro escritor inserido
nem pausas nem acentos, e fez uso, mas raramente de uma simples
pontuação.
Infelizmente, o códice é mutilado;, em data posterior à faltam fólios
foram substituídos por outros.
Assim, os primeiros 20 fólios originais estão faltando, uma parte da
folha 178, e 10 fólios após fol.
348; também o final quinterns, cujo número é impossível de determinar.
Há existentes em todas as 759 fólios originais.
O Antigo Testamento (Septuaginta Version, exceto Daniel, que é tomada a
partir da versão de Theodotion) ocupa 617 fólios.
Por conta das lacunas acima mencionado, o texto do AT não possui as
seguintes passagens: Gen., i-xlvi, 28; II Reis, ii ,5-7 ,10-13; Pss.
cv ,27-CXXXVII, 6.
A ordem dos livros do Antigo Testamento é a seguinte: a Segunda
Paralipomenon Gênesis, primeiro e segundo Esdras, Salmos, Provérbios,
Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Jó, Sabedoria, Eclesiástico, Ester,
Judite, Tobias, os Profetas Menores de Oséias a Malaquias, Isaías,
Jeremias, Baruc, Lamentações e Epístola de Jeremias, Ezequiel, Daniel, o
Códice Vaticano não contém a Oração de Manasses ou os livros do Novo
Testamento Machabees.The começa em seguida.
618.
Devido à perda do final quinterns, uma parte das Epístolas Paulinas
está faltando: Hb, ix ,14-xiii, 25, as cartas pastorais, Epístola a
Filémon; também o Apocalipse..
É possível que também pode haver alguns escritos extra-canônicos
desaparecidas, como a Epístola de Clemente.
A ordem dos livros do Novo Testamento é a seguinte: Evangelhos, Atos
dos Apóstolos, Epístolas católicas, de São Paulo aos Romanos, Coríntios
(I-II), Gálatas, Efésios, Filipenses, Tessalonicenses (I-II), Hebreus.
No Códice Vaticano encontramos nem as Seções Ammonian nem os cânones de
Eusébio (qv).
É, no entanto, dividido em seções, depois de uma maneira que é comum a
ele com o Codex Zacynthius (Cod. "Zeta"), um manuscrito do século VIII
bíblico de São Lucas.
Os Atos dos Apóstolos exibe uma divisão especial em 36 capítulos.
Os católicos Epistles ter vestígios de uma dupla divisão, no primeiro e
mais cedo do que alguns acreditam que a Segunda Epístola de Pedro
estava querendo.
A divisão das Epístolas Paulinas é bastante peculiar: eles são tratados
como um livro, e numeradas de forma contínua.
É claro a partir desta enumeração que, na cópia das Escrituras
reproduzidas pelo Códice Vaticano da Epístola aos Hebreus foi colocado
entre a Epístola aos Gálatas e da Epístola aos Efésios.
O Códice Vaticano, apesar de as opiniões de Tischendorf, que realizou
para a prioridade do Codex Sinaiticus, descoberto por ele, é justamente
considerada a mais antiga cópia da Bíblia.
Como o Codex Sinaiticus que representa o que Westcott e Hort chamada de
um "texto neutro", ou seja, um texto que antecede as modificações
encontradas em todos os manuscritos mais recentes, não apenas as
modificações encontradas nas recensões Antioquenos menos antigos, mas
também aqueles reuniu com no Leste e recensões Alexandrine.
Pode-se dizer que o Códice Vaticano, escrito na primeira metade do
século IV, representa o texto de uma dessas recensions da Bíblia que
eram correntes no século III, e que pertence à família dos manuscritos
feito uso de por Orígenes na composição da sua Hexapla.
A casa original do Códice Vaticano é incerta.
Hort acha que foi escrito em Roma; Rendel Harris, Armitage Robinson, e
outros atribuem a Ásia Menor.
A opinião mais comum sustenta que foi escrito no Egito.
Armitage Robinson acredita que tanto o Vaticanus eo Sinaiticus eram
originalmente juntos em alguma biblioteca antiga.
Sua opinião é baseada no fato de que, em ambas as margens dos
manuscritos é encontrado o mesmo sistema especial de capítulos para os
Atos dos Apóstolos, a partir da divisão do Euthalius, e encontrado em
dois outros códices importantes (Amiatinus e Fuldensis) da Vulgata
Latina.
Tischendorf acreditava que três mãos que trabalhavam na transcrição do
Códice Vaticano.
Ele identificou (?) A primeira mão (B1), ou transcritor, do Antigo
Testamento com o transcritor de uma parte do Antigo Testamento e de
alguns fólios do Novo Testamento no Codex Sinaiticus.
Este texto primitivo foi revista, logo após a sua transcrição original,
com a ajuda de um novo manuscrito, com um corretor (B2 - Para o B2
Antigo Testamento é citado por Swete como Ba).
Seis séculos depois (segundo alguns), uma terceira mão (B3, Bb) refez
as letras desbotadas, mas deixando muito pouco do original intocada.
De acordo com Fabiani, no entanto, este Retracing foi feito no início
do século XV pelo monge Clemens (qui saeculo XV ineunte floruisse videtur).
Nos tempos modernos (décimo quinto do século XVI) os desaparecidos
fólios foram adicionados ao códice, em ordem, como Tregelles
conjecturas, para prepará-lo para uso na Biblioteca do Vaticano.
Catálogos antigos mostram que ele estava lá, no século XV.
A adição ao Novo Testamento foi listado por Scrivener como Cod.
263 (em Gregory, 293) para a Epístola aos Hebreus, e bacalhau.
91 para o Apocalipse.
Napoleão tinha o códice trouxe a Paris (onde Hug foi habilitado para
estudá-lo), mas foi posteriormente devolvido à Santa Sé, com alguns
outros remanescentes de espólio romano, e substituído na Biblioteca do
Vaticano.
Há vários agrupamentos, edições e estudos do Códice Vaticano.
Os agrupamentos são:
- o de Bartolocci (Giulio di S. Anastasia), ex-bibliotecário do Vaticano, que foi feito em 1669 e está preservado no manuscrito - Gr. Suppl. 53 da Bibliothèque Natonale - em Paris (citado sob a sigla: Blc);
- a de Birch (Bch), publicado em 1798 em Copenhaga para os Atos dos Apóstolos e as Epístolas, em 1800 para o Apocalipse, em 1801 para os Evangelhos;
- que executou para Bentley (Btly) pelo Mico Abbate cerca de 1720 na margem de um exemplar do Novo Testamento em grego, que foi publicado em Estrasburgo, 1524, a Cephalaeus; esta cópia é entre os livros da Bentley na biblioteca do Trinity College, em Cambridge - - o agrupamento em si foi publicado em apêndice da Ford para edição de Woide do Codex Alexandrinus, em 1799;
- uma lista das alterações realizadas pelo copista original ou pelo seu ajustamento, editado a pedido da Bentley pela Abbate Rulotta com a ajuda dos Abbate de Stosch (TR); essa lista deveria ter morrido, mas é existente entre os papéis da Bentley na biblioteca do Trinity College, em Cambridge, sob a sigla: B. 17,20;
- em 1860 Alford, e em 1862 Cure, analisou uma série de selecionar as leituras do Códice Vaticano, e publicou os resultados de seu trabalho no primeiro volume do Novo Testamento em grego de Alford.
Muitos outros estudiosos fizeram agrupamentos especiais para seus
próprios fins, por exemplo Tregelles, Tischendorf, Alford, etc Entre as
obras escritas sobre o Códice Vaticano que pode indicar: Bourgon, Cartas
de Roma (Londres, 1861).
No segundo volume do Catálogo de manuscritos gregos do Vaticano,
executado de acordo com o método científico moderno para a catalogação
da Biblioteca do Vaticano, há uma descrição do Codex Vaticanus.
Quanto às edições deste códice, a edição romana da Septuaginta (1587)
foi baseado no Vaticano.
Da mesma forma, a edição de Cambridge Swete segue regularmente e faz
uso do Sinaítico e ao Alexandrinus apenas para as partes que estão
faltando no Vaticano.
A primeira edição romana apareceu em 1858, sob os nomes de Mai e
Vercellone, e, sob os mesmos nomes, uma edição romana segunda em 1859.
Ambas as edições foram severamente criticadas por Tischendorf na edição
ele trouxe em Leipzig em 1867, "Novum Testamentum Vaticanum, pós A.
Maii aliorumque imperfectos labores ex ipso editum codice", com um
apêndice (1869).
A terceira edição romana (Verc.) apareceu sob os nomes de Vercellone
(falecido em 1869) e Cozza-Luzi (falecido em 1905), em 1868-81, que foi
acompanhado por uma reprodução fotográfica do texto: "Bibliorum SS Cod
Graecorum IVA.. . 1209, Cod. B, denou phototypice expressus, jussu et
cura praesidum Bibliothecae Vaticanae "(Milão, 1904-6).
Esta edição contém uma introdução magistral anônimo (por Giovanni
Mercati), em que o escritor corrige muitas declarações inexactas feitas
por escritores anteriores.
Até recentemente o privilégio de consultar este antigo manuscrito
bastante livre e integralmente não foi concedido a todos os que o
buscou.
A condição material do Códice Vaticano é melhor, em geral, do que a de
seus contemporâneos; prevê-se, no entanto, que, dentro de um século que
terá caído em pedaços, a menos que um remédio eficaz, que está sendo
intensamente procurado, deve ser descobertos .
U. Benigni
Transcrito por Sean Hyland
A Enciclopédia Católica, Volume IV Nihil obstat. Remy Lafort, Censor Imprimatur. John M. Farley, Arcebispo de Nova York
Transcrito por Sean Hyland
A Enciclopédia Católica, Volume IV Nihil obstat. Remy Lafort, Censor Imprimatur. John M. Farley, Arcebispo de Nova York
Do original em
língua Inglesa
FONTE:
http://mb-soft.com/believe/ttxm/vaticani.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário