Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de janeiro de 2015

Codex Vaticanus

 

O Codex Vaticanus é dito ser o mais antigo manuscrito sobrevivente pergaminho. Ele eo Codex Sinaiticus são os dois mais antigos manuscritos unciais. Eles provavelmente foram escritos no século IV. O Vaticano foi colocado na Biblioteca do Vaticano, em Roma, pelo Papa Nicolau V., em 1448, a sua história anterior é desconhecida.
Ela consistiu inicialmente em toda a probabilidade de uma cópia completa da Septuaginta e do Novo Testamento. Agora, é imperfeito, e é composto por 759 fino, delicado folhas, de que o Novo Testamento enche 142. Como o Sinaiticus, que é de grande valor para os estudiosos bíblicos em ajudar na formação de um texto correto do Novo Testamento. É referido pelos críticos como o Codex B.
(Dicionário Ilustrado) 

Codex Vaticanus 


Roman Catholic Information
 
O Codex Vaticanus, comumente referido como o Codex B, é um manuscrito grego, o mais importante de todos os manuscritos da Sagrada Escritura. É assim chamado porque pertence a Biblioteca do Vaticano (Codex Vaticanus, 1209).
 
Este códice é um quarto volume escrito em letras uncial do quarto século, com fólios de pergaminho bem ligado no quinterns. Cada página é dividida em três colunas de 40 linhas cada, com 16-18 cartas a um acordo, salvo nos livros poéticos, onde, devido à divisão stichometric das linhas, mas, há duas colunas de uma página. Não há letras maiúsculas, mas, por vezes, a primeira letra de uma seção estende ao longo da margem. Vários trabalharam em mãos o manuscrito, o primeiro escritor inserido nem pausas nem acentos, e fez uso, mas raramente de uma simples pontuação. Infelizmente, o códice é mutilado;, em data posterior à faltam fólios foram substituídos por outros. Assim, os primeiros 20 fólios originais estão faltando, uma parte da folha 178, e 10 fólios após fol. 348; também o final quinterns, cujo número é impossível de determinar. Há existentes em todas as 759 fólios originais. 

O Antigo Testamento (Septuaginta Version, exceto Daniel, que é tomada a partir da versão de Theodotion) ocupa 617 fólios. Por conta das lacunas acima mencionado, o texto do AT não possui as seguintes passagens: Gen., i-xlvi, 28; II Reis, ii ,5-7 ,10-13; Pss. cv ,27-CXXXVII, 6. A ordem dos livros do Antigo Testamento é a seguinte: a Segunda Paralipomenon Gênesis, primeiro e segundo Esdras, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Jó, Sabedoria, Eclesiástico, Ester, Judite, Tobias, os Profetas Menores de Oséias a Malaquias, Isaías, Jeremias, Baruc, Lamentações e Epístola de Jeremias, Ezequiel, Daniel, o Códice Vaticano não contém a Oração de Manasses ou os livros do Novo Testamento Machabees.The começa em seguida. 618. Devido à perda do final quinterns, uma parte das Epístolas Paulinas está faltando: Hb, ix ,14-xiii, 25, as cartas pastorais, Epístola a Filémon; também o Apocalipse.. É possível que também pode haver alguns escritos extra-canônicos desaparecidas, como a Epístola de Clemente. A ordem dos livros do Novo Testamento é a seguinte: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Epístolas católicas, de São Paulo aos Romanos, Coríntios (I-II), Gálatas, Efésios, Filipenses, Tessalonicenses (I-II), Hebreus. 

No Códice Vaticano encontramos nem as Seções Ammonian nem os cânones de Eusébio (qv). É, no entanto, dividido em seções, depois de uma maneira que é comum a ele com o Codex Zacynthius (Cod. "Zeta"), um manuscrito do século VIII bíblico de São Lucas. Os Atos dos Apóstolos exibe uma divisão especial em 36 capítulos. Os católicos Epistles ter vestígios de uma dupla divisão, no primeiro e mais cedo do que alguns acreditam que a Segunda Epístola de Pedro estava querendo. A divisão das Epístolas Paulinas é bastante peculiar: eles são tratados como um livro, e numeradas de forma contínua. É claro a partir desta enumeração que, na cópia das Escrituras reproduzidas pelo Códice Vaticano da Epístola aos Hebreus foi colocado entre a Epístola aos Gálatas e da Epístola aos Efésios. 

O Códice Vaticano, apesar de as opiniões de Tischendorf, que realizou para a prioridade do Codex Sinaiticus, descoberto por ele, é justamente considerada a mais antiga cópia da Bíblia. Como o Codex Sinaiticus que representa o que Westcott e Hort chamada de um "texto neutro", ou seja, um texto que antecede as modificações encontradas em todos os manuscritos mais recentes, não apenas as modificações encontradas nas recensões Antioquenos menos antigos, mas também aqueles reuniu com no Leste e recensões Alexandrine. Pode-se dizer que o Códice Vaticano, escrito na primeira metade do século IV, representa o texto de uma dessas recensions da Bíblia que eram correntes no século III, e que pertence à família dos manuscritos feito uso de por Orígenes na composição da sua Hexapla. 

A casa original do Códice Vaticano é incerta. Hort acha que foi escrito em Roma; Rendel Harris, Armitage Robinson, e outros atribuem a Ásia Menor. A opinião mais comum sustenta que foi escrito no Egito. Armitage Robinson acredita que tanto o Vaticanus eo Sinaiticus eram originalmente juntos em alguma biblioteca antiga. Sua opinião é baseada no fato de que, em ambas as margens dos manuscritos é encontrado o mesmo sistema especial de capítulos para os Atos dos Apóstolos, a partir da divisão do Euthalius, e encontrado em dois outros códices importantes (Amiatinus e Fuldensis) da Vulgata Latina. Tischendorf acreditava que três mãos que trabalhavam na transcrição do Códice Vaticano. Ele identificou (?) A primeira mão (B1), ou transcritor, do Antigo Testamento com o transcritor de uma parte do Antigo Testamento e de alguns fólios do Novo Testamento no Codex Sinaiticus. Este texto primitivo foi revista, logo após a sua transcrição original, com a ajuda de um novo manuscrito, com um corretor (B2 - Para o B2 Antigo Testamento é citado por Swete como Ba). Seis séculos depois (segundo alguns), uma terceira mão (B3, Bb) refez as letras desbotadas, mas deixando muito pouco do original intocada. De acordo com Fabiani, no entanto, este Retracing foi feito no início do século XV pelo monge Clemens (qui saeculo XV ineunte floruisse videtur). Nos tempos modernos (décimo quinto do século XVI) os desaparecidos fólios foram adicionados ao códice, em ordem, como Tregelles conjecturas, para prepará-lo para uso na Biblioteca do Vaticano. Catálogos antigos mostram que ele estava lá, no século XV. A adição ao Novo Testamento foi listado por Scrivener como Cod. 263 (em Gregory, 293) para a Epístola aos Hebreus, e bacalhau. 91 para o Apocalipse. Napoleão tinha o códice trouxe a Paris (onde Hug foi habilitado para estudá-lo), mas foi posteriormente devolvido à Santa Sé, com alguns outros remanescentes de espólio romano, e substituído na Biblioteca do Vaticano. Há vários agrupamentos, edições e estudos do Códice Vaticano. Os agrupamentos são:
  • o de Bartolocci (Giulio di S. Anastasia), ex-bibliotecário do Vaticano, que foi feito em 1669 e está preservado no manuscrito - Gr. Suppl. 53 da Bibliothèque Natonale - em Paris (citado sob a sigla: Blc);
  • a de Birch (Bch), publicado em 1798 em Copenhaga para os Atos dos Apóstolos e as Epístolas, em 1800 para o Apocalipse, em 1801 para os Evangelhos;
  • que executou para Bentley (Btly) pelo Mico Abbate cerca de 1720 na margem de um exemplar do Novo Testamento em grego, que foi publicado em Estrasburgo, 1524, a Cephalaeus; esta cópia é entre os livros da Bentley na biblioteca do Trinity College, em Cambridge - - o agrupamento em si foi publicado em apêndice da Ford para edição de Woide do Codex Alexandrinus, em 1799;
  • uma lista das alterações realizadas pelo copista original ou pelo seu ajustamento, editado a pedido da Bentley pela Abbate Rulotta com a ajuda dos Abbate de Stosch (TR); essa lista deveria ter morrido, mas é existente entre os papéis da Bentley na biblioteca do Trinity College, em Cambridge, sob a sigla: B. 17,20;
  • em 1860 Alford, e em 1862 Cure, analisou uma série de selecionar as leituras do Códice Vaticano, e publicou os resultados de seu trabalho no primeiro volume do Novo Testamento em grego de Alford.
Muitos outros estudiosos fizeram agrupamentos especiais para seus próprios fins, por exemplo Tregelles, Tischendorf, Alford, etc Entre as obras escritas sobre o Códice Vaticano que pode indicar: Bourgon, Cartas de Roma (Londres, 1861). No segundo volume do Catálogo de manuscritos gregos do Vaticano, executado de acordo com o método científico moderno para a catalogação da Biblioteca do Vaticano, há uma descrição do Codex Vaticanus. 

Quanto às edições deste códice, a edição romana da Septuaginta (1587) foi baseado no Vaticano. Da mesma forma, a edição de Cambridge Swete segue regularmente e faz uso do Sinaítico e ao Alexandrinus apenas para as partes que estão faltando no Vaticano. A primeira edição romana apareceu em 1858, sob os nomes de Mai e Vercellone, e, sob os mesmos nomes, uma edição romana segunda em 1859. Ambas as edições foram severamente criticadas por Tischendorf na edição ele trouxe em Leipzig em 1867, "Novum Testamentum Vaticanum, pós A. Maii aliorumque imperfectos labores ex ipso editum codice", com um apêndice (1869). A terceira edição romana (Verc.) apareceu sob os nomes de Vercellone (falecido em 1869) e Cozza-Luzi (falecido em 1905), em 1868-81, que foi acompanhado por uma reprodução fotográfica do texto: "Bibliorum SS Cod Graecorum IVA.. . 1209, Cod. B, denou phototypice expressus, jussu et cura praesidum Bibliothecae Vaticanae "(Milão, 1904-6). Esta edição contém uma introdução magistral anônimo (por Giovanni Mercati), em que o escritor corrige muitas declarações inexactas feitas por escritores anteriores. Até recentemente o privilégio de consultar este antigo manuscrito bastante livre e integralmente não foi concedido a todos os que o buscou. A condição material do Códice Vaticano é melhor, em geral, do que a de seus contemporâneos; prevê-se, no entanto, que, dentro de um século que terá caído em pedaços, a menos que um remédio eficaz, que está sendo intensamente procurado, deve ser descobertos . 

U. Benigni
Transcrito por Sean Hyland
A Enciclopédia Católica, Volume IV
Nihil obstat. Remy Lafort, Censor Imprimatur. John M. Farley, Arcebispo de Nova York


Do original em língua Inglesa

FONTE:
http://mb-soft.com/believe/ttxm/vaticani.htm
 

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