Deus ensina em sua Palavra “Bíblia” que quando uma pessoa peca, ela se separa dEle. Foi o que aconteceu com o primeiro ser humano do qual todos nós descendemos, Adão. Deus tinha dado uma ordem a Adão:
Gênesis 2:16-17 “E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.”
Adão não morreu fisicamente quando comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele morreu espiritualmente. Ele só veio morrer fisicamente muito tempo depois.
Gênesis 5:4-5 “Depois disso Adão viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e trinta anos de idade.”
Somente aqui já temos duas respostas: A morte espiritual e a morte física, mas vamos falar sobre todas elas:
Há três tipos de morte:
1 – Morte Espiritual: que é a separação de Deus
Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
Morte espiritual não é a inexistência do espírito humano, mas a existência dele, sem comunhão com Deus. Ela pode ser comparada a um braço anestesiado, que continua ali, mas é como se estivesse morto para o resto do corpo, pois “perdeu a ligação” com ele. A morte espiritual significa ter a natureza de satanás, assim como o ato de receber a Vida Eterna significa ter a natureza de Deus em nós.
2 – Morte Física: que é a separação entre o corpo e espírito
Tiago 2:26 “Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta.”
A morte física não fazia parte do plano original de Deus, pois Ele fez o homem para ser eterno. Ela foi uma consequência trazida por ocasião da morte espiritual.
Gênesis 3:19 “Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.”
3- Morte Eterna ou Segunda morte: eterna separação entre o homem e Deus
Apocalipse 20:14-15 “Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte. Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo.”
O nosso espírito é eterno. Então, passaremos a eternidade ou com o Pai (Vida Eterna) ou no lado de fogo (Morte Eterna). Assim como aconteceu com Adão, aconteceu conosco : todos pecamos e então morremos.
Romanos 5.12 “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.”
Quando Adão pecou, morreu espiritualmente. Da mesma forma, quando pecamos a primeira vez, morremos espiritualmente e, portanto, precisamos nascer de novo no espírito para termos comunhão com Deus novamente, já que Ele é espírito.
Agora é necessário que todos aceitam o que Jesus fez de graça por cada um de nós, se tornem um com Ele, para terem a vida eterna.
1 Coríntios 6:17 “Porém quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele” É necessário se tornar uma nova criatura."
2 Coríntios 5:17-18 "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele.”
Jesus falou sobre isso com um judeu entendido nas escrituras, Nicodemos.
João 3:3 “Jesus respondeu: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de nov.”
Jesus fez essa afirmação a Nicodemos.É preciso nascer espiritualmente novamente.
João 3:6-7 “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.”
A parte do homem que nasce de novo é o espírito. Seu espírito recebe vida eterna – a Vida de Deus, a natureza de Deus – e torna-se uma nova criatura em Cristo, é um novo homem interior.
2 Coríntios 5:17 “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.”
Após o novo nascimento o homem interior é regenerado e tem a vida de Deus nele possibilitando que tenha comunhão novamente com Deus e, assim, ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.
https://www.migape.com.br/18-setembro-de-2012/
Nenhum comentário:
Postar um comentário