Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de maio de 2020

O jardim do Éden pode ser localizado num mapa?


Localização Geográfica do Jardim no Éden: - Estudos Bíblicos Revelados


Gênesis 2.10-14 fornece alguns indícios da localização genérica do Éden, mas pressupõe condições geológicas que não mais existem. Daí se deduz a imprudência de conjecturar a existência de um local mais preciso que as cabeceiras dos rios Tigre e Eufrates, nas terras elevadas da Armênia (i.e., as fronteiras orientais da moderna Turquia). O grande rio que sai do Éden subdivide-se no Tigre e no Eufrates e depois em outros dois, mais compridos (o Pisom, que desce até Havilá, ao longo da costa sulina da Arábia, e o Giom, que desce até Cuxe — que pode ter sido alguma região asiática do Leste, e não a Cuxe africana, ou Etiópia).

Isso revela tratar-se de um planalto elevado, uma região montanhosa (a qual assegurava temperatura amena e agradável para o Éden no verão), dispondo de copiosas fontes de água para suprir os quatro principais sistemas fluviais descritos nessa passagem. Havilá, por dentro do qual o rio Pisom passava, era rico em ouro, especiarias e depósitos de pedras preciosas — encontradas em abundância ao longo da costa sul e sudoeste da Arábia. Quanto a Cuxe, não encontramos indício algum; esse nome tem sido ligado, por alguns estudiosos, a Quis, na Suméria, ou aos cassitas (que se julga terem surgido na região montanhosa de Zagros).

A explicação mais plausível para o desaparecimento dos rios Pisom e Giom está na teoria do surgimento de montanhas que acompanhou as comoções continentais (a Arábia originariamente estava ligada à Somália e à Etiópia, nos períodos pré-históricos). A erupção de elevados teria aterrado os dois rios no período antediluviano. Seria algo análogo ao surgimento do monte Seir, em Edom, o qual impediu que o rio Jordão fluísse normalmente até o golfo de Acaba, que teria sido seu antigo leito.



Fonte: Enciclopédia de Temas Bíblicos
Respostas às principais dúvidas, dificuldades e “contradições” da bíblia
Gleason Archer
Editora : Vida – pgs: 62-63

https://www.universalidadedabiblia.com.br/o-jardim-do-eden-pode-ser-localizado-num-mapa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário