O que há de errado com esse mundo e quem pode consertar?
Muitas vezes ouvimos perguntas do tipo: Se Deus é onipotente, Bom, Justo e Amoroso, então Por que Ele permite tanto sofrimento no mundo?
Por que Deus não resolve logo o Problema acabando com o mal que há no mundo?
Essas perguntas são comuns, elas são feitas por ateus quando desafiam a veracidade da existência de Deus. Mas também, são feitas por pessoas sinceras,que ainda não compreendem de forma abrangente a Cosmovisão Cristã (criação, queda, redenção e consumação). Neste pequeno texto, vamos no ater não a um desafio feito pelos ateus contra a existência de Deus, mas sobre as dúvidas de algumas pessoas que sofrem ao sentirem e presenciarem sofrimentos nesse mundo.
1. O que há de errado com esse mundo?
Devemos entender que vivemos em mundo infestado de sofrimentos, doenças, guerras, catástrofes naturais, injustiças e morte. A morte como ponto final da existência terrena traz grandes sofrimentos para aqueles que perdem os seus entes queridos. Será que o mundo não poderia ser melhor? Por que temos que chorar muitas vezes?
Por que será que Deus não acaba com tudo isso? Ele não é bom? Se Ele é Bom, então por que deixa as pessoas sofrerem tanto? Deus não é onipotente e justo? Então por que não destrói o mal de uma vez?
As respostas para essas perguntas estão nas próprias perguntas. Deus permite o sofrimento no mundo porque Deus é Bom, Onipotente ,Justo e Amoroso.
Deus é Onipotente. Ele criou todas as coisas segundo a sua livre e soberana vontade. Deus criou tudo do nada(Gn 1.1; Hb 1.10). Deus é Bom, portanto tudo que Ele criou é bom (Gn 1.31; 1 Tm 4.4). O sofrimento e a morte não faziam parte da boa criação de Deus. Deus não criou o mundo cheio de doenças ou sofrimentos e morte. A morte, é o último inimigo que será vencido por Cristo e a sua Igreja (1 Co 15.26).
A causa para todos os males do mundo, não está fora de nós . Está em nós ( o pecado), quando o homem se rebelou contra a lei de Deus. Sendo Deus Santo e Justo não pode tolerar o pecado. O pecado de Adão e Eva trouxe consequências para toda a humanidade (Gn 2.17; 3.15-17), porque o salário do pecado é a morte (Rm 6: 23).
A morte não é algo que acontece por acaso, a morte não é algo descontrolado, mas Deus é quem controla a morte. A morte é o instrumento de Deus para punir o pecado cometido por toda a raça humana.
A morte é a demonstração de Deus para a humanidade que o pecado tem consequências, e essas consequências trazem sofrimentos terríveis. Muitos pensam que não merecem sofrer, creem que Deus deveria tratá-los de uma forma melhor e que mereciam viver num mundo melhor. Porém, a Bíblia afirma que todos são culpados, e merecedores do sofrimento e da morte (Rm.5.12; Rm 3: 10) A morte, o sofrimento, o choro, as tragédias existem não por culpa de Deus, mas por culpa do homem.
A miséria do mundo existe por causa do coração humano que está cheio de egoísmo, adultério, crueldade, orgulho, ira e violência. O homem nasce inimigo de Deus. Todos são como ovelhas desgarradas, com o coração enganoso e desesperadamente corrupto. Sendo, por natureza filhos da ira. Desde o ventre materno somos perversos. Desde o nascimento praticamos a mentira. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo merecedores do salário do pecado que é a morte. A natureza geme e está juntamente com dores de parto até agora por causa do nosso pecado.
Um Deus todo-poderoso não pode ser controlado pelas suas criaturas nem deve fazer o que os homens desejam. Um Deus Bom, Justo e Amoroso tem o direito de punir o mal, porque Ele ama o bem. O sofrimento nesse mundo revela a justa ira de Deus(Rm 1.18-32).
Se Deus é todo-poderoso, Bom e Amoroso, então, por que não acaba logo com o mal no mundo e deixa tudo perfeito novamente?
Deus ainda não acabou com o mal, porque Deus é Bom e Amoroso. Já que todos da raça humana estão envolvidos com o pecado, se Deus acabasse com o mal como muitos querem: todos seriam destruídos, todos seriam lançados no inferno. Sendo assim, não haveria salvação para ninguém. Todos fazemos parte do Problema do mal nesse mundo. O problema não está fora de nós, mas em nós. A Criação geme na esperança de se libertar da escravidão e da decadência no dia da liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8.21).
O sofrimento no mundo não mostra a crueldade de Deus, mas mostra a sua Bondade e Amor por pecadores. Deus é longânimo e não quer que nenhum eleito se perca, mas que se arrependam e sejam salvos (2Pe 3.9).
2. Como Deus resolve o problema?
Como Deus acaba com o sofrimento e a morte sem destruir a todos nós? Podemos ver a resposta claramente em João 3.16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”Deus é Justo e Santo, por isso é necessário punir os pecadores. A maneira como Deus resolve o Problema da humanidade, o pecado, o sofrimento e a morte ,é quando Ele mesmo na pessoa do Filho, Jesus Cristo, recebe a punição em lugar de pecadores.
Deus na encarnação, torna-se um de nós ,para sofrer os nossos sofrimentos ,viver a nossa vida e morrer a nossa morte. Jesus Cristo é o homem de dores que sabe o que é padecer na cruz após ter sido insultado, cuspido e desprezado, recebeu o nosso salário, a morte física a ira de Deus no nosso lugar. Isaías 53.4-5.
Deus resolve o problema, não condenando a todos, nem sendo indiferente com os nossos sofrimentos, mas sendo julgado e sofrendo por nós. A cruz é a resposta de Deus ao problema do mal no mundo.
Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia vencendo a morte. Depois que subiu aos céus enviou o Espírito Santo para aplicar a obra da salvação em todos os eleitos. Ele ordena que todos se arrependam e creiam nele para que tenham os seus pecados perdoados, e recebam vida eterna. Ele voltará um dia já designado por Deus quando julgará os vivos e os mortos consumando a sua obra(Hb 9.28; At 17.31). Punirá os ímpios e acabará com todo o mal, sofrimentos e a morte para sempre (Ap. 20.7-15). Vemos a seguir como Deus resolve o problema:
1. Jesus Cristo veio resolver a raiz do problema, o pecado, em sua primeira vinda através da sua vida, morte e ressurreição Ele venceu o pecado, a morte e Satanás. (Hb 2.14-15)
2. Na era presente, o Espírito Santo está chamando e aplicando a salvação aos eleitos através da pregação do Evangelho. ( Mt 28. 18-20;At 2.33, Jo. 17. 17).
3. Em Breve, Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos e fazer novas todas as coisas, consumando a sua obra da salvação. (Mt 25.31-46; Mt 13.30; Ap 21.1-5).
A nossa esperança na vida e na morte é Jesus Cristo, somente Ele pode dar vida aquilo que está morto (Jo 11. 25-27), fazendo nova todas as coisas na sua vinda, quando os crentes poderão dizer: tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:54-55). Viveremos num lugar onde não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21: 4).
Você não precisa mais ficar fazendo perguntas quando você já tem as respostas. Não há tempo para somente lamentar -se diante dos sofrimentos como alguém que não tem esperança, mas é hora de correr para o único que pode nos dar descanso a bendita e eterna esperança, Cristo.
O sofrimento e a morte é uma realidade para todos. Não há nada extraordinário em pessoas sofrerem e morrerem, esse é o resultado do pecado. Você está pronto para isso? Você não tem o controle sobre a sua vida e não sabe quando a morte virá para você. O futuro pertence a Deus. "No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece" (Tiago 4. 14). A morte vem para todos.
As pessoas perguntam: “Por que Deus deixa isso acontecer?” Isso Acontece a todos. Essa não é a pergunta certa. A pergunta certa é: Por que você ainda está vivo? Por que Deus permite que continuemos a viver. Merecíamos todos sermos destruídos, pois, o salário do pecado é a morte. Se você está vivo é porque Deus ainda conserva misericórdia sobre você. Você acha o sofrimento injusto e pede justiça, mas a justiça nesse caso é você receber a morte, sofrimento tanto nessa vida quanto sofrimento eterno no inferno. Você precisa é clamar por misericórdia. A mensagem para você é: arrependa-se do seu pecado e creia em Cristo como Senhor e Salvador da sua vida e receba vida eterna na presença de Deus para sempre. A boa notícia é que Deus resolverá o problema desse mundo, porém você faz parte do Problema, se você se arrepender e crê em Cristo, Ele limpará você dos seus pecados, mas se você não crê, Deus limpará a Terra de você, pois o mal será banido para sempre.
A realidade do mal, as doenças, as tragédias, o sofrimento e a morte devem nos lembrar que existe um Deus Santo e Justo que pune o pecado, mas também um Deus Bom e Amoroso que salva pecadores através de Cristo que sofreu e morreu para que todo aquele que nele crê não pereça, mas seja salvo.
Soli Deo Gloria.
Por Thiago da Silva Vieira.
https://www.apostolopauloinconformado.com.br/2019/12/se-deus-e-onipotente-justo-e-bom-por.html?
https://www.apostolopauloinconformado.com.br/2019/12/se-deus-e-onipotente-justo-e-bom-por.html?
Nenhum comentário:
Postar um comentário