Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

30 de agosto de 2017

Evidências de uma pessoa que tem o Espírito Santo

Imagem relacionada 

Como saber se o Espírito Santo está em mim? Quais são as características de alguém que tem o Espírito Santo?
Neste estudo aprenderemos as atitudes de uma pessoa que tem o Espirito Santo e todas as nossas dúvidas com relação a este assunto serão tiradas.
[…] pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (Romanos 5:5b NTLH)
É surpreendente como o Espírito Santo trabalha em nossas vidas e muitos ainda se perguntam como reconhecer que uma pessoa realmente tem o Espírito Santo?
Ele é tão falado na Bíblia pelos apóstolos e nos foi dado por Jesus Cristo após Ele ter subido aos céus, depois da ressurreição.
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece.
Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” (João 14:15-17 NVI)
Este estudo sobre o Espírito Santo vai te ensinar as características daqueles que realmente o receberam e vai lhe ensinar como você deve agir para recebê-lo também.

1. Uma pessoa que tem o Espirito Santo já se arrependeu de seus pecados cometidos contra Deus

E também se arrepende dos pecados cometidos contra o próximo.
Quando ele vier [o Espírito Santo], convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16:8 NVI)
Não foi à toa que coloquei este tópico como primeiro, pois esta deve ser a primeira evidência de quem tem o Espírito Santo de Deus.
Reconhecer os pecados cometidos contra Deus, arrepender-se deles, confessá-los e abandoná-los são os passos principais de quem quer ter o Espírito Santo.
Quem não pratica os passos acima não pode ter o Espírito Santo!
“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:8-9 NVI)
Da mesma forma se temos pecado contra qualquer pessoa precisamos reconhecê-los e confessá-los a fim de que alcancemos perdão de Deus e sejamos curados.
“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28:13 NVI)
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados…” (Tiago 5:16a NVI)
Há muitas pessoas guardando feridas dentro de si e vivendo infelizes, não conseguem se libertar, porque não reconhecem e confessam seus pecados como instruído em Tiago 5:16.
E de igual modo se não perdoarmos os pecados dos outros contra nós, Deus também não perdoará nossos pecados contra Ele.
“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados.
Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.” (Marcos 11:25-26 NVI)
2. Uma pessoa que tem o Espirito Santo ama ao Senhor Jesus, estuda e pratica sua Palavra

Você leu mais acima João 14:15, onde Jesus diz: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”
Depois disso o Mestre continua dizendo que, como resultado da obediência aos seus mandamentos (a prova de que amamos a Jesus), Ele rogaria ao Pai, que lhes enviaria o Consolador.
O Espirito Santo veio pra nos ensinar a guardar tudo que Jesus nos ensinou, por isso deve surgir de nós o interesse em estudar, guardar e praticar a Palavra de Deus.
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. […]
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.” (João 14:21,26 NVI)
3. Uma pessoa que tem o Espirito Santo demonstra isso naturalmente através de suas atitudes e maneira de viver

Os frutos do Espirito Santo são praticamente a maior evidência de que uma pessoa está vivendo e andando no Espírito.
Veja abaixo todos os frutos do Espírito que você deve praticar e confira ao lado de cada um o contrário deles que você deve abandonar!
  1. Amor. [abandonar: raiva, ira, calúnia, comentários difamadores, falta de perdão]
  2. Alegria. [abandonar: amargura, sentimento de abandono, tristeza, frustração, falta de fé]
  3. Paz. [abandonar: discussão de palavras, irar-se com facilidade, palavras e respostas duras]
  4. Paciência. [abandonar: gritaria, irritação, sentimento de abandonar a fé]
  5. Benignidade – qualidade de gentil e hospitaleiro. [abandonar: grosseria, avareza (pão duro), falta de misericórdia]
  6. Bondade. [abandonar: falta de compaixão, não atender às necessidades materiais do próximo]
  7. Fidelidade – ou fé. [abandonar: incredulidade, dúvidas com relação a Deus, meditar em se desviar da fé, raiva contra Deus]
  8. Mansidão. [abandonar: falta de paciência (se irrita facilmente), gosto por ver uma briga]
  9. Dominio próprio. [abandonar: vícios, comer demais, ver televisão, computador, ou smartphone demais, não controla a língua, etc]
Além dos frutos do Espírito Santo, uma pessoa que vive com Ele demonstra uma maneira de viver santa, isto é, consagrada a Deus, não de acordo com os padrões e costumes deste mundo.
“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito:
“Sejam santos, porque eu sou santo”.” (1 Pedro 1:14-16 NVI)
4. A pessoa que tem o Espirito Santo gosta de fazer a obra de Deus

Todo cristão que se compromete com Deus e com sua Palavra recebe dele um chamado, um trabalho,  um ministério.
E todo Cristão que recebe de Deus uma obra a realizar deve buscar poder do Espírito Santo para fazê-la direcionado por Ele.
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês… (Atos 1:8a NVI)
Todo cristão é instruído a buscar os dons do Espírito Santo e/ou ministeriais para que a obra de Deus seja realizada e completa.
“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.” (1 Coríntios 12:31a NVI)
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.” (Romanos 12:6a NVI)
Uma vez que buscamos os dons espirituais, precisamos crescer neles.
Assim igualmente vós. Visto que estais desejosos por exercer os dons espirituais, procurai amadurecer naqueles que produzem edificação para todo o Corpo de Cristo. (1 Coríntios 14:12 KJA)
Uma vez que crescemos no uso dos dons espirituais, mediante o Espírito Santo, precisamos focar e permanecer neles para que não venhamos a cair.
“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão” (2 Pedro 1:10 NVI)
Uma vez trabalhando para o Senhor Jesus, precisamos nos esforçar e permanecer firmes neste trabalho, pois todo nosso esforço não será em vão.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor,
sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1Coríntios 15:58 ARC)
Qual o seu ministério cristão? Quais são os seus dons espirituais?
Se você ainda não sabe qual é o seu dom espiritual ou ministerial, o primeiro passo é orar perguntando ao Espírito Santo, Ele é o dono da obra, portanto a fonte de capacidade.
Se você já sabe qual é o seu dom espiritual ou ministério cristão, então por que não se aperfeiçoar ainda mais nele?

5. Uma pessoa que tem o Espírito Santo não gosta de entristecê-lo, pois ele vive apenas de forma a agradar a Deus
“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30 NVI)
A pessoa que tem o Espírito Santo e não o entristece é aquela que vive de acordo com a sã doutrina da Palavra de Deus.
Aquele que não se amolda aos padrões deste mundo e nem se deixa contaminar pela maneira de viver mundana e pecaminosa.
O cristão que tem o Espírito Santo sabe que o seu corpo é templo dele, por isso cuida de si em todas as coisas e mantém-se limpo e consagrado para Deus.
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:19-20 NVI)

http://www.bibliaseensina.com.br/pessoa-que-tem-o-espirito-santo/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário