No terceiro mês da saída dos filhos de Israel do Egito, no primeiro dia desse mês, chegaram ao deserto do Sinai (Êx 19: 1). Eles acamparam ali e foi, então, que Deus deu ordem a Moisés para purificar o povo, pois no terceiro dia desceria sobre o monte. Ele queria se mostrar aos Seus filhos. O Senhor veio com poder no terceiro dia, conforme tinha combinado, e Moisés subiu ao Monte Sinai e ali ficou na presença de Deus por quarenta dias e quarenta noites (Dt 9: 9). Nesse período não recebeu apenas os Dez Mandamentos (Êx 20: 1-17; Êx 31: 18; Êx 32: 15; Êx 34: 28), mas todas as leis que o povo de Israel deveria obedecer acerca de qualquer assunto (Êx 24: 1-4). Ao apresentar os Dez Mandamentos a Moisés, o Senhor os apresentou em ordem, ou seja, os quatro primeiros dizem respeito ao relacionamento do homem com Deus; os outros seis ao relacionamento do homem com seu semelhante. Antes que o homem possa ter um relacionamento correto com seu próximo, tem que acertar as coisas com o Criador.
Vamos ao nosso estudo sobre os Dez Mandamentos:
1º) “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim”.
Deus deixou bem claro aqui que Ele é que tinha tirado o povo das mãos de Faraó, mostrando o Seu poder acima de todos os deuses do Egito. Por isso, o Senhor quer ser adorado incondicionalmente acima de qualquer coisa, pois Ele é o único que nos deu Seu Filho unigênito, portanto, o único capaz de nos dar a salvação. Muitos deuses podem ser colocados em nossa vida. Nós, como cristãos, podemos não mais adorar outras entidades, entretanto, podemos manter arraigadas dentro de nós outras idolatrias que assumimos e admitimos serem apenas hábitos, fraquezas de caráter, costumes familiares ou gostos pessoais, mas, na verdade, são deuses que precisam ser destronados para podermos caminhar na liberdade do Espírito Santo. Tudo aquilo que nos prende e não nos deixa seguir a vontade de Deus é um ídolo. Até certos hábitos como novelas, sexo, revistas, excesso de cuidado com a casa, com o carro ou com a família, cuidado excessivo com o trabalho (profissão), com a aparência e com o vestuário, vaidade de estar sempre informado a respeito de tudo o que acontece para ter o que conversar com as pessoas, estar sempre aparentando equilíbrio e bem-estar para dizer que não há nada de errado conosco, ser sempre bem sucedido na profissão e até no ministério só para dizer que somos capazes de tudo são exemplos de idolatrias que podem estar na nossa vida de maneira clara ou camuflada, porém, se colocam no lugar de Deus e nos impedem de estar 100% na Sua presença.
Deus deixou bem claro aqui que Ele é que tinha tirado o povo das mãos de Faraó, mostrando o Seu poder acima de todos os deuses do Egito. Por isso, o Senhor quer ser adorado incondicionalmente acima de qualquer coisa, pois Ele é o único que nos deu Seu Filho unigênito, portanto, o único capaz de nos dar a salvação. Muitos deuses podem ser colocados em nossa vida. Nós, como cristãos, podemos não mais adorar outras entidades, entretanto, podemos manter arraigadas dentro de nós outras idolatrias que assumimos e admitimos serem apenas hábitos, fraquezas de caráter, costumes familiares ou gostos pessoais, mas, na verdade, são deuses que precisam ser destronados para podermos caminhar na liberdade do Espírito Santo. Tudo aquilo que nos prende e não nos deixa seguir a vontade de Deus é um ídolo. Até certos hábitos como novelas, sexo, revistas, excesso de cuidado com a casa, com o carro ou com a família, cuidado excessivo com o trabalho (profissão), com a aparência e com o vestuário, vaidade de estar sempre informado a respeito de tudo o que acontece para ter o que conversar com as pessoas, estar sempre aparentando equilíbrio e bem-estar para dizer que não há nada de errado conosco, ser sempre bem sucedido na profissão e até no ministério só para dizer que somos capazes de tudo são exemplos de idolatrias que podem estar na nossa vida de maneira clara ou camuflada, porém, se colocam no lugar de Deus e nos impedem de estar 100% na Sua presença.
Assim, os cinco principais ídolos
que a maioria das pessoas está colocando antes de Deus são: dinheiro,
prazer, poder, fama e conhecimento. A pessoa pode ser rica
ou pobre, desejar a riqueza ou até se contentar com o que tem, porém,
muitas vezes o espírito de miséria ou avareza que a domina tira sua alma
da necessidade de buscar a Deus de maneira mais profunda, a faz agir de
maneira possessiva ou ciumenta com aquilo que é dela e não deixa as
verdades espirituais acerca da prosperidade de Deus penetrar no seu
coração. Ela dá externamente, até para mostrar aos outros, mas,
internamente, seu coração continua avarento e mesquinho. Ela começa a
medir as pessoas que estão ao seu redor pelo lucro ou prejuízo que podem
lhe dar. Faz “cálculos matemáticos” em todas as situações e deixa de
crer na provisão inesperada de Deus. Não consegue emprestar nada do que é
seu por ciúme daquilo estar sendo usado e “gasto”. Vive debaixo de
ansiedade e sofre por antecipação se houver a possibilidade de surgir
uma despesa extra. Vai à igreja e dá o dízimo por obrigação, quando dá,
pois fica imaginando o que o pastor vai fazer com o dinheiro dela. É
incapaz de semear na obra de Deus usando qualquer filho Seu, porque “ele
não faz nada mais do que a obrigação!”. Priva-se de momentos de alegria
e comunhão na companhia de quem quer que seja porque vai gastar
dinheiro. Guarda em casa coisas quebradas ou que não usa mais. Vive na
miséria a vida inteira para economizar para a velhice ou para a
descendência (não há nada de errado nisso, pensar na velhice ou nos
filhos, a menos que isso se torne doentio). Esses e outros exemplos
podem ser encontrados quando o dinheiro passa a ser um Deus.
Outro ídolo é o prazer,
que muitas vezes impede a pessoa de procurar a presença de Deus porque
“dá trabalho”, “vai levar muito tempo”, “exige sacrifício, disciplina e
entrega” ou porque “dói”. A pessoa vive pelas coisas que lhe agradam e
só faz o que gosta e o que quer e, é claro, nada do que faz tem
afinidade com as coisas do Senhor, só com as do mundo. É o caso daquela
pessoa que não tem compromisso com nada nem com ninguém que possa
solicitar cuidados ou uma parcela do seu tempo porque isso acarretaria
certo fardo e para ela a vida é sempre “light”, gostosa e prazerosa, sem
problema algum. É capaz de se ligar emocionalmente a quem não presta ou
que não é da vontade de Deus porque dá prazer estar com essa pessoa,
mesmo que ela roube o seu tempo de oração ou de comunhão com Ele.
O terceiro tipo de deus que precisa ser destronado é o poder,
que transforma a pessoa que o detém num verdadeiro ditador ou
manipulador, se esse poder não estiver nas mãos de Deus. Ela passa a
usá-lo para corromper, abusar e desencaminhar a vida de outras pessoas e
até a dela própria. Não sabe colocá-lo nem exercê-lo em amor para o bem
do próximo. A palavra de Deus diz que Jesus veio para destruir as obras
do diabo e Ele usou o poder que o Pai lhe concedeu para realizar isso.
Na bíblia, a palavra ‘poder’ tem dois significados em grego: exsousia (autoridade – Jo 1: 12) e dunamis
(poder para realizar milagres – Lc 24: 49) e isso nos é concedido pelo
Espírito Santo. Entretanto, existe uma condição primordial para que isso
seja exercido, que é o amor, como está escrito em 1 Co 13: 1-13. Sem o
amor de Deus, não conseguimos exercer Seu poder na terra para o bem do
Seu povo. O poder do mundo corrompe, mas o poder de Deus nos dá
capacidade para realizar aqui tudo o que Ele realizou. Não adianta
pedirmos poder a Deus, sem antes pedir Seu amor (Ágape) e Sua sabedoria
para exercer esse poder. O poder que aqui está mencionado é uma força
direcionada a um determinado alvo para exercer autoridade divina ou
realizar um trabalho específico como cura, libertação, milagres,
liberação de potenciais e dons espirituais.
O quarto deus que precisa cair é a fama.
O desejo de ser visto, reconhecido e honrado é inato no ser humano e
até é bom para manter sua auto-estima, mas quando esse desejo passa a
ser desmedido ou egocêntrico, ocupando ou tirando o lugar dos outros,
deve ser reavaliado e tratado. O trabalho para Deus é geralmente feito
em paz, de maneira mansa, humilde e silenciosa, sem alarde, sem
competição e sem a fama que o mundo impõe sobre nós, sem a sua ajuda
para manifestar nossa adoração. Não precisamos fazer o trabalho do
Senhor debaixo de luzes ou holofotes, entretanto, quando Sua luz começa a
brilhar em nós, é claro que seremos vistos. Por isso, devemos pedir
sempre a humildade e a sabedoria divina para lidar com o que Ele nos dá
para que a glória seja apenas Sua e não nossa, porém, jamais devemos
deixar de mostrar nossa autoridade e nossa identidade de filhos e servos
do Altíssimo. Foi o Senhor mesmo que disse que nos colocaria por
cabeça, não por cauda. Podemos ver nos evangelhos que Jesus,
principalmente no início do Seu ministério, procurava não ser visto e
até pedia para aqueles que Ele curava para não dizerem nada a ninguém,
pois ainda não era chegada Sua hora de aparecer publicamente e chamar a
atenção das autoridades judaicas ou romanas. Porém, no decorrer do Seu
ministério, podemos ver que Sua fama correu pelas cidades porque a luz
que havia Nele era visível. Foi Ele mesmo que nos disse que nós somos a
luz do mundo e que as nossas boas obras precisam ser vistas para que os
outros glorifiquem o Pai que está no céu. Precisamos ter em mente que os
impossíveis que realizamos vêm Dele apenas, não de nós. Nós até podemos
ter vontade de curar as pessoas ou ressuscitar mortos, mas nada em nós
tem poder para isso. Só quando Ele se manifesta com unção sobre nossa
vida é que podemos realizar essas coisas. Por isso, a fama que o cristão
deve buscar é a fama para o reino de Deus. Como dizia João Batista:
“Convém que eu diminua para que Ele cresça”.
O último deus a ser derrotado é o conhecimento.
Não adianta nada termos conhecimento em todos os assuntos se isso for
apenas para alimentar nosso ego e nossa vaidade ou para humilhar as
pessoas. Nenhum conhecimento que o Senhor nos dá é para nada ou por
objetivos egoístas. Pelo contrário, o conhecimento que o Senhor nos dá
são “talentos” a serem multiplicados para ajudar os irmãos e fazê-los
felizes e conscientes da capacidade divina que já está colocada dentro
deles. Os conhecimentos que Ele nos dá são para ajudarmos os outros a
tomarem posse do reino de Deus e de suas bênçãos. Tudo o que o Senhor
nos dá gera responsabilidade, portanto, não devemos buscar o
conhecimento para estarmos acima de ninguém ou para competir, e sim para
darmos a Ele, multiplicado, aquilo que Ele colocou em nossas mãos. Como
tudo o que Ele nos dá, devemos colocar também o conhecimento em Suas
mãos para que Ele mesmo nos ajude a usá-lo com discernimento e
sabedoria. Devemos pedir que Ele só nos dê aquilo que possamos suportar e
administrar, senão nos desviaremos por um caminho de morte (Pv 30: 7-9,
por exemplo).
2º) “Não farás para ti imagens de escultura,
nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra,
nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto;
porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade
dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me
aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e
guardam os meus mandamentos”. Quando a bíblia diz Deus zeloso, quer dizer ciumento.
Em Tg 4: 5 está escrito: “é com ciúme que por nós anseia o Espírito,
que ele fez habitar em nós”. Deus tem ciúme de nós, por isso não gosta
quando dividimos nossa atenção com outros deuses. Como os pagãos tinham
uma facilidade muito grande de ver deuses em todas as coisas, até na
natureza, como animais, conchas, corais, cristais, plantas, rochas, sol,
lua e estrelas, Ele advertiu o povo de Israel a não seguir esses
costumes para não deturparem a visão correta Dele. O ser humano tem
necessidade de visualizar uma fruta para saber a diferença entre ela e
uma pedra, por exemplo, pois uma nós podemos comer, a outra não. Deus
sabia dessa necessidade, por isso se mostrou ao povo na forma de coluna
de fogo ou na nuvem que o seguia pelo deserto. Quando desceu sobre o
Sinai, Ele se mostrou através de relâmpagos, trovões e fogo (Êx 19:
18-19). Quando Elias se refugiou na caverna, Deus se mostrou a ele como
um cicio suave. Quando Jesus veio à terra, Deus se mostrou na forma
humana para que fosse reconhecido, mas mesmo com essas simbologias ou
através do próprio Jesus feito homem, Ele não quer que O transformemos
em um simples pedaço de pedra, madeira ou pintura para que entremos em
contato com Ele. A bíblia fala que Deus é espírito (Jo 4: 24; 2 Co 3:
17), portanto, a presença do Seu Espírito em nós nos faz conhecer Sua
imagem e reconhecê-lO em qualquer situação e em qualquer lugar. Mesmo a
imagem mental que fazemos Dele não é a correta porque somos limitados
demais para compreendê-lO e imaginarmos Sua forma. O próprio Moisés, com
quem Ele falava face a face, boca a boca, só viu a glória de Deus pelas
costas. Muitas vezes, quando estamos em espírito diante do trono,
podemos perceber Sua luz ou até Seus olhos de amor sobre nós,
entretanto, não chegamos nem perto do que Ele é. O importante é
sentirmos a Sua presença em oração, louvor e adoração e no contato
constante com a Sua palavra, pois Jesus é a Palavra. Viver Sua palavra
em nós é vê-lO corretamente. Tenho certeza que quando necessitarmos
verdadeiramente ser tocados e ter uma visão de Deus por algum motivo
divino, Ele mesmo nos dará para que possamos aumentar nossa fé. O
apóstolo João, no Apocalipse, nos mostra Jesus (Ap 1: 12-17 / Ap 19:
11-16) e O descreve da maneira que ele conseguiu descrevê-lO; para João,
como um ser humano, faltavam-lhe palavras e comparações que se pudesse
fazer a Deus. Portanto, as palavras-chave para resumir este mandamento
são: ter a visão correta de Deus.
3º) “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Esse mandamento nos diz para pensar Nele de maneira correta.
Devemos alimentar nossa mente com conceitos elevados acerca de Deus,
que nos inspirem e nos levem a reverenciá-lO (Fp 4: 8). O diabo é de
origem ímpia, e não devemos encher nossa mente com ele nem com conceitos
a seu respeito, pois isso degrada nossa alma. A palavra ‘profano’ vem do latim ‘profanus’; ‘pro’ significa: ‘diante, perante’ e ‘fanum’ significa: ‘templo’.
Um termo profano, portanto, é o que não se usa num templo, o que não
deixa de ser uma boa maneira de nortear nossa linguagem. Estou falando
isso porque a primeira maneira de profanar o nome de Deus é através da
linguagem profana (falando do diabo o tempo todo; também dos palavrões e
das palavras torpes, ou seja, obscenas, como Paulo fala nas suas
cartas). A segunda maneira de usarmos Seu nome
em vão é dizer: – “Só Jesus na minha vida!...” ou – “Em nome de
Jesus...” para qualquer situação natural sem importância espiritual
alguma. Uma vez, ouvi uma irmã no cabeleireiro dizer à outra: – “Em nome
de Jesus, meu cabelo vai ficar ruivo”. Jesus não se importa com a cor
dos nossos cabelos; Seu nome é para ser usado para coisa séria como
enfermidades e demônios. A terceira maneira de
usar seu nome em vão é não temê-lO, isto é, fazermos brincadeiras
usando o Seu nome ou reduzindo-O à nossa pequenez, tratando-O como se
Ele fosse “nosso chapa” ou “nosso brother”, sem termos a consciência do
Seu poder, da Sua majestade e do Seu senhorio; não podemos dar ordens a
Ele ou desafiá-lO, como para um duelo, ou dar-Lhe uma “carta de
intimação” se Ele não fizer o que queremos. A quarta
maneira é termos uma fé vazia, “da boca pra fora”, que não é posta em
prática quando necessitamos dela. A bíblia fala que tudo o que não
provém da fé é pecado (Rm 14: 23 b). A quinta
maneira é falarmos coisas da nossa carne e depois dizer que é profético,
que foi Ele que disse. Quando o Senhor fala profeticamente, temos a
certeza de que foi Ele que falou (Jr 23: 31-32; Dt 13: 1-5; Dt 18:
21-22). A sexta maneira é nos recusarmos a ter
comunhão com Ele ou receber Seu auxílio. Isso quer dizer que quando
confiamos em alguém, de verdade, desejamos estar em contato constante
com essa pessoa e pedir sua ajuda quando necessitamos. Se dissermos que
amamos a Deus e confiamos Nele, mas fazemos as coisas sem consultá-lO ou
pedir Sua ajuda, quer dizer que não O achamos bom o bastante para ser
nosso amigo e nosso Deus. Sem a oração sincera todos os dias nós não
manteremos contato profundo com Ele. A sétima
maneira de usar Seu nome em vão é testá-lO; e testá-lO seria provocá-lO
naquilo que Ele pode fazer em nossa vida. Significa não acreditar em
Suas promessas ou no Seu poder de cumprir o que prometeu.
4º) “Lembra-te do dia de sábado para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo é o sábado
do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho,
nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal,
nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias fez o
Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e, ao sétimo
dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o
santificou”. Sábado vem do hebraico, Shabbat, que significa: ‘descanso, cessação ou interrupção’.
O Senhor separou um dia da semana para descansarmos das nossas
atividades rotineiras, para recondicionarmos nossa alma em contato com
Ele. Deus nos concedeu este dia para que tenhamos oportunidade de
desfrutar algumas das melhores e mais importantes realidades da vida, e
não para que fosse um dia de proibições. Nesse dia de descanso, sem nos
preocuparmos em trabalhar para acumular riquezas, podemos entrar em
contato não só com Deus para ouvir Sua voz, mas com a família e os
amigos dando valor à amizade verdadeira e aos relacionamentos sadios
onde Ele também quer participar. Ou é um dia em que nos separamos do
barulho da civilização para estarmos em contato com a natureza onde Deus
também pode se manifestar a nós e nos ensinar lições importantes. Por
isso, os judeus mantêm a tradição do Shabbat que começa às 18h da
sexta-feira e termina às 19h do sábado. Nesse período eles se dedicam à
família e às coisas do Senhor. Para nós, cristãos, o domingo foi
separado como um dia de consagração a Deus. Isso não quer dizer que
devemos conversar com Ele só no domingo, mas deve ser um dia especial,
quando ouvir Sua voz significa recebermos Sua direção para a nossa nova
semana e podermos entregar a Ele os frutos da semana que passou,
agradecendo-Lhe por Sua ajuda. Entretanto, a palavra Shabbat tem um significado mais profundo do que simplesmente um descanso físico.
O descanso de Deus no dia de sábado (Shabbat,
Êx 23: 12-13 e Lv 23: 3) significa desfrutarmos as suas bênçãos
espirituais, como está escrito em Hb 3: 11: “Assim jurei na minha ira:
Não entrarão no meu descanso” (em referência à desobediência do povo a
Deus no deserto, tentando-o por quarenta anos). Para nós cristãos, isso
significa que se respeitarmos o nosso sábado, descansando no Senhor das
coisas que não podemos resolver com nossas próprias forças, e do
trabalho das nossas próprias mãos para ganhar dinheiro e sustento
financeiro, Ele vai começar a agir em nosso favor e poderemos receber
diretamente Dele as nossas bênçãos. Respeitar o sábado nos traz também a
prosperidade, pois mostramos que cremos em Deus para nos suprir e para
resolvermos o que não podemos nas nossas próprias forças, por isso, em
certas situações da nossa vida, podemos viver um tempo de Shabbat,
esperando no livramento e no socorro do Senhor; assim fazendo, estamos
nos consagrando verdadeiramente a Ele. “Nosso sábado” pode ser qualquer
dia da semana que separamos para Deus, não necessariamente o sábado.
Vamos explicar melhor:
O sábado ou o domingo se tornam apenas
obrigações religiosas para todos aqueles que não têm entendimento do que
esse descanso significa. Tanto faz o dia que se consagra ao Senhor; o
que importa é a separação para Ele e o descanso Nele, sabendo que essa
parada é importante para o ser humano, não só para refazer as suas
forças, mas também para fazê-lo entender que, ao invés de prejuízo, ele
está tendo um grande amigo trabalhando por ele neste dia. Em outras
palavras, o Shabbat não precisa ser necessariamente o sábado ou o
domingo, mas qualquer dia da semana que consagramos ao Senhor. Vamos
imaginar que a sua profissão exija um trabalho no sábado ou no domingo
(por exemplo: você é um médico de Terapia Intensiva ou um cirurgião, um
piloto de aeronave comercial, bombeiro ou tenha qualquer ocupação que
lida com emergências); você até gostaria de ter esse dia livre (o
sábado ou o domingo) para estar com sua família, com seus amigos ou com
seus irmãos na igreja, porém, não dá. O que fazer? Se você teme
verdadeiramente o Senhor e entende o significado do Shabbat, escolha um
dia da semana que coincida com a sua folga e faça dele um dia de bênção e
separação para Deus, pensando nas Suas coisas, ou seja, nas coisas
espirituais ao invés das terrenas, que só o (a) preocupam, e descanse
Nele. Enquanto você descansa, Ele trabalha por você.
Sendo assim, não há motivo para julgarmos e
acusarmos uns aos outros como a maioria dos religiosos gosta de fazer;
não podemos ser “pedras de tropeço” na vida de ninguém, pois só Deus
conhece os nossos corações e as nossas intenções. Paulo diz: “Quem és tu
que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai;
mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz
diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um
tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre
dia e dia para o Senhor o faz” (Rm 14: 4-6a) ... “Aquele, pois, que
pensa estar em pé veja que não caia” (1 Co 10: 12). E em Mt 23: 1, Jesus
repreende os fariseus: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas,
porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais,
nem deixais entrar os que estão entrando!”. Não sejamos nós as “pedras
de tropeço” na vida de ninguém.
Outros versículos sobre o Sábado:
• Lv 19: 30: “Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor”.
• Dt 5: 12: 15: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus... porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o sábado”.
• Ne 13: 17: “Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: “Que mal é esse que fazeis, profanando o dia de sábado?”
• Is 56: 2; 4-5: “Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal... Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará” .
• Is 58: 13-14: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse”.
• Jr 17: 21-22: “Assim diz o Senhor: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais”.
• 2 Cr 36: 21: “para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram”. O povo deveria honrar a Deus permitindo que sua terra descansasse a cada sete anos. Esse período sem plantio era considerado sábado de descanso (Lv 25: 2-4; Êx 23: 10-11). Como, porém, deixaram de fazer isso ao longo dos séculos, Deus os condenou e retirou todos os sábados de descanso de uma só vez. A terra ficaria adormecida durante o cativeiro na Babilônia: 70 anos (Lv 26: 34-35; Lv 26: 43; Jr 25: 11; Jr 29: 10; Dn 9: 2).
• Dt 5: 12: 15: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus... porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o sábado”.
• Ne 13: 17: “Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: “Que mal é esse que fazeis, profanando o dia de sábado?”
• Is 56: 2; 4-5: “Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal... Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará” .
• Is 58: 13-14: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse”.
• Jr 17: 21-22: “Assim diz o Senhor: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais”.
• 2 Cr 36: 21: “para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram”. O povo deveria honrar a Deus permitindo que sua terra descansasse a cada sete anos. Esse período sem plantio era considerado sábado de descanso (Lv 25: 2-4; Êx 23: 10-11). Como, porém, deixaram de fazer isso ao longo dos séculos, Deus os condenou e retirou todos os sábados de descanso de uma só vez. A terra ficaria adormecida durante o cativeiro na Babilônia: 70 anos (Lv 26: 34-35; Lv 26: 43; Jr 25: 11; Jr 29: 10; Dn 9: 2).
5º) “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Aqui o Senhor está falando não só sobre nossos pais carnais, mas sobre as autoridades sobre as nossas vidas: Abh (hebr. = pai – אב) e ’Ima (hebr. = mãe – אמא). Dar honra é reconhecer, respeitar, não difamar, não fazer quem é honrado passar vergonha por nossa causa. A palavra honra vem do hebraico kãbhôdh e significa: dignidade, reputação, honra, renome, orgulho, prestígio, riqueza.
Um filho que segue os caminhos de Deus e faz Sua vontade está honrando
seus pais. Isso significa ser decente, não ter do que se envergonhar,
servir o Senhor de todo o coração, ser um motivo de orgulho (no sentido
de dar prazer, alegria) para Deus, mostrar Sua dignidade, zelar pela Sua
reputação. Como fazemos com Ele, devemos fazer com nossos pais
terrenos. Esse é o único dos dez mandamentos que tem promessa, ou seja,
honrar os pais faz com que nossos dias se prolonguem. Ver também Ef 6:
1-4: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra
a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para
que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E, vós, pais, não
provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na
admoestação do Senhor”. Infelizmente, aqui ocorrem grandes problemas
decorrentes da ação do diabo sobre as famílias, fazendo com que pais
ajam em discordância com as leis de Deus, abusando do poder que Ele lhes
delegou e oprimindo os filhos, forçando-os à desobediência e depois
trazendo sobre eles a culpa. Devemos orar para que Deus intervenha nas
famílias, a começar pelos pais, para que possam estar debaixo dos Seus
mandamentos e educar seus filhos baseados neles. Não se deve colocar
sobre os filhos o jugo da culpa e da rebeldia quando os pais são os
primeiros a serem rebeldes à lei de Deus. Quando lemos Ef 6: 5 podemos
ver que está escrito coisa semelhante em relação a servos e senhores.
Ali diz: “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a
carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a
Cristo”. Aqui a bíblia diz para lhes obedecermos segundo a carne, ou
seja, nas coisas da vida, do dia a dia, do nosso natural; mas se um
senhor ímpio ou pais ímpios ou idólatras nos forçarem a renunciar nossa
filiação divina (Rm 8: 15; Gl 4: 5) e nos proibirem de manter nossa
crença ou quererem nos induzir a obedecer a demônios negando nosso Deus,
aí sim, temos autoridade para desobedecer-lhes e nos posicionarmos como
servos do Altíssimo. Foi o que aconteceu com Daniel, que foi para a
cova dos leões porque se recusou a ser dominado e subornado (foi
invejado pela sua retidão); foi o que aconteceu com Sadraque, Mesaque e
Abede-Nego que se recusaram a obedecer às ordens do rei para se dobrarem
diante do seu deus e adorá-lo e preferiram ser queimados a terem que
negar o Deus de Israel; foi o que aconteceu com José que se recusou a
obedecer à mulher de Potifar, a fim de obedecer às leis de Deus. Foi o
que Pedro e João disseram às autoridades judaicas: “Antes importa
obedecer a Deus do que aos homens”. Procuremos ser bons filhos e bons
pais, andando nos caminhos do Senhor.
6º) “Não matarás”.
Aqui o Senhor está falando de todos os tipos de assassinato: do corpo,
da alma e do espírito, pois acarreta punição. Algumas referências
bíblicas mantêm concordância com esse mandamento: Gn 9: 6; Lv 24: 17; Mt
5: 21; Mt 19: 18; Mc 10: 19; Lc 18: 20; Rm 13: 9; Tg 2: 11. Sobre os
suicídios e homicídios não temos nem o que comentar. Vamos falar um
pouco sobre outros tipos invisíveis de morte
que são tão danosos quanto a morte física, pois acarretam a morte da
alma e do espírito de alguém. As pessoas podem não ver ou fingir que não
percebem, mas Deus vê e, no devido tempo, fará justiça. Estou falando
das palavras e sentimentos ingratos, indiferentes, da negligência, da
crueldade no tratar o semelhante, das emoções destrutivas e, com
certeza, das maldições de sentença que são capazes de destruir uma vida
para sempre se não for interrompido esse processo através da cura
divina. Tomemos cuidado com nossas palavras e atitudes, assim como com pessoas
que são verdadeiros enviados de Satanás para destruir, matar e roubar,
usando suas bocas, sentimentos e atitudes para arrasar o que estamos
construindo. Devemos liberar perdão para elas, mas nos afastar
completamente para que a destruição não seja pior.
7º) “Não adulterarás”.
O adultério é a violação do voto de fidelidade conjugal. Portanto, não é
aprovado diante de Deus. Quando isso ocorre, o pecado deve ser limpo
através do arrependimento e do perdão e, quando não é mais possível a
reconciliação, está liberado da parte de Deus o divórcio (Mt 5: 27-32,
Mt 19: 7-9 e Dt 24: 1-4). Entretanto, isso traz complicações para as
duas partes envolvidas, pois foi deixada uma marca. Em Gn 2: 24 está
escrito: “por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher,
tornando-se os dois uma só carne”. Esse foi o propósito inicial de Deus
para o homem, por conseguinte, a separação que decorre desse ato de
adultério traz feridas emocionais e espirituais que demoram a ser
cicatrizadas e, muitas vezes, não são saradas. Assim, toda a nossa vida
deve estar diante do altar do Senhor para que Ele cumpra em nós apenas o
Seu querer, trazendo o domínio do Seu Espírito sobre a nossa vontade.
Só, então, poderemos andar em concordância com Ele e erraremos menos nas
nossas escolhas. Nenhum de nós sobre a terra é isento de pecado; somos
passíveis de erro, por isso o Senhor nos orientou a orar sempre para que
o Pai nos livre das tentações e de todo o mal. Que Deus possa ter
misericórdia dos Seus servos para que esse pecado não venha mais a
destruir as famílias e a Igreja de Cristo e para que o diabo não
envergonhe mais o povo de Deus diante dos ímpios.
8º) “Não furtarás”.
Em Êx 22: 1-15, a lei estipula restituição de duas a quatro vezes o que
foi roubado, conforme o caso. Em Pv 6: 30-31 vemos outro valor de
restituição: “Não é certo que se despreza o ladrão, quando furta para
saciar-se, tendo fome? Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes
tanto; entregará todos os bens de sua casa” (o número sete aqui se
refere à plenitude, ao número perfeito de Deus). Quando alguém reconhece
seu erro e se arrepende verdadeiramente, mudando sua atitude, a
salvação de Deus entra em ação naquela vida. É o caso de Zaqueu (Lc 19:
8-9) que reconheceu o erro e Jesus o resgatou: “Entrementes, Zaqueu se
levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos
meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro
vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa,
pois que também este é filho de Abraão”. Existem também outras formas sutis de roubo que
muitas vezes passam incólumes diante dos homens, mas não diante dos
olhos de Deus, por exemplo: reter algo que é do próximo; viver acima das
nossas posses porque vivemos à custa do trabalho de outro (Jr 22: 13);
desperdício de tempo ou negligência no trabalho, que é roubar o patrão;
inveja, que através de atitudes ou palavras vem roubar a esperança, as
forças ou as bênçãos espirituais de alguém; trair a confiança num
relacionamento; mau humor e frustração descarregados sem motivo sobre
alguém para lhe roubar a alegria; palavras de maldição que vêm trazer
dúvida e destruir projetos; chantagem emocional que faz com que o outro
deixe suas necessidades para dar atenção ao chantagista; impostos
indevidos, que são desviados para fins ilícitos; reter os dízimos e as ofertas do Senhor (Ml 3: 8-9: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação
toda”); negar ajuda a alguém ou informação ou dar informação falsa, que
faz o outro “tropeçar” e levar mais tempo até chegar ao seu objetivo,
quando se tem capacidade e condições para isso: “Não te furtes a fazer o
bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo” (Pv 3:
27); nutrir um sonho na vida de alguém e não cumprir depois com a
promessa; tentar legalizar algo que por si só já é ilegal (“pirataria”
em qualquer área, forjando licenças que não existem); cobrar a mais por
um serviço quando este não é merecedor disso (“Foram também os
publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos
de fazer? Respondeu-lhes [João Batista]: não cobreis mais do
que o estipulado” – Lc 3: 12-13); usar de astúcia, engano ou artimanhas
mundanas baseadas na sabedoria e na experiência profissional da carne em
qualquer negócio, seja em que profissão for, o que só traz benefício
próprio para fins egoístas. Perde-se a confiabilidade dos homens e de
Deus, abrindo brechas cada vez maiores para a assolação do diabo. Essas e
outras formas sutis de roubo prejudicam tanto quem é roubado quanto
quem rouba.
9º) “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Uma das coisas que mais assola hoje a vida e as conversas das pessoas é a maledicência.
Uma vez, eu li num livro o seguinte pensamento: “Quem tem a mente
avançada fala de idéias; quem a tem num nível mediano fala sobre fatos e
os de mente mesquinha falam dos outros”. A maledicência alimenta o
orgulho, porque quando falamos de alguém nos sentimos como se fôssemos
melhores do que essa pessoa. Além disso, a maledicência é alimentada
pelo ciúme, pela crítica e pelo julgamento. O pensamento de quem fala
dos outros é de que se trata apenas de um assunto inofensivo, mas Jesus
diz em Mt 7: 1-2: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o
critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que
tiverdes medido vos medirão também”. Em Cl 3: 8 está escrito: “Agora,
porém, despojai-vos, igualmente de tudo isso: ira, indignação, maldade,
maledicência, linguagem obscena o vosso falar” e em 1 Co 6: 9-10, a
bíblia diz: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?
Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem
efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem
maldizentes, nem roubadores entrarão no reino de Deus”. Outra forma de
maledicência é ouvir os mexericos sobre a vida de outros sem contestar
ou parar a conversa por ali mesmo. De todas as formas, a maledicência
distorce os fatos, deforma a imagem da vítima perante os que a conhecem,
gera maldições sobre ela, mas atrai a maldição de volta sobre quem
fala, pois falar de amado e ungido de Deus tem uma promessa do próprio
Deus: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te
amaldiçoarem”. Falso testemunho é mentira e o Senhor não aprova a
mentira.
10º) “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não
cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva,
nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu
próximo”. A palavra cobiça, em latim (Cupiditia), significa: grande desejo, avidez. É o que Paulo fala nas suas epístolas com o nome de concupiscência da carne, que
pode destruir o que é do outro só com o olhar. Anda de braços dados com
a inveja, a mediocridade e a preguiça, pois só quem é medíocre,
invejoso e preguiçoso e não consegue correr atrás dos próprios sonhos é
que cobiça o que é do outro. Esse mandamento de Deus é um grande desafio
que Ele nos propõe para nos levar à realização pessoal. Quando
desejamos algo, seja material, emocional ou espiritual, esse desejo deve
estar de acordo com a vontade de Deus para nós, pois desejar, almejar,
planejar, projetar, conquistar, sonhar, conseguir e alcançar faz parte
da natureza humana e são coisas sadias colocadas em nós por Ele mesmo,
mas não trazem ansiedade ou descontrole, nem prejudicam a terceiros;
porém, quando a avidez, que é a tentação, dá lugar ao roubo, que é o
pecado, por exemplo, as coisas saem do controle e a destruição se
instala. A avidez já é, na realidade, um pecado, mas pode começar como
uma simples tentação, que deve ser tratada por Deus o quanto antes.
O Senhor não nos deu esses mandamentos para
serem fardos ou jugos sobre nossa vida, e sim para evitar que caiamos
nos laços de morte do diabo. Eles se resumem verdadeiramente em dois.
Como foi falado, os quatro primeiros dizem respeito a Deus: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6: 5). Os outros seis dizem respeito ao nosso relacionamento com as pessoas: “... amarás o teu próximo como a ti mesmo”
(Lv 19: 18; Lc 10: 27). Quem ama o próximo, se preocupa com o que é
dele como se fosse seu. Que Deus possa ter misericórdia de nós,
perdoando nossos pecados e falhas e nos capacitando através do Seu
Espírito a praticar todas essas palavras.
Experiência prática
As experiências práticas que teremos a seguir
abordarão alguns dos mandamentos que normalmente são os mais violados,
por isso as dividiremos em porções separadas e o Espírito Santo lhe
direcionará para a que for mais adequada ao seu caso.
1) Um jejum para que
nosso espírito seja avivado e o Espírito Santo nos aproxime do trono,
nos revelando se ainda há algum “deus escondido” em nossa vida que
precisa ser destronado ou se há alguma coisa na nossa maneira de falar
ou na nossa maneira de adorá-lO, que não está de acordo com a Sua
vontade. Peça uma palavra ao Senhor que possa direcioná-lo (a) em oração
e depois fique em silêncio recebendo Sua revelação. Depois que
descobrir o que ainda está ocupando o lugar de Jesus em seu coração ou o
que ainda está necessitando ser mudado na maneira de falar, ore
novamente, entregando em Suas mãos todo o seu ser e se comprometendo a
agir conforme a Sua direção para que este problema seja solucionado de
uma vez por todas. Arrepender-se é reconhecer o erro e mudar de atitude.
Sem a ação correspondente, o arrependimento se torna nulo. Mudar nossos
comportamentos pode não ser fácil, mas é possível quando temos a ajuda
do Senhor. É Ele que vai nos moldando até ficarmos do jeito que Ele
quer. Recuse-se a “engolir” o que o mundo ou o diabo tentam lhe
“empurrar”. Coma apenas a Palavra e todo o seu ser se revigorará.
2) Exercitar o
shabbat, isto é, vamos exercitar o descanso no Senhor, entregar em Suas
mãos aquilo que não conseguimos resolver com as nossas próprias forças.
Às vezes, temos um problema e procuramos solução em muitas pessoas
diferentes, até em “especialistas” da área para nos vermos livres logo.
Entretanto, começamos a nos sentir frustrados quando o resultado não
aparece. Isso pode ser uma prova de Deus para nos fazer descansar Nele e
nas Suas soluções. A bíblia diz que é melhor confiar em Deus do que em
príncipes. Então, nossa proposta será deixar de lado a ajuda da carne
humana para esperarmos na ajuda do Senhor. Se já tentamos todas as
possibilidades e ainda não deram certo, agora é a hora de provar que o
impossível aos homens é possível para Deus.
3) Nossa experiência
prática poderá ser baseada nos mandamentos como um todo, pois a
desobediência a eles rouba o amor, e isto acarreta morte, adultério,
roubos de toda a espécie e destruição em todas as áreas da nossa vida.
Vamos pedir ao Espírito Santo que nos dirija na nossa “inspeção”
interior e nos ajude a avaliar o quanto estamos sendo construtivos ou
destrutivos. A palavra de Deus diz que nós somos cooperadores da Sua
lavoura, portanto, se Ele criou, nós também devemos cooperar com a Sua
criação, no mínimo, evitando destruí-la. Vamos ver o que podemos fazer
para cooperar com o Senhor, construindo a nossa vida sobre Suas bases
sólidas, isto é, sobre a Sua verdade, e vamos dar o exemplo aos nossos
irmãos, ensinando-os a incentivar uns aos outros na fé, evitando
palavras ruins e destrutivas, evitando reter as bênçãos que estão em
nossas mãos e que pertencem aos nossos semelhantes. Vamos procurar
ajudar a Igreja como um todo, evitando comportamentos pecaminosos que
roubam a fé dos pequenos e matam a esperança dos fracos. Vamos ser
instrumentos de união dentro das famílias, ao invés de incentivadores de
contendas, divisões e separações. Vamos evitar as obras da carne,
principalmente a inveja e a maledicência, que dão brecha para o inimigo
roubar, matar e destruir. Vamos cooperar com o ministério uns dos
outros, ao invés de julgar precipitadamente nossos irmãos ou impedir o
seu desenvolvimento espiritual.
Sobre a “Lei Oral” dada a Moisés
• Muitas pessoas acreditam que a Lei oral foi
dada por Moisés aos sábios daquela geração que, por sua vez,
transmitiram-na às gerações subseqüentes sem a existência de um registro
escrito. Com a destruição do 2º templo, os rabinos sentiram a
necessidade de registrar as tradições orais de forma escrita para que
estas não se perdessem. Tal tarefa foi levada a cabo bem mais tarde,
por volta do século II EC (Era Comum) em Jerusalém, constituindo, assim,
a Mishnah. O Talmude, completado por volta de
500 EC, contém muitas tradições judaicas seculares e apresenta uma
enumeração dos escritores dos livros do AT. Traz comentários sobre os
outros livros (Torah e Mishnah). A metodologia para interpretar a
Mishnah encontra-se no Midrash, que tem raiz na palavra darash, que quer
dizer inquirir, investigar.
• Aqui entra um comentário sobre a veracidade da existência ou não da lei oral.
Pelo que conseguimos perceber pela leitura da própria bíblia, Deus deu
as primeiras tábuas de pedra a Moisés, forjadas e escritas por Ele
mesmo, contendo os Dez Mandamentos (Dt 4: 13; Dt 5: 22). As demais leis
também foram dadas a Moisés no Sinai e por ele escritas no “livro da aliança”:
•• Êx 24: 4 e 7: “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel”... “E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos”.
•• Êx 24: 12 e 18: “Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares... E Moisés, entrando pelo caminho da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites”.
•• Êx 31: 18: “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”.
•• Êx 32: 15-16: “E, voltando-se, desceu Moisés do monte com as duas tábuas do Testemunho nas mãos, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas”.
•• Êx 24: 4 e 7: “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel”... “E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos”.
•• Êx 24: 12 e 18: “Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares... E Moisés, entrando pelo caminho da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites”.
•• Êx 31: 18: “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”.
•• Êx 32: 15-16: “E, voltando-se, desceu Moisés do monte com as duas tábuas do Testemunho nas mãos, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas”.
• Já as segundas tábuas da lei foram lavradas por Moisés e escritas por Deus:
•• Êx 34: 1 e 4: “Então, disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste... Lavrou, pois, Moisés duas tábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe ordenara, levando nas mãos as duas tábuas de pedra”.
•• Êx 34: 28: “E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras”.
•• Dt 10: 1-5: “Naquele tempo, me disse o Senhor: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou”.
•• Êx 34: 1 e 4: “Então, disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste... Lavrou, pois, Moisés duas tábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe ordenara, levando nas mãos as duas tábuas de pedra”.
•• Êx 34: 28: “E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras”.
•• Dt 10: 1-5: “Naquele tempo, me disse o Senhor: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou”.
• Antes de morrer, Moisés repetiu ao povo a lei que recebeu do Senhor:
•• Dt 31: 9-13 (A lei deve ser lida ao povo de sete em sete anos): “Esta lei, escreveu-a Moisés e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da Aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, precisamente no ano da remissão, na Festa dos Tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor, teu Deus, no lugar que este escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel. Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei (cf. Dt 17: 18); para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o Senhor, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão para a possuir”.
•• Dt 31: 24-26 (O Livro da Lei posto ao lado da arca): “Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta lei num livro, deu ordem aos levitas que levavam a arca da Aliança do Senhor, dizendo: Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti”.
•• Dt 31: 9-13 (A lei deve ser lida ao povo de sete em sete anos): “Esta lei, escreveu-a Moisés e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da Aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, precisamente no ano da remissão, na Festa dos Tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor, teu Deus, no lugar que este escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel. Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei (cf. Dt 17: 18); para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o Senhor, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão para a possuir”.
•• Dt 31: 24-26 (O Livro da Lei posto ao lado da arca): “Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta lei num livro, deu ordem aos levitas que levavam a arca da Aliança do Senhor, dizendo: Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti”.
• Não há evidência bíblica nenhuma sobre a lei oral (Mishnah) que foi, mais tarde, escrita pelos rabinos e fariseus (século II DC). Deus fez o pacto com Seu povo por escrito. Se a lei deveria ser lida, como vimos acima, quer dizer que foi escrita.
A lei oral foi compilada por homens, onde a interpretação humana
(intelectual, racional) se sobrepôs às orientações divinas (vindas do
Espírito Santo), ainda que o intuito primordial tenha sido facilitar a
interpretação das Escrituras pelos judeus. Não há registro bíblico na
Torah desta “lei oral” transmitida “em sigilo” a Moisés. Da mesma forma
que com todos os outros profetas, Deus nunca contou segredos
particulares a nenhum deles quando se tratava de disciplinar e orientar
Seu povo. Pelo contrário, Suas ordens e revelações foram sempre claras e
diretas para todos, sem acepção de pessoas. Sempre que Ele usou Seus
servos deixou registrado por escrito todos os Seus feitos para que as
futuras gerações O conhecessem. Por isso, está escrito: “Passará o céu e
a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Lc 21: 33)... “Ainda:
No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são
obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos
eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como
vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos
jamais terão fim” (Hb 1: 10-12)... “Não falei em segredo, nem
em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó:
Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade e proclamo o que é
direito” (Is 45: 19).
Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti
http://www.searaagape.com.br/osdezmandamentos_estudobiblico.html
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