
Thomas Ice
Quando nos sentamos e contemplamos as 
grandes verdades contidas no plano de Deus para a história, como estão 
reveladas na Bíblia, é verdadeiramente espantoso examinar tal realidade.
 Uma listagem parcial incluiria o seguinte: a criação que Deus realizou a
 partir do nada; a criação dos anjos de Deus e seu papel na história; a 
queda do homem no pecado; a Arca de Noé e o Dilúvio; a torre de Babel; o
 chamado de Abraão; o Êxodo e a formação da nação de Israel; a história 
de altos e baixos de Israel; a primeira vinda de Cristo; Sua morte, 
ressurreição e ascensão; a fundação da Igreja; e a promessa de Cristo de
 retornar e levar Sua noiva para o céu no Arrebatamento. Estes fatos 
reais e históricos são maiores do que qualquer relato fictício que a 
maioria dos fazedores de filmes poderia conceber. Portanto, um dia o Pai
 dirá ao Filho para ir buscar Sua noiva e, naquele momento, todo crente 
que estiver vivo, não importa onde esteja, será levado para o alto, nas 
nuvens, para encontrar-se com o Senhor, a fim de ser conduzido para o 
céu. Este será realmente um acontecimento fantástico!
O Impacto do Arrebatamento
Romanos 11.25 indica que o ponto do disparo do Arrebatamento será quando “haja entrado a plenitude dos gentios”.
 Um dos melhores léxicos gregos de nossos dias diz que o substantivo 
traduzido por “plenitude” nesta passagem significa “o que é levado a ser
 completo; um número inteiro”.[1] Também Atos 15.14 diz: “Expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, afim de constituir dentre eles um povo para o seu nome”. Desta
 forma, quando aquele último gentio convertido vier à fé em Cristo, a 
Igreja, o Corpo de Cristo, estará completa e o Arrebatamento acontecerá.
 O número completo dos gentios terá chegado e então nosso Senhor voltará
 Sua atenção para a salvação de Israel (Rm 11.26), durante o subsequente
 período da Tribulação.
O Arrebatamento da Igreja será um acontecimento verdadeiramente 
fabuloso, que confundirá o mundo. Pense nele por um momento. Como é que o
 mundo (que hoje rejeita a possibilidade de que um Deus que faz milagres
 esteja vivo) explicará o súbito desaparecimento de centenas de milhões 
de pessoas em todo o mundo em um instante de tempo? De modo geral, as 
pessoas que forem deixadas para trás não estarão abertas para a 
possibilidade do Arrebatamento, embora todos aqueles que tiverem sido 
levados sejam cristãos que criam na Bíblia. Seja qual for a explicação 
das autoridades, será uma grande mentira que propagarão. No entanto, eu 
creio que o Arrebatamento será um chamado para despertar àqueles muitos 
que estavam familiarmente próximos dos cristãos antes do acontecimento.
Cônjuges, filhos, parentes, vizinhos e amigos que ouviram aqueles 
cristãos tolos conversando sobre seu súbito e aguardado desaparecimento 
certamente repararão nesse preocupante evento global. Muitos começarão a
 vir à fé em Cristo depois do Arrebatamento e antes que comece a 
Tribulação de sete anos. Afinal, haverá um intervalo de tempo entre o 
Arrebatamento, que termina a era da Igreja, e o início da Tribulação, 
que começa com a assinatura da aliança entre o Anticristo Romano 
Reavivado e a nação de Israel (Dn 9.24-27). Esse intervalo poderá ser de
 dias, semanas, meses ou até mesmo de anos, uma vez que será removido no
 Arrebatamento “aquele que agora o detém”, a saber, o Espírito 
Santo que habita na Igreja (2 Ts 2.6-8), possibilitando assim o 
surgimento do homem da iniquidade, isto é, do Anticristo.
Como é que o mundo (que hoje rejeita a possibilidade de que um Deus que faz milagres esteja vivo) explicará o súbito desaparecimento de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em um instante de tempo?
Daniel 7 e 11 esboçam a elevação da besta e do Anticristo ao poder e 
isto levará algum tempo. Primeiro, haverá necessidade de que o Império 
Romano Reavivado de dez nações surja porque será a partir dessa 
federação que subirá o pequeno chifre (Dn 7.20), e este é o Anticristo. 
Isto demorará algum tempo. Depois, o Anticristo negociará ou imporá a 
aliança de sete anos com Israel (Dn 9.27) e a Tribulação terá início.
O intervalo entre o Arrebatamento e o início da Tribulação será, 
provavelmente, de um ano ou mais, para que todos estes acontecimentos, 
que levam ao início da Tribulação, possam começar. Creio que Deus, o 
Espírito Santo, conduzirá muitos à fé em Cristo como o Messias mesmo 
antes do começo da Tribulação. A mim me parece que o evento do 
Arrebatamento dará a ignição a um grande ajuntamento de almas para a fé 
em Cristo, uma vez que será uma fantástica demonstração do poder 
miraculoso de Deus em conjunção com um mover do Espírito Santo. Este 
atrairá indivíduos à fé em Cristo ao abrir suas mentes para receberem a 
mensagem do Evangelho (At 16.14). Também parece que centenas de milhões 
de pessoas serão salvas durante o período da Tribulação em si, como se 
pode observar em Apocalipse 7.9: “Depois destas coisas, vi, e eis 
grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, 
povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de
 vestiduras brancas, com palmas nas mãos”.
Uma Atitude Adequada em Relação ao Arrebatamento
Qual é a atitude adequada que os cristãos deveriam ter à medida que a
 noiva aguarda por seu Noivo? Primeiro, não é uma atitude apropriada 
esperar que o maravilhoso Arrebatamento ocorra para que possamos escapar
 das responsabilidades aqui na terra. Lembro-me que, no Seminário, logo 
antes do exame de grego, um dos meus colegas disse: “Não tenho nenhum 
problema que o Arrebatamento não pudesse resolver neste exato momento”. O
 Arrebatamento é, para nós, um escape da ira de Deus, mas isto não 
significa que seja uma fuga de responsabilidades. É verdade que “a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8.19); e que “não
 somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, 
igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a 
redenção do nosso corpo” (Rm 8.23). Isto é verdadeiro porque nós 
experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um mundo decaído, e
 aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no Arrebatamento.
Entretecidas por todas as epístolas do Novo Testamento estão 
presentes as mensagens motivadoras sobre como o retorno do Noivo para a 
Sua noiva, a qualquer momento, nos capacita a perseverar na fé, nesta 
hora atual, a fim de agradá-lO.
Fico especialmente impactado por aquilo que o apóstolo Pedro diz em 1
 Pedro, capítulo 1. Repetidas vezes, Pedro encoraja seus companheiros 
crentes judeus a suportarem as dificuldades atuais à luz de sua futura 
herança, que eles receberão em Cristo. Ele nos diz que nossa herança 
está “reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.4); que ela é uma “salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v. 5); e que esta salvação “redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo, a quem, não havendo visto, amais” (vv. 7-8). Ainda no capítulo 1, Pedro continua a admoestar os crentes judeus, da seguinte maneira: “Por
 isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai 
inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus 
Cristo” (v. 13). Vemos que a base de Pedro, assim como dos outros 
escritores das epístolas do Novo Testamento, é estimular os crentes a 
perseverarem no presente, mantendo o foco em nosso futuro com Cristo. 
Isto é contrário ao pensamento de muitos hoje na Igreja, que ensinam que
 não podemos falar sobre a profecia bíblica e o futuro porque estamos 
tratando de questões no presente. Isso está errado! Os escritores 
inspirados das epístolas do Novo Testamento sabiam que o plano de Deus 
para a Igreja é termos certeza sobre para onde estamos indo no futuro, 
de sorte que os crentes tenham uma grande confiança e esperança no 
presente.
Experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um mundo decaído, e aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no Arrebatamento.
O apóstolo João tem a mesma mentalidade que a encontrada em Pedro, quando diz: “Amados,
 agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos 
de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a 
ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo
 o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1Jo 3.2-3).
 Observe que tanto Pedro quanto João admoestam seu rebanho a “ter” a 
esperança fixada no futuro retorno de Cristo, que resultará no viver 
piedoso no presente (1Pe 1.13; 1Jo 3.3). Quando um crente sabe quem ele é
 em Cristo, é orientado adequadamente para seu destino em Cristo, e 
pensa nas implicações que isto tem para sua vida, como poderia não viver
 por Cristo no presente? Parte do problema está em que muitíssimos 
crentes, inclusive pastores, não pensam sobre as implicações daquilo que
 o Novo Testamento ensina nessas áreas. A lógica do Novo Testamento a 
respeito do futuro é que ele causará impacto sobre a vida dos crentes no
 presente. Pelo menos ele impactará aqueles que percebem as implicações 
deste ensinamento, que está entretecido por todos os ensinamentos das 
epístolas do Novo Testamento.
Conclusão
Que maravilhoso dia será o dia do Arrebatamento para todos os crentes
 que estiverem vivos, mesmo para aqueles que não acham que ele pode 
acontecer a qualquer momento. Será maravilhoso porque nossa salvação 
estará completa à medida que a Igreja perceber tudo aquilo pelo que 
temos aguardado, inclusive vermos o Senhor face a face pela primeira 
vez. A maravilhosa esperança do Arrebatamento para a Igreja deveria ser 
algo real na vida de todos os crentes, porque as epístolas se aplicam a 
nós hoje tanto quanto se aplicavam aos crentes quando elas foram 
escritas. Tal maravilhosa esperança é uma das principais razões pelas 
quais nós alegremente vivemos por Cristo hoje e priorizamos nossa vida 
tendo em vista os valores eternos, sabendo que temos “uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.4) Maranata!  
(Pre-Trib Perspectives)
Thomas Ice é diretor-executivo do Pre-Trib Research Center.. Ele é autor de muitos livros e um dos editores da Bíblia de Estudo Profética.
Nota:
1. W. F. Arndt, F. W. Danker, F. W. Gingrich, & Walter Bauer, A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature [Um Léxico Greco-Inglês do Novo Testamento e de Outras Literaturas Cristãs Primitivas], 3ª ed. (Chicago: University of Chicago Press, 2000), p. 830.
Extraído de Revista Chamada da Meia-Noite novembro de 2013
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