Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

19 de março de 2013

Lei e Graça


Frank Brito

“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei; da graça tendes caído”. (Gálatas 5.4)

Ser justificado significa ser reconhecido como justo. Mas, se "a Lei do Senhor é perfeita" (Sl 19.7), se "a Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom" (Rm 7:12), se "a Lei é espiritual" (Rm 7.14), e se, ao mesmo tempo, "eu sou carnal, vendido sob o pecado" (Rm 7.14), segue-se que eu, como ...pecador, não poderia ser reconhecido como justo diante de Deus com base na minha obediência a Lei. Pois, “o que vem pela Lei é o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20) já que “o pecado é a transgressão da Lei”. (I Jo 3.4) e "por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da Lei" (Rm 3.20) e também "todos aqueles, pois, que são das obras da Lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las". (Gl 3.10)

Apesar disso, apesar de sermos transgressores da Lei de Deus, Jesus cumpriu a Lei perfeitamente por nós e foi sacrificado em nosso lugar. “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21) Com base em seu sacrifício, a justiça d’Ele é imputada sobre nós e nossa transgressão da Lei foi imputada sobre Ele na cruz. Somos justificados gratuitamente por meio da fé, não com base em nossa própria obediência, mas com base na obediência d’Ele. Como está escrito:

“Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. (Gálatas 3.13)

É por isso que “separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei", pois, aqueles que buscam ser reconhecidos como justos com base na própria bondade e justiça, estão declarando que não precisam do sacrifício expiatório por nossos pecados já que eles, por si só, são justos o bastante para serem aceitos diante de Deus.

É importante entender também que Paulo não está atacando a necessidade de obedecer a Lei de Deus. Pelo contrário, o texto pressupõe que o homem tem a obrigação de obedecer e é justamente POR TER ESSA OBRIGAÇÃO E NÃO CUMPRIR, que ele está de baixo da maldição. A maldição é simplesmente a condenação por ser um pecador. Cristo nos salvou dessa condenação ao ser condenado em nosso lugar no madeiro. Isso é justificação.

Mas será que tendo sido justificado gratuitamente por Deus, sem as obras da Lei, nós temos a autorização para viver de qualquer maneira na libertinagem e no pecado? É claro que não. Tendo sido justificado gratuitamente, fomos salvos da ira de Deus por transgredir Sua Lei, mas não fomos libertos da obrigação de obedecer Sua Lei, ainda que transgredí-la não poderá mais nos trazer condenação. Como está escrito:

“Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um Novo Pacto… não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu Pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o Pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. (Jeremias 31.31-33)

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis“. (Ezequiel 36.25-27)

“Anulamos, pois, a Lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a Lei“. (Romanos 3:19-25,31)

“Porquanto o que era impossível à Lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado, para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. (Romanos 8.3-4)

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". (Gálatas 5.13-16)

Como bem explicou S. Agostinho:

“Não é por meio da Lei que os ímpios são feitos justos, mas pela graça; e esta mudança é efetuada pelo Espírito de vida, sem o qual a letra mata… Portanto, a Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a Lei. Não é por qualquer culpa da própria Lei que ela não poderia ser cumprida, mas é culpa da mente carnal; e esta culpa deveria ser demonstrada pela Lei e curada pela graça…" (S. Agostinho, "O Espírito e a Letra", Capítulo 34)


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