Texto: II Crônicas 20
1 - Reconhecer Deus como Senhor absoluto da situação. (vers.6)
2 - Clamar a Deus e confiar. (vers. 9b)
3 - Reconhecer que não podemos fazer nada com as nossas próprias forças.
(vers. 12b) RESPOSTA DE DEUS - (vers. 15 e 17)
Não temam! Não se assustem! Não guerreiem!
A guerra é de Deus! Tomem posição! Fiquem parados!
VEJAM O LIVRAMENTO!
Enquanto esperamos o livramento, qual deve ser a nossa atitude? (vers. 21 e 22). louvor; ações de graças. Qual a conseqüência de termos total confiança de que Deus está no controle do problema?
(vers. 30) paz; repouso. Estamos passando por perigos? Estamos em dificuldades? Estamos com problemas? A receita de Deus para todos estes males está em Sua Palavra. Neste capítulo 20 de II de Crônicas, Deus nos mostra especificamente com agir quando nos defrontamos com situações, onde não sabemos o que fazer, mas Deus é maravilhoso, e em Sua Palavra, encontramos tudo que precisamos. Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com problemas que nos afligem. Encontramos pelo caminho da nossa vida, lutas e dificuldades. Porque na maioria das vezes nós os cristãos, saímos machucados e derrotados, tristes e abatidos. Não deveria acontecer isso, não é verdade? Porque DERROTA, em vez de VITÓRIA? Vamos à Palavra de Deus. Em II Crônicas 20, temos a resposta e solução de Deus ao: medo; ansiedade; tribulação; angústia; problemas, etc...etc...
(ler todo o texto de II Crônicas 20)
Vamos aprender com o rei de Judá, Josafá. Vamos ver o que ele fez quando teve medo.
(vers. 3 e 4) Quantos de nós na hora em que vem a luta, a dificuldade, se encolhe todo no meio do problema e tem medo? Ou será que agimos de um forma diferente? Murmuramos? Reclamamos? Se agirmos no critério de Deus, faremos como Josafá.
1 - O rei Josafá pôs-se a buscar a Deus . ( vers. 3 e 4)
Ele chamou o povo todo e conclamou-os a juntos buscarem a Deus. Eis aí uma reunião de oração. Nós temos irmãos na fé, que se solicitados podem lutar conosco em oração. Nada melhor para crescer na fé, passando por um problema. Já ouviram falar que provações são bênção disfarçadas? Quando a gente aprende a crer e confiar de que Deus está no comando, muito embora não vejamos nada acontecer para solucionar o caso... Quando aprendemos a entregar tudo e descansar... é como se passássemos pela luta, pelo problema, sem sentir. é como se passássemos caminhando por cima das muitas águas. Aleluia!!!
2 - Reconhecer Deus com Senhor (vers. 6)
Não há problema grande demais para Deus. O poder está nas mãos de um Deus que é Todo-Poderoso. Ele é suficiente. Ele domina sobre tudo e sobre todos. Nada resiste ao poder e a força do nosso Deus.
3 - Deus é o nosso ajudador. (vers. 9b)
Temos que saber que temos a quem recorrer. Não estamos à sós, muito embora possa parecer. Você está angustiado? Já não sabe a quem recorrer? Todo o teu esforço está sendo em vão? Olhe para a Palavra de Deus. "e clamaremos a Ti na nossa angústia, e Tu nos ouvirás e livrarás."(vers. 9b)
4 - Reconhecer que em nós não há força alguma.
Nós como seres humanos que somos, não sabemos como agir, não sabemos como resolver os nossos problemas. Quando mais olhamos para o problema, maior ele vai se tornar. Vamos experimentar olhar para Jesus Ele é a solução para os nossos problemas. Temos que confiar em Deus e olhar para Ele e não para os problemas.
5 - É Deus que resolve. (vers. 15)
Glórias a Deus, pois existe Alguém que resolve os nossos problemas. O SEU NOME É JESUS!!! Não nos assustemos com o tamanho do problema. Ele é grande? É assustador?
Deus é maior que tudo. Desde o momento em que colocamos o problema nas mãos de Deus, ele já não nos pertence mais. Ele é de Deus. É Ele que vai resolvê-lo para nós. "Vinde a Mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu fardo é leve e o Meu jugo é suave." (Mateus 11: 28-30)
6 - Fiquem quietos e vejam o agir de Deus. (vers. 17)
Já entregamos tudo nas mãos de Deus? Sem reservas? Agora a nossa posição é de aguardar. Ficar quieto. Parar de falar. Parar de murmurar. Parar de reclamar. Todas as vezes que entregamos uma causa para Deus, Ele pega a nossa causa para Si. Ele carrega o problema para nós. Mas, quando nos agitamos, achando que Deus está demorando, vemos que: "Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos." ( Isaías 55:8) Muitas vezes a demora de Deus é para nos ensinar. Deus é misericordioso. Ele é pronto para perdoar e tardio para se irar. A sua causa é que estão lhe fazendo mal? Deus ama esta pessoa. Ele se demora em agir, porque está dando tempo para arrependimento. Deus é misericordioso.
7 - Atitude de prostração submissão perante o Senhor adoração. ( vers. 18 e 20)
Josafá confiou. Não se agitou no meio do problema, mas confiou em Deus como o Todo-Poderoso Senhor da situação.
8 - Posse da bênção. (vs. 25)
Ao confiar em Deus depositando n'Ele o problema, a batalha já está ganha. É só aguardar e no tempo certo. No tempo de Deus, não no nosso tempo, ir buscar as riquezas. Ir buscar as bênçãos!
9 - Consequências da confiança em Deus Paz e repouso. (vs. 30)
Esta paz, esta segurança que adquirimos no meio do problema, no meio da provação, no meio da tormenta, é sobrenatural, ela vem de Deus. Só Jesus pode dar paz. Só Ele é a nossa segurança. Só Ele é o nosso refúgio. Só Ele nós dá paz, segurança e refúgio no meio da tribulação. Ele é a resposta para todos os nossos problemas. Não há problema grande demais para Deus. O que é impossível para os homens, é possível para Deus.
Entregue hoje o seu problema nas mãos de Deus! Você não vê solução para a sua vida? Tudo parece difícil? Saiba que Deus é suficientemente capaz para tomar conta do seu problema, seja ele o que for; financeiro, doença, emprego, familiar, etc... Segure hoje nas mãos de Deus. Ele está com as mãos estendidas, pronto para nos ajudar. Deus espera o tempo todo por nós. Chega de chorar. Chega de sofrer. Chega de reclamar. Nós somos Filhos do Rei! Ele é o Senhor dos senhores! Ele é o Rei dos reis! ELE É JESUS!!! "Buscai o Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto." ( Isaías 55:6) "De lá, buscarás ao Senhor teu Deus, e O acharás, quando O buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma." ( Deuteronômio 4: 29)
Autora: Célia Maria Pacheco Pernica
Nenhum comentário:
Postar um comentário