Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de junho de 2011

SÉRIE - Histórico das Seitas Brasileiras - CULTURA RACIONAL

 

O Universo em Desencanto – Cultura Racional

 

      A Cultura Racional foi fundada por Manoel Jacintho Coelho, em 04 de Outubro de 1935 na Tenda Espírita Francisco de Assis, Na Rua Lopes da Cruz, nº 89, Méier, RJ. O mesmo recebeu a ordem superior de fechar o templo, pois era iniciado naquele momento a nova era o verdadeiro terceiro milênio.

      Manoel Jacintho Coelho nasceu no Dia 30 de Dezembro do ano de 1903 na Rua Barão de Iguatemi, no Matoso, RJ. E para os seguidores da cultura racional ele e na realidade um “Habitante do Mundo Racional”, que aceitou se materializar para ensinar através da obre “Universo em Desencanto” uma coletânea de livros com fundamentos centrados na ideologia da Cultura Racional. Explicando temas metafísicos, ética, além da formação do Universo, da Terra, da Vida, a evolução do mundo e o destino final de todos os seres existentes. Faleceu no dia 13 de janeiro de 1991, ou como alguns dizem; “Voltou para seu local original”.

       Mais no que acredita a Cultura Racional? A principio Cultura Racional não e Seita, Religião, Espiritismo, Doutrina, Filosofia, Ciência e sim a CULTURA DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. Seus estudiosos acreditam na existência do Mundo Racional, habitantes com corpos de Energia pura e limpa. Na existência de uma Planície acima do Sol, da Lua, das Estrelas, dos Planetas, enfim, de toda esta Mecânica Material e Celeste. A origem deste planeta poluído ocorreu por desobediência de alguns seres existentes terem entrando em um pedaço desta planície que ainda não estava pronto para progresso, ocorrendo uma transformação que origina o que hoje denominam como as Sete Partes do Porque Assim Somos: o Sol, a Lua, as Estrelas, a Água, a Terra, os Animais e os Vegetais.

     O surgimento da Obra Universo em Desencanto já havia sido previsto por vários sábios como São João, Santa Odília e Nostradamus. Outro fato divulgado pelos Racionais e que os OVNIS são naves que transportam habitantes do nosso verdadeiro mundo de origem, e impossível não comparar com o livro “Eram os deuses astronautas”, pois a ideia e bem parecida. A missão deles seriam trazer o bem e estudar as conseqüências causadas pela desobediência.

      Manoel Jacintho Coelho se dedicou a caridade sua residência na Rua Áurea em Belford Roxo, município da baixada fluminense no Rio de Janeiro. Ficava cheio de pessoas transitando, por este motivo na década de 70 comprou uma chácara em Vila de Cava, Nova Iguaçu município vizinho. O local passou a ser conhecido como “Retiro Racional”, por ser um local mais calmo e com menos pessoas para terminar a Obra Universo em Desencanto.

       Procópio Ferreira foi um dos primeiros divulgadores famosos a divulgar a cultura racional, o mesmo estava muito doente e desenganado por médicos. O farmacêutico que lhe aplicava injeção presenteou a ele com um dos livros do Universo em Desencanto e disse que estes livros resolveriam o seu problema. Com o benefício alcançado e gratidão, Procópio Ferreira foi morar em Nova Iguaçu falecendo anos mais tarde em 18 de Junho de 1979.
      Jackson do Pandeiro assim como os compositores João Roberto Kelly e Tibério Gaspar, também aderiram à cultura racional. O pai deste último já pertencia ao Universo Racional e foi na casa deste amigo que Tim Maia recebeu um livrinho e fez o primeiro contado com a cultura. Este livrou mudou sua estória e Tim Maia passou a ser o maior divulgador e colaborador da cultura racional até hoje. Muitas são as lendas desta fase, Tim teria mergulhado de cabeça no racionalismo por problemas pessoais e ate mesmo pelo desejo de entrar em contato com discos voadores. Teria Se desfeito da coleção de Black de Music e passou a dar entrevistas atacando antigos amigos ou ídolos, como Raul Seixas e John Lennon, a quem acusava de “enganadores” – o primeiro, em especial, pelo seu envolvimento com o mago Aleister Crowley.

      Passou a se vestir de branco e a barra a visita de quem não estivesse vestido com a mesma cor. Começou a presentear os amigos com livros da coleção “Universo em Desencanto” e a tentar converter todos, inclusive os músicos das sua banda Vitória Régia. Nos anos de 1974 e 1975, gravou dois LPs intitulados; Tim Maia Racional volume I e II com renda revertida para cultura racional.

      Seus shows passaram a ser inteiramente dedicados a “causa”, incluído distribuição de folhetos e estudantes da cultura racional pregando no palco. Convidado para uma apresentação na Rede Globo, o cantor levou um grupo para o evento, como todos estavam vestidos de branco o diretor pediu que trocassem a roupa devido a problemas técnicos com a cor. Tim Maia não aceitou o pedido e se retirou da emissora.

       Em 1975 “o sindico” deixou a cultura racional, segundo a biografia escrita por Nelson Motta; Tim Maia estava cheio de divididas, magoado, ferido e totalmente desencantado com tudo buscou refugio nas drogas. O cantor não comentou muito sobre o caso ate resolver abrir o verbo acusando seu antigo “Grão-Mestre Varonil” de vender milhões de livros a suas custas e planejar construir um motel para extraterrestres. Em 1988 o jornalista Thomas Pappon foi entrevistá-lo para a revista BIZZ, tocou no assunto e tudo que ouviu foi um lacônico “eu me liguei nisso quando estava naquela fase mística dos trinta anos…”.

       O fato e que a cultura racional gera curiosidade em muita gente, discos voadores são cultuados em todo mundo. A pedido do próprio Tim Maia, os discos de vinil em homenagem a cultura racional durante anos não foi lançado, pelou menos oficialmente. Era bem comum encontrar cópias não oficiais em CD-R vendidas em paginas da internet, versões inéditas de canções da época sempre são copiadas. A alguns anos finalmente as gravações foram remasterizadas e lançadas em CDs autorizado por seus filhos e herdeiros.
 
 A salvação na Cultura Racional acompanha a linha reencarnacionistta, com algumas peculiaridades. O homem pode evoluir ou involuir, de acordo com sua dedicação ao estudo e à prática do livro Universo em Desencanto. Em sua involução, o homem pode ir regredindo em uma série de reencarnações, transformando-se em vários animais diferentes, até tornar-se o que é chamado de racional puro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário