Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

24 de novembro de 2010

OS CÉUS



Na primeira carta do apóstolo Pedro lemos um pedido do apóstolo: "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma..." (2:11). Ele escreve aos crentes como sendo peregrinos e forasteiros, como pessoas que vivem em terra estranha e que caminham sem fixar cidadania.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Filipenses afirma: "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (3:20) E o Senhor Jesus Cristo, antes de subir aos céus, disse aos seus discípulos que ia para a casa do Pai e que estaria preparando lugar para eles (João 14:2).
O que a maioria das pessoas chamam de "céu" é realmente uma cidade eterna que a Bíblia chama de "nova Jerusalém" (Apocalipse 21:2). 

A cidade eterna é descrita assim:
“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o Seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus”.
“Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas”.
“E o que estava assentado no trono disse: Faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, pois estas palavras são verdadeiras e fiéis”. (Apocalipse 21:3-5)
A nova Jerusalém será a eterna morada do povo de Deus. Deste lugar, a Bíblia diz que "nada impuro e nem o que pratica abominação e mentira, nunca  entrarão lá, mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no livro [de Jesus] da vida" (Apocalipse 21:27).
Somos informados de que todas as pessoas experimentarão uma ressurreição corporal dentre os mortos, e todos aparecerão diante do tribunal de Cristo (Apocalipse 20:11-13). Embora inicialmente Jesus veio à Terra como um Salvador, Ele irá agora funcionar como juiz. Aqueles cujos nomes não são encontrados escritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14-15).
A idéia de que todos irão para o céu e verão seus familiares não é bíblica. Jesus disse que somente aqueles que crêem nEle encontrarão a vida, porque "ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Em Apocalipse 7:9 somos informados de que, no céu, haverá uma multidão de pessoas de todas tribos, línguas, povos e nações, que terão a vida eterna por causa de sua fé em Jesus. 

"O Céu é um lugar ou um estado?" 
A Bíblia ensina claramente que o Céu é um lugar.
 É um lugar de descanso, de delícias, de atividade. Jesus subiu ao Céu corporalmente.
 Ele nos falou do Céu como um lar: Jo 14.1-5. Existem lugares preparados no Céu. A descrição do Céu em Apocalipse não comporta imaginações estranhas: o Céu é um lugar. Graças a Deus!
Entretanto,o  conceito de céu é fora do alcance da nossa comprensão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:9 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” 


Céu ou Céus?
A palavra hebraica traduzida em português como "céu" é samayim, mas  não é um substantivo singular. Em vez disso, é uma palavra no plural e seria melhor traduzida como "céus",  ocasionalmente aparece no plural em algumas traduções em português. O grego também é, às vezes, mas não consistentemente, proferida no plural. A teologia tradicional trata céu como um lugar único ou existência, mas o texto deixa claro que há de vários "céus".
Shamayim vem shameh, uma raiz que significa ser elevado. Significa literalmente o céu.
"Shamayim" é um conceito fundamental na Bíblia. Há pelo menos três shamayim diferentes ou "céu" da Bíblia: 
1) O céu, ambiente onde as aves voam e as nuvens vagueiam sobre a terra;
 2) O céu, onde os corpos celestes estão vagando (planetas, estrelas errantes) e as estrelas residem; 
3) O céu, onde Deus e "as hostes do céu" residem (Isaías 57:15), também chamado de"paraíso", o "céu dos céus", ou em hebraico h'shamayim shamayi (ם שמי ה שמי) nas Escrituras (Dt 10:14; 1 Reis 8:27; 2Cr 2:6, 6:18; Neemias 9:6).
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo fala de sua experiência do terceiro céu: 
"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu (gr. "ουρανός"). E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve". (2 Coríntios 12:2-6, ACF)


A Mística Judaica  e os Sete Céus
Por vezes ouvimos falar da existência de sete céus.Trata-se de uma expressão judaica baseada no conceito de existirem sete céus. Alguns livros apócrifos como o Livro dos Segredos de Enoch e o Livro da Ascensão de Isaías citam a existência de sete céus.  
Shamayim: O primeiro céu, regido pelo Arcanjo Gabriel, é o mais próximo dos reinos celestiais para a Terra, é também considerada a morada de Adão e Eva.

Raquie: O segundo céu é duplamente controlado pela Zachariel e Raphael. Foi neste céu que Moisés, durante sua visita ao Paraíso, encontrou o "anjo Nuriel" . Além disso, Raquie é considerado o reino onde os anjos caídos estão presos e os planetas apertados.

Shehaqim: o terceiro céu, sob a liderança de Anahel, serve como casa do Jardim do Éden e a árvore da vida, é também o reino onde o maná, o alimento sagrado dos anjos, é produzido. O Segundo Livro de Enoque, por sua vez, afirma que tanto o Paraíso e Inferno estão alojados em Shehaqim com o inferno está localizado apenas "do lado do norte."

Machen: o quarto céu  é regido pelo Arcanjo Miguel , e de acordo com o Talmud Hagiga 12, que contém a celeste Jerusalém, o Templo e o Altar.

Machon: o quinto céu está sob a administração de Samael, o anjo designado mal por alguns, mas  para outros é apenas um anjo das trevas a serviço de  Deus.

Zebul: O sexto céu está sob a jurisdição do Sachiel.

Araboth: o sétimo céu, sob a liderança de Cassiel, é o mais sagrado dos sete céus, porque abriga o Trono da Glória com a presença dos Sete Arcanjos e serve como um reino em que Deus habita, por debaixo do trono se encontra a morada de todas as almas de seres humanos que ainda não nasceram. Também é considerada a casa dos Serafins,  Querubins, e o Hayyoth (hebraico חַיּוֹת "seres vivos").
 
De acordo com os ensinamentos Judaicos no Talmud, o universo é composto de sete céus, como abaixo:[1][2] 
  1. Vilon (וילון), veja também (Isaías 40:22 - "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;").
  2. Raki'a (רקיע), veja também (Gênesis 1:16-17 - "E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,").
  3. Shehaqim (שחקים), veja (Salmos 78:23 - "Ainda que mandara às altas nuvens, e abriu as portas dos céus,").
  4. Zebul (זבול), veja (Isaías 63:15 - "Atenta lá do céu, e olha lá da habitação da tua santidade e da tua glória; onde está o teu zelo, e as tuas grandezas? o anelo das tuas entranhas e as tuas misericórdias estancaram para mim.", I Reis 8:13 - "Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.")
  5. Ma'on (מעון), veja (Deuteronômio 26:15 - "Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo de Israel, e o solo que nos deste, assim como prometeste com juramento a nossos pais, uma terra que mana leite e mel.")
  6. Machon (מכון), veja (Deuteronômio 28:12 - "Jeová te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar a chuva da tua terra a seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos. Emprestarás a muitas nações, porém não tomarás emprestado.")
  7. Araboth (ערבות), o sétimo céu onde os Ofanins (ou Tronos na mitologia cristã) e os Hayyoth (ou Serafins na mitologia cristã) residem.
A literatura Judaica Merkabah e Heichalot discutiu detalhes destes céus, algumas vezes conectada às tradições relacionadas com Enoque, como o Terceiro Livro de Enoque[3].
Referências:
1. The Seven Heavens in the Talmud.(see Ps. lxviii. 5). em Inglês 
2.  http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=1521&letter=A#4364 em Inglês
3. Scholem, Gershom Jewish Gnosticism, Merkabah Mysticism, and the Talmudic Tradition, 1965 - em inglês.
http://pt.wikipedia.org/wiki/SeA9uste_C%C3%.

 
 

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