Na Polônia, um túmulo antigo surpreendeu arqueólogos ao revelar restos de 115 crianças com moedas na boca. O cemitério foi escavado depois que trabalhadores da construção civil descobriram ossos numa obra em Jeżowe, no sudeste do país, e chamaram as autoridades.
"Com base em observações arqueológicas até o momento, podemos concluir que cerca de 70 a 80% de todos os enterros são crianças", levantou a Direção Geral de Estradas e Rodovias Nacionais. A análise primeira dos corpos surpreendeu quando os pesquisadores perceberam a presença de moedas na boca de alguns.
Para a arqueóloga Katarzyna Oleszek, responsável pela escavcação: “certamente é um sinal de suas crenças. As moedas são chamadas obol dos mortos ou obol de Charon. É uma antiga tradição pré-cristã. Mas é cultivado há muito tempo, mesmo no final do século XIX, e era praticado pelo papa Pio IX”.
Essa descoberta comprova lendas locais de que crianças eram enterradas na região conhecida como Montanhas da Igreja. Não havia outros objetos quaisquer nos sepultamentos, como botões, pregos ou tábuas de caixão.
Porém, o “arranjo dos esqueletos, o estado de sua preservação, mostra que a descoberta é um cemitério da igreja católica, que certamente foi resolvido. Nenhum túmulo é danificado por outro. Os habitantes sabiam exatamente onde eles tinham sepulturas e cuidaram deles”, disse Oleszek.
FONTE:
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/cemiterio-do-seculo-16-revela-esqueletos-de-criancas-com-moedas-na-boca.phtml?
Nenhum comentário:
Postar um comentário