Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

25 de outubro de 2019

CRISTÃOS COVARDES, RELATIVISMO E PRAGMATISMO.


Resultado de imagem para CRISTÃOS COVARDES, RELATIVISMO E PRAGMATISMO.


Mateus 21: 23. E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os principais sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? E quem te deu tal autoridade? 24. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto. 25. O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? 26. E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.

Jesus Cristo estava no templo ensinando, quando os líderes judeus foram questiona-lo. Ele havia acabado de purificar o templo, expulsando todos os que faziam comércio em local proibido. Eles queriam saber quem era Jesus e com que autoridade, Jesus agia. Na verdade, eles não estavam sendo sinceros, mas incrédulos e hipócritas. Eles já tinham bastantes evidências sobre quem era Jesus. Eles apenas queriam acusa-lo de blasfêmia quando ele identificasse sua autoridade como vinda de Deus, como em outras ocasiões (Jo 5.18; Jo 10. 31- 33).

Jesus responde a eles com outra pergunta, sendo a respostas deles a condição para a resposta de Jesus ( Mt 21.24).
A pergunta de Jesus significava o seguinte: João Batista era um enviado de Deus ou não? ( Mt 21. 25).

Esses homens que eram egoístas, amantes de si mesmos, raciocinavam como responder de maneira que não prejudicasse a eles e o relacionamento deles com o povo.

Se a resposta dos líderes religiosos fosse “ dos céus”, então deveriam concordar com João Batista que estava sempre apontando para Jesus como o Cristo (Jo 1.19,26,27), isso revelaria a hipocrisia deles em não agirem de acordo com o que criam( vs 25 ).Mas, se respondessem "dos homens", a multidão poderiam rejeita-los, persegui-los e até apedreja-los porque consideravam João Batista um profeta enviado por Deus.

Eles deveriam tomar uma posição, mas o medo de serem rejeitados, o medo de perderem suas posições de autoridades diante do povo, e serem perseguidos por causa da “verdade”, os levaram a dar uma resposta mentirosa. A resposta deles foi um simples “não sabemos”.

Essa resposta revela o pensamento relativista e pragmático da mente desses líderes religiosos.

O que é o relativismo? É a crença de que não existe uma verdade absoluta. O que para uma pessoa é verdadeiro para outra não é. O que para um é bom para o outro pode ser ruim. Ninguém pode julgar ninguém, dizendo que alguém está errado, pois, não existe um Padrão de certo e errado. Ninguém pode julgar o outro por suas crenças e condutas. Não existe um padrão universal que julgue todas as afirmações como certa ou errada, cada um tem o seu padrão de verdade. Cada um tem sua opinião sobre algo e devemos respeitar. Esse é o pensamento relativista.

O irmão próximo do relativismo é o pragmatismo. O pragmatismo é crença de que o correto é aquilo que funciona. É aquilo que cumpre as minhas expectativas. Se algo funciona para alguém, então está correto.

Nós cristãos não somos relativistas, nem pragmáticos. Nós cremos que a Bíblia é a única regra para todos. Todos os pensamentos, opiniões e ideias devem ser submissas ao Padrão das Escrituras Sagradas. A verdade é uma só e ela não está em nós, ele vem de fora, ela vem de Deus. A Verdade está revelada na Bíblia. O correto não é aquilo que funciona, não é aquilo que cumpre as nossas expectativas, mas o que a Bíblia diz. Não são os resultados que interessam, mas a fidelidade a Deus.

Os líderes religiosos tinham a revelação de Deus. Eles sabiam que João Batista era um verdadeiro profeta e que Jesus era o Cristo, Filho de Deus. Mas eles estavam cegos, eles eram dominados pelo egoísmo. Eles eram pragmáticos, a resposta que funcionaria para eles era dizerem que não sabiam a resposta, mesmo sabendo a resposta verdadeira. Eles sabiam como deveriam agir, mas agiram segundo os seus corações, baseados nos resultados satisfatórios a eles, ao invés de agirem de acordo a verdade. Isso é pragmatismo. Isso é covardia. Isso é diabólico.

Um “cristão” com pensamentos relativistas e pragmáticos é semelhante ou pior do que esses líderes religiosos, pois obtiveram maior revelação do que eles.

Muitos que se dizem cristãos não querem se posicionar contra a homossexualidade, feminismo, comunismo, aborto, adultério, falsas religiões e contra os falsos mestres. E quando se posicionam afirmam não saber a verdade sobre o assunto ou apoiam os praticantes desses pecados. Eles agem assim não porque não sabem a verdade sobre essas coisas, pois Deus as revelou na Bíblia, mas, porque amam mais a si mesmos do que a Cristo. São covardes que não querem ser perseguidos por amor ao Evangelho. O que funciona para eles, o que os coloca na melhor situação diante dos incrédulos é a regra de conduta deles.

Pastores e igrejas que não disciplinam os membros por medo de perderem da membresia familiares desses membros que são influentes, estão agindo de acordo com o relativismo e pragmatismo. São covardes e incrédulos, pois temem a homens e não a Deus. Jovens que estão na faculdade, que são expostos a ideias contrárias à Palavra de Deus e se calam para não serem perseguidos, pais cristãos que não disciplinam seus filhos para não magoa-los ou serem desprezados por eles também estão negando a Verdade, sendo relativistas e pragmáticos.

Todos os relativistas querem agradar a todos por medo de sofrerem as consequências de serem firmes e viverem de acordo com a Verdade Bíblica. Querem agradar a todos com a finalidade de agradarem a si mesmos. A verdade só é afirmada quando lhes convém, quando não, eles a negam. Eles não se importam com a vontade de Deus, mas com as suas.

Esses religiosos não se importavam se o batismo de João era do céu ou dos homens. O que importava era que eles não fossem perseguidos, desmascarados, chamados de hipócritas. Da mesma forma alguns que professam a fé cristã não se importam com a Verdade, mas se importam apenas em manter seu conforto, suas amizades, suas posições diante dos homens. Esses que agem assim como esses líderes religiosos negam a autoridade de Cristo em suas vidas, o fim deles também é semelhante, é o inferno eterno “porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (Ts 2.10). Os covardes não entrarão no Reino dos céus ( Ap 21.8).

Você tem agido assim? Você é um relativista? Você tem sido pragmático? Se sim, talvez você não seja um Cristão. Você não pode negar a Verdade e dizer que é um cristão. Quem nega a Verdade para o seu próprio bem não tem parte com Jesus que é a Verdade absoluta. Quem ama mais a si mesmo mais do que Cristo, não é um seguidor de Cristo. Está em cima do muro como esses líderes religiosos estavam, é o mesmo que está contra Cristo. Não tomar uma posição é tomar a posição de não se posicionar de acordo com a verdade Bíblica. Quem não está com Cristo, está contra Cristo. Não existe neutralidade nesse mundo. (Mt10: 37).

Quando tememos a forma como as pessoas reagirão à nossa firmeza diante da verdade, estamos sendo escravos de suas opiniões e dos nossos desejos de sermos aceitos por elas. Ser pragmático é ser escravo dos resultados favoráveis, ser Bíblico é ser livre e independente dos resultados, fiel a Deus, pois a verdade já o libertou (João 8.31-32).

Jesus não nos chamou para sermos amigos queridos do mundo, mas nos alertou de que seríamos rejeitados e perseguidos pelo mundo por causa dele. A resposta dos incrédulos à verdade pregada pelos cristãos não é aceitação, mas oposição. Devemos entender que iremos ser perseguidos pelo mundo e na maioria das vezes serão pessoas próximas a nós: amigos, colegas de faculdade e trabalho, familiares e até pessoas que se dizem cristãs (João 15.18-21). Não devemos temê-los, pois não podem fazer nenhum mal à nossa alma, antes devemos temer a Deus e não aos homens (Mt 10: 28; At 5.28).

A paz que o mundo oferece é contrária verdade de Deus. Está em paz com o mundo é está em guerra com Deus (Tiago 4: 4). “É muito melhor ter como adversários o diabo e o mundo do que tê-los como nossos amigos”. “Cristãos” amigos do mundo serão condenados junto com o mundo porque também são mundanos. É melhor ser inimigo do mundo do que inimigo de Deus (Mt 10.32-33); (Mt10: 37).

A oposição dos incrédulos contra o Cristianismo é sinal que estamos do lado certo e que vencerá no final, Cristo e sua Igreja.
 
 

Sola Scriptura

Por Thiago da Silva Vieira
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário