Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de maio de 2019

ORIGEM DO LIVRE ARBÍTRIO






A mentira de que o homem é capaz de escolher o seu próprio destino vem desde o princípio, desde o Jardim do Éden, a qual foi inventada pelo diabo para que o homem pensasse que era livre para fazer escolhas e ser senhor de sua vida.  
Ver: Gênesis 3:1-7


Só Deus é livre para fazer escolhas porque tudo é dele e tudo lhe obedece, seja vida ou morte; seja bem ou mal; sejam anjos ou demônios; seja justos ou ímpios, seja no céu na terra ou no abismo. Só Ele faz o QUE QUER, COM QUEM QUER E QUANDO QUER.

Vemos o diabo dizer que eles seriam como Deus se comessem do fruto, ao incitar a Eva a escolher contra o mandamento; porém, eles só fizeram a vontade de Deus, porque para isso foram criados, mas não que Deus alguma vez tenha falhado. Este texto não prova que existe livre arbítrio, mas pelo contrário, mostra que o homem nem sequer tinha capacidade de fazer uma escolha consciente, pois ele era cego e não tinha consciência do bem e do mal.

Porque o conhecimento do bem e do mal estava no fruto da árvores e por isso diz que só depois deles comerem do fruto é que os seus olhos se abriram para entender o que fizeram, porque nem sequer sabiam que estavam nus, e por isso diz: E FORAM ABERTOS OS SEUS OLHOS, E CONHECERAM QUE ESTAVAM NUS.

Logo estavam cegos quanto à consciência do bem e do mal, e que na verdade só poderiam desobedecer, porque o homem é feito já em pecado e a própria carne é inimizade contra Deus. e por isso a Eva pecou ainda antes de comer do fruto ao cobiçar contra o mandamentos de Deus, em que diz: VIU QUE ERA BOA PARA COMER E DESEJÁVEL, pois o pecado nunca é a transgressão fora do homem, mas sim o que sai de dentro do coração, porque a tentação procede do pecado.
Ver: Mc 7:15-23

Além disso como o homem sem entendimento poderia resistir ao tentador, o ser mais sábio que existe no mundo?

E ao longo dos séculos essa mentira tem prosperado e enganado bilhões de pessoas nascidos de Adão; porém, nenhum nascido em Cristo pode ser enganado. E na verdade, ele tentou fazer o mesmo com Cristo o que fez com Adão, mas ao contrário de Adão, Cristo era cheio do conhecimento de Deus desde de nascença e por isso nunca poderia ser enganado.
Ver: Lucas 4:3-12

Por isso nos dias de hoje vemos o diabo a dizer a todo o mundo: COME DO FRUTO E SERÁS COMO DEUS, e como? Ensinando o livre arbítrio, dizendo que o homem tem direito ao melhor do mundo, a decidir a ser prospero, e a ser exaltado para decidir a tua vida como prometeu o diabo a Jesus no deserto.

E assim todos usurpam o trono de Deus querendo ser igual a Deus, pensando que Deus não pode nada a não ser que ele decida, ou seja: O diabo ensina que TUDO DEPENDE DA VONTADE E DAS ESCOLHAS DO HOMEM, E ATÉ DEUS PARA SER DEUS NA VIDA DO HOMEM, SÓ PODE SER DEUS SE O HOMEM LHE DER PERMISSÃO.

Por isso até na cruz o diabo usou os seus ministros para pôr em descrédito que Cristo era o Messias, desafiando Cristo a sair da cruz, para que ele violasse o mandamento do Pai, assim como ele fez com Adão.
Ver: Lucas 23:35-39

O diabo usou a mesma estratégia, porque assim como ele dizia no deserto, SE ÉS FILHO DE DEUS, DECIDE, FAZ, ...assim também na cruz, diziam: SE ÉS O MESSIAS, SALVA-TE, SAI DA CRUZ, SALVA-NOS, etc...

Porém, nem Cristo tem livre arbítrio; porque assim como a árvore má não pode dar bom fruto (Adão e sua semente), assim também a boa árvore não pode dar mau fruto (Cristo e a sua semente). E por isso ele mesmo testificando da sua inutilidade, porque tudo o que ele fazia e falava não era dele mesmo, de sua capacidade, mas o Pai que nele estava é quem falava e fazia as obras nele, e por isso,dizia:

EU NÃO POSSO DE MIM MESMO FAZER COISA ALGUMA.
João 5:30

Porque eu NÃO TENHO FALADO DE MIM MESMO; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
João 12.49

ASSIM É TODO O NASCIDO DE DEUS.

Por isso os argumentos de hoje do diabo são os mesmos que dizem dos justos. Diz que as igrejas pequenas não são de Deus, que são gente sem estudos, não prosperam e não têm onde cair mortos, e que são gente fraca e doente, e que a pobreza e doença é coisa do diabo, e muitas outras coisas semelhantes a essas que usam para julgar pela aparência.

Mas deles mesmo, dizem: A prova que eu sou de Deus é que a minha vida corre bem, tenho prosperidade, somos milhares, os sinais que acontecem diariamente, etc...porque eu escolhi Deus, e decidi, lutei e determinei a bênção de Deus em minha vida.

Mas naquele dia Cristo lhes dirá a todos os que defendem o livre arbitrio: “EU NUNCA VOS CONHECI”.

O livre arbitrio promove a ilusória grandeza e a falsa soberania e as falsas capacidades do homem (eu sou, eu quero, eu faço, eu escolho, eu determino, etc....), em que o homem fala de si mesmo e por isso todo o seu querer se baseia na vontade da carne e nas coisas deste mundo, cujo deus deste mundo parece oferecer como tentou fazer com Cristo, e cega todo o mundo para que não vejam a glória de Cristo na face do nascido de Deus, o qual é considerado um louco e um desgraçado pelo mundo.

Porém, o diabo só terá sucesso naqueles que lhe pertencem, porque contra o eleito ele nada pode.



Pr. Carlos Brito
Pecador Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário