Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

13 de maio de 2018

Você é Pentecostal? Entenda o problema do Pentecostalismo.




Eu sou Teólogo em Pentecostalismo. Também conheço muitos pastores pentecostais que são homens verdadeiros e sinceros de Deus, trabalhadores duros que fazem sacrifícios tremendos para o reino de Deus.

O problema realmente se encontra com os excessos de uma minoria de pastores, celebridades, evangelistas, músicos e outros, e até certo ponto mais profundo com a mentalidade da maioria das pessoas que constituem a Congregação Pentecostal.

Há muitos que verão problema com o que está escrito neste artigo, no entanto eu o ofereço sem desculpas.

Escrevo este artigo não para criticar, mas para provocar. Meu sincero desejo é ver a reforma no Igreja Pentecostal.

Mas a reforma do quê?

Desejo para o extraordinário. Muitos problemas associados com os grupos carismáticos marginais resultam de um desejo para o sensacional. A verdade bíblica não é suficiente para um típico Pentecostal. Como resultado, eles estão sempre à procura de algo novo. Eles se preocupam pouco sobre a doutrina, a exegese adequada ou integridade bíblica, consideram que isto não é espiritualmente suficiente. Eles querem unção, poder, visões, revelações – ou qualquer aparência de tal – genuínos ou falsos. Eu acho que Eva foi a primeira pentecostal.

Apenas recentemente, em Trinidad (2000), um ministro em particular foi anunciado dos púlpitos mais renomados do país. Ele alegadamente herdou uma multi-bilionária fortuna, e havia prometido dar financeiramente para igrejas.

Como resultado, alguns pastores estavam dando garantias de que “não haveria mais pobres em Trinidad”. Quando eu ouvi falar dele, o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça foi cético “O que esse cara realmente está fazendo?” O tempo iria autenticar minhas suspeitas.

Pastor “vaquinha”, posteriormente, atraiu alguns dos membros mais ricos da outras igrejas, e formou sua própria congregação de “elites”. Nada materializado de sua suposta fortuna. Ele finalmente passou algum tempo na cadeia e aguarda julgamento por fraude.

Por que essas coisas acontecem com os pentecostais? Não são os  que deveriam ser os mais exigentes? A verdade é que que qualquer charlatão poderia proferir declarações bombásticas, e eles aceitariam sem verificar os fatos e examinar a história toda.

Pentecostais acreditam que é rebelde questionar os ensinamentos e práticas de figuras de autoridade. Pentecostais são ensinados a não questionar. Para racionalizar é fazer com que mentiras racionais. É contrário à “fé”.

Uma vez eu emprestei um cópia do cristianismo de Hank Hanegraaff para um crente em crise, e eu recomendaria o livro para qualquer cristão sério.

Como eu admiro o zelo do típico Pentecostal, mas como eu gostaria que o mesmo zelo pudesse ser redirecionado para lutar pela fé, em vez de frequentemente defender o indefensável.

Como resultado pastores que pensam que são profetas, tem uma infinidade de falsas profecias, e nunca ser rotulado como falsos profetas. “Não toque O ungido de Deus.”

Francamente, enquanto eles têm as pessoas estúpidas seguintes deles até a morte e pagando seu salário, os fiéis não tem nada. Eu acho que é imperativo para alguns pastores para manter seu povo em ignorância. Eles querem ser um grande peixe em um pequeno lago, mas não um pequeno peixe em uma grande lagoa. Eles preferem ser cantados como heróis entre os seus próprios, do que servos sem rosto e sem nome de Cristo.

Alguma vez você já se perguntou por que os pregadores pentecostais não podem simplesmente dizer que eles tem a dizer, sem o alarde e comoção? A resposta é que a pregação deve ser feita de uma maneira ungida, ou pelo menos percebida assim. Alguém poderia explicar a Palavra de Deus de forma eloquente e ele receberia aplausos econômicos. Se ele quiser melhorar a resposta da multidão, tudo o que ele tem é colocar um pouco de choro em sua voz e jogar em uma linha de soco cativante todo aqui e lá. Um pouco de ódio e movimento em palavras e frases estratégicas, geraria ainda mais uma ovação arrebatadora. Eles pulam, correm em volta do palco (como oposição ao altar), ou sobem em uma cadeira enquanto pregam.

Esses pentecostais não sabem a diferença entre unção e controle de multidões. Eles não conseguem diferenciar entre a presença de Deus e a presença de arrepios temerosos.

Daí que seria sempre presa a qualquer pregador, retirar de seu chapéu todos os truques e artimanhas frenéticas necessárias para promulgar-se como um verdadeiro homem de Deus.

Da minha experiência, as pessoas mais pagam e dizem respeito as personalidades e celebridades do que com o conteúdo de sua mensagem. A simples presença de um grande pregador ou cantor é suficiente para trazer o melhor de uma multidão. E eles chamam isso de Unção.

Porque os pentecostais estão sempre buscando o sensacionalismo, o mais absurdo “Mover de Deus” são feitas em suas igrejas. Reuniões onde as pessoas rolam nos tapetes, riem descontroladamente, e até guincham.

O que uma vez levou Jesus para expulsar um demônio (Marcos 9:20,26), agora está sendo impingido como uma verdadeira manifestação de Deus.

Há alguns pregadores que, em seus momentos honestos têm suas dúvidas, mas só quero tanto acreditar que estas coisas são de Deus. Eles não podem pagar. Fazer o contrário é entregar o sensacionalismo que tão avidamente desejam.

Qualquer um pode falsificar alguns milagres, enquanto eles renunciam certas pessoas para socorrê-los no momento certo. Assim, muitos pregadores afirmam ter o poder de curar, ainda que hajam poucos milagres genuínos. Eles vão apaixonadamente orar por alguém, em seguida, fazer perguntas como “Como você se sente agora?” O que você espera que eles digam? “Pior ainda”? É claro que eles vão dizer que se sentem melhor.

Então lágrimas de alegria começarão a rolar pelas faces dos crédulos. Ninguém tem uma maior propensão para o exagero que um pregador Pentecostal. “Nós tivemos um grande momento na presença de Deus. Milhares de pessoas foram curadas.”

Então, onde está a evidência de toda essa cura? Pessoas são instadas a não voltar para médicos para confirmarem sua cura uma vez que este poderia indicar dúvidas, e eles perderiam o mérito pela suposta cura.

Conclusão

É verdade que muito do que eu escrevi não é verdade para todos os pentecostais, isso aplica-se a alguns pregadores que se consideram  celebridades e aqueles que aspiram ser como eles. O problema ainda maior, no entanto, é a ingenuidade de seus seguidores. É irônico que em um movimento onde o poder de Deus é tão enfatizado, que leigos são tão emasculado do poder de pensar por si mesmos, e racionalmente pesquisar a verdade por si mesmos. Meu desejo é ver essa reforma no Igreja Pentecostal.


AUTORIA:
https://bibliacomentada.com.br/index.php/voce-e-pentecostal-entenda-o-problema-pentecostalismo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário