Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

5 de setembro de 2017

Perigos da religiosidade



Imagem relacionada 


Muitas pessoas acham que estão servindo a Deus com certos costumes religiosos, mas será que estão mesmo?
A religiosidade exagerada é realmente um veneno que volta o ser humano contra o próprio Deus, embora esteja convencido de que só está fazendo as coisas certas.
Neste estudo bíblico você verá exemplos de religiosidade na Bíblia que estão tão próximos, você convive com eles, talvez pratique alguns,  fazem mal ao corpo de Cristo, e nem se percebe.

#1 A religiosidade exagerada despreza as pessoas necessitadas, deixando os crentes mais insensíveis e arrogantes.

Existem coisas escritas na Bíblia que estão tão claras e dispensam comentários. Nós somos realmente bons na teoria, sabemos o que fazer, mas na prática, infelizmente falhamos cruelmente.
“Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade.
Suponham que, na reunião de vocês, entre um homem com anel de ouro e roupas finas e também entre um pobre com roupas velhas e sujas.
Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem:
“Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre:
“Você, fique em pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
Ouçam, meus amados irmãos:
Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?”
“Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz:
“Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.
Mas, se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.” (Tiago 2:1-5, 8-9 NVI)
Já viu crentes se comportando com parcialidade e acepção de pessoas como escrito no texto acima?
Se viu, não julgue! Ore a Deus para que o Espírito Santo venha trabalhar na vida dos religiosos e convencê-los de seus pecados e zelos falsos e exagerados.

#2 A religiosidade exagerada faz o crente ficar fanático e cego

O crente religioso acha que está servindo ao Senhor Jesus, mas despreza seus mandamentos mais básicos.
“Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
Mas vocês afirmam que, se alguém disser a seu pai ou a sua mãe:
‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.
Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram.
E fazem muitas coisas como essa”.” (Marcos 7:10-13 NVI)
Repare no texto acima que os religiosos que desprezavam a ajuda e o cuidados aos seus pais faziam jus de que estavam trabalhando para Deus, de que eram consagrados a Ele.
Estes versículos da bíblia que falam sobre religiosidade foram ditos por Jesus, que mostrou àqueles líderes religiosos o quanto eles queriam enganar os outros e eram preguiçosos para obedecer de verdade os mandamentos divinos.
Devemos tomar muito cuidado com a religiosidade na igreja evangélica atual e as tradições “super espirituais” que estão impregnadas por aí cheias de fanatismos, como se fossem regras da Bíblia, quando não são.
Certos crentes desprezam outros porque não falam em ‘outras línguas’, alguns crentes acham outros descomprometidos com Deus só porque não sobem ao monte para orar; o uso de calça é obrigatório para homens, etc.
Todos estes são costumes religiosos implantados pelos homens, mas não são doutrinas da Bíblia Sagrada, precisamos tomar muito cuidado. Convivemos com isso no dia a dia.
Não sejamos religiosos, sejamos filhos de Deus, que tem um relacionamento vivo com Ele!

#3 O crente religioso é descaradamente falso para com Deus, vive só de aparências e gosta de tirar onda diante dos outros
“Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos impuras, isto é, por lavar.
(Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.
Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem.
E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.)
Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus:
“Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos impuras?”
Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito:
“ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”.
E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!” (Marcos 7:1-9 NVI)
Responda a seguinte pergunta: Você lava as mãos antes de comer, assim como toda a louça, por uma questão de higiene, correto?!
Mas os líderes religiosos que você acabou de ler no texto acima lavavam cerimonialmente! Era um costume religioso que eles implantaram entre si.
Eles cobravam aos outros que praticassem suas tradições, mas pelo que Jesus falou você acha que eles estavam praticando a Palavra de Deus?
A religiosidade humana faz isso, despreza os mandamentos de Deus, e substitui pelas tradições que os homens julgam serem corretas.
Há igrejas em nossa atualidade que agem dessa forma. 

#4 A religiosidade exagerada foi responsável pela crucificação de Jesus.

Quando eu era novo convertido e não conhecia muito as histórias bíblicas, achava que homens maus e cruéis tinham crucificado a Jesus.
De fato foram homens maus e cruéis; só que o que eu não sabia é que eram sacerdotes, conhecedores das Escrituras Sagradas e suas profecias; isto é, exageradamente religiosos!
Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. (Marcos 8:31 NVI)
Infelizmente há pessoas em nossas igrejas que são fervorosas e pensam que estão fazendo o bem, como pensaram os sacerdotes que acreditavam que Jesus estava blasfemando dizendo ser o Filho de Deus.
Tem gente que está na igreja trabalhando e fazendo o bem, querendo trazer coisas boas, mas são impedidos pelos religiosos. Como estes que não descansaram até ver Jesus morto.

5# O crente religioso é realmente um pregador da Palavra, mas não um praticante dela

Infelizmente muitos crentes gostam de falar e criticar os erros dos outros, e também ficar espalhando comentários com várias pessoas sobre a vida dos outros.
Você já viu algum crente fazendo isso? Já viu crente pregando assim? Isso é a religiosidade na igreja evangélica!
Comportam-se da mesma forma que os mestres da Lei comportavam–se na época de Jesus, veja:
Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos:
“Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles dizem a vocês.
Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. (Mateus 23:1-4 NVI)
Infelizmente há muitos de nós que gostamos de cobrar as coisas aos outros e apontar seus erros, mas não sabemos que não praticamos a Palavra do Senhor em muitas coisas na nossa vida também.

#6 O religioso quer glória para si

Outro sinal forte que mostra o que é religiosidade na igreja hoje em dia.
Tem homens que não basta serem chamados pelo título de pastor, querem mais do que isso: apóstolos, reverendos, e mais sei lá o que.
De outra forma há crentes que estão dentro de nossas igrejas disputando cargos com os outros.
Há outros que se verem seus irmãos crescerem em algo na igreja ou se destacarem por tal função, logo ficam invejosos.
Eles querem glória para si e não aceitam que mais ninguém se iguale a eles.
“Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens.
Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;
gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,
de serem saudados nas praças e de serem chamados mestres. (Mateus 25:5-7 NVI)

#7 O crente religioso pensa que está trabalhando para Deus em tudo o que faz

Nem sequer consegue enxergar o mal que está fazendo o crente que já foi dominado pela religiosidade; pensa estar trabalhando pra Deus, mas se engana!
“Eu tenho dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar.
Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus. (João 16:1,2)
Entendeu bem o que leu acima? Os cristãos da igreja primitiva eram presos, assassinados e mortos por homens que, ao fazerem isso, pensavam que era um serviço prestado para Deus.
O apóstolo Paulo é um belo exemplo disso. Ele não só era muito religioso, mas também mais religioso do que os mais religiosos.
Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu;
quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível. (Filipenses 3:4b,5 NVI)
Ele mesmo declarou que só perseguia os primeiros cristãos de nossa história porque era tão religioso que pensava estar prestando culto a Deus, pois não reconhecia Jesus como Messias; o cristianismo no início era como uma seita de rebeldes para os judeus.
Não pasme com o que vou te dizer, mas aqui na cidade onde moro pessoas próximas a mim já vieram à óbito em cultos evangélicos.
E o que o crente que causou tal abominação pensou que estava fazendo? Expulsando um demônio…
““Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo!
Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente.
Não tenho prazer em vocês”, diz o SENHOR dos Exércitos, “e não aceitarei as suas ofertas.” (Malaquias 1:10 NVI)

#8 PERIGO! Crentes fanáticos apegam-se com exagero ao ministério dos profetas do Antigo Testamento

Você pode ficar surpreso com isto que eu disse, mas é a pura verdade, e eu vou te mostrar na Bíblia o quanto é perigosa.
Eu tenho certeza que você já viu muitos crentes apegando-se ao ministério dos profetas do Antigo Testamento e trazendo a maneira de viver deles para a sua própria.
Precisamos tomar muito cuidado com isso! Veja abaixo o que aconteceu quando alguns discípulos de Jesus tentaram imitar um comportamento de um dos profetas:
E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
E mandou mensageiros diante da sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada.
Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.
E foram para outra aldeia. (Lucas 9:51-56)
Entendeu agora? Imagina o que a ‘profetada’ não está fazendo de besteira por aí a fora?
Eu já vi umas situações bizarras, mas não vou escrever mais sobre isso para não deixar o estudo mais longo do que está.
Eu tenho certeza que você conhece pelo menos um caso bizarro sobre isso; sinta-se à vontade para compartilhar conosco nos comentários no final deste estudo sobre religiosidade.
A única religião verdadeira aceita para com Deus é esta
Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo.
Sua religião não tem valor algum!
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta:
cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:26-27)

Deus nos abençoe e nos guarde de toda religiosidade!


http://www.bibliaseensina.com.br/8-perigos-da-religiosidade/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário