Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

29 de abril de 2014

COMO RESPONDER AO INSENSATO



Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.
Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo sábio.
Provérbios 26:4,5(NVI)
 
Estes versículos aparentam contradição. Mas o autor alertou-nos de que não devemos levar os tolos a sério e tentar discutir seus argumentos vazios. Isto só fará com que se sintam orgulhosos e determinados a vencer a discussão. Em algumas situações, não se deve sequer responder aos tolos, por não ser possível ensiná-los. Optar por responder-lhes é rebaixar-se. Os tolos ofenderão aqueles que o confrontarem, e estes, por sua vez, serão tentados a ofendê-los, em retribuição. Mas existem outras situações em que seu bom senso o levará a responder a fim de expor o orgulho e a loucura dos tolos.

São dois provérbios que mostram a necessidade de reflexão sobre quando é a vez da prudência para refrear-se de responder aos tolos, a menos que sejamos arrastados para o nível deles, e quando é a vez da sabedoria oferecer réplica afiada, “tola” que tem o efeito alfinetar as pretensões do tolo.

Apresentam regras gerais "contraditórias", pelo menos aparentemente, mas na verdade cada provérbio é válido como regra em certas circunstâncias e em outras não. 
 
Este provérbio com seus afins, foi escrito para ressaltar dois aspectos: a) o dilema daqueles que querem discutir com os que não são equilibrados; b) nós mesmos somos insensatos em potencial.

Por outro lado, o sentido basilar desses versículos é que nada se pode fazer com os tolos, porque quem entra em diálogo com eles, isto é, no seu próprio nível, vai solidificá-los na sua ignorância e rebaixar-se por nada (v.4).
E, quem tentar elevar o nível deles por esse meio, dar-lhes-á um falso conceito de si mesmo, sem alterar o seu caráter em nenhum pormenor (v.5). 

Como então,
devemos responder ao tolo? Caso ele fale sem que suas ideias errôneas sejam refutadas, pensará que é sábio. Por isso, devemos lhe responder, mas sem descer ao nível dele. A nossa argumentação em relação aos tolos deve ser amigável, amistosa, sem discussões, pois o que ele mais deseja é que nos irritemos com as suas provocações.
"Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade". (2 Tm 2:23-26)

CVS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário