Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

13 de junho de 2013

O que dizem os poetas?


Autor(a): João A. de Souza



"É por isso que os poetas dizem assim: Venham a Hesbom, a cidade do rei Seom!" 
(Nm 21.27 - NTLH).

Os poetas da antiguidade escreviam sobre as guerras como se escreve sobre uma flor. Os textos hebraicos eram cheios de símiles e de rimas. Observe que neste texto claramente existe a pena e a verve do poeta. Assim como nos registros da guerra do Senhor. Um texto totalmente poético: "Pelo que se diz no Livro das Guerras do SENHOR: Vaebe em Sufa, e os vales do Arnom, e o declive dos vales que se inclina para a sede de Ar e se encosta aos limites de Moabe" (Nm 21.14-15). As Escrituras contêm poesia em abundância, às vezes nas mais simples declarações. É possível deixar um cântico com sentido poético, os hinários tradicionais são exemplos disso. 

Nas Escrituras existem cinco livros considerados poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Alguns ainda incluem Lamentações de Jeremias.
Os autores de hoje dispensaram seus passeios por entre os sons do universo e foram terrivelmente afetados pelos sons da indústria, da tecnologia e dos ruídos das cidades. Poucos são os autores modernos que saem a campo e entram nas florestas para ouvir os sons da natureza, dos animais, pássaros, bichos, insetos; poucos são os que descobrem os sons do vento e a melodia das rajadas invernais ou primaveris, o sonido do gelo se quebrando e da neve caindo. 

O Salomão da Bíblia era poeta porque investigava o universo e a natureza ao seu redor (Veja Eclesiastes 1). "Ele escreveu três mil provérbios e compôs mais de mil canções. Falou de árvores e plantas, desde os cedros do Líbano até o hissopo, que cresce nos muros; ele falou também dos animais, dos pássaros, dos animais que se arrastam pelo chão e dos peixes" (1 Rs 4.32-33).
O que dizem os poetas? Estes têm mais facilidade para escrever, falar de enigmas, compor versos e cânticos, porque conseguem declarar de maneira simples e sintética, fazendo uso de poucas palavras, o que muitos de nós descreveríamos em textos longos e prolixos. Por exemplo: Jesus e Moisés eram poetas. Os dois escreveram o cântico dos remidos em Apocalipse 15.2-4.

Alegorias, símiles e parábolas fazem parte do conteúdo poético em que o autor encobre o sentido real de uma coisa e deixa a mente do leitor vagar e se deleitar. Por exemplo, na alegoria de Jotão - que os tradutores intitularam de "apólogo" - o autor faz que as árvores falem entre si. E quem ganha o diálogo é o espinheiro (Jz 9.7-15).
O poeta brasileiro Vicente de Carvalho (1866-1924) deu vida a água e a uma folha no poema, A Flor e a Fonte:

"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.
"Deixa-me, deixa-me, fonte!
"Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar".
E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.

Pergunto: Que dizem os poetas nos dias de hoje? Pode-se responder: Os poetas desapareceram da igreja. Não se dá valor a poesia; livros de poesias não são vendidos no meio evangélico. Aqui e ali alguém faz uma edição pessoal para presentear seus amigos. Gióia Junior parece ter sido um dos poucos poetas que conseguiu publicar poesias e discos com sua voz grave e retumbante, mas faleceu em 1996. Num de seus poemas, enquanto esperava o filho chegar em casa, ele faz a maçaneta da porta cantar e soar em seus ouvidos como canção de ninar.

Não há mais bela música
que o ruído da maçaneta da porta
quando meu filho volta para casa (...)
Que ele retorne sempre são e salvo,
marinheiro depois da tempestade a sorrir e a cantar.
E que na porta a maçaneta cante a festiva canção do seu retorno
que soa para mim como suave cantiga de ninar.
Só assim, só assim meu coração se aquieta,
posso afinal dormir e descansar.


Falta poesia nos cânticos dos novos compositores brasileiros. Estes, parecem seguir o som da tecnologia e não o som da natureza.
Que dizem os poetas sobre a igreja de hoje? Que dizem os poetas sobre a política? Que dizem os poetas nas novas músicas evangélicas? É a pergunta que todos devem responder e pesquisar.


http://www.pastorjoao.com.br/123/?p=1311

Nenhum comentário:

Postar um comentário