Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

17 de junho de 2013

MINI BÍBLIA


O Livro de Isaías e Suas Peculiaridades

O livro de Isaías é considerado uma mini-bíblia haja visto que como a bíblia possuem 66 livros o livro de Isaías tem 66 capítulos, nos primeiros 39 capítulos falam exclusivamente da lei de juízo e castigo divino e é essencialmente dirigido aos judeus já nos 27 capítulos finais falam de graça salvação e da volta do messias e também atinge aos gentios assim como a bíblia no antigo testamento falam de juízo e no novo fala de graça.

O profeta Isaías, teria vivido entre 740 a.C. e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.

Isaías, cujo nome significa Iavé salva ou Iavé é salvação exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.

O capítulo 6 do livro informa sobre o chamado de Isaías para tornar-e profeta através de uma visão do trono de Deus no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar seus lábios a fim de purificá-lo de seu pecado. Então, depois disto, Isaías ouve uma voz de Deus determinando que levasse ao povo sua mensagem.

Focando em Jerusalém, a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos ocorridos durante o reinado de Ezequias, o que se verifica até o final do caítulo 39.

A outra metade do livro (do capítulo 40 ao final) contém palavras de perdão, conforto e esperança.

Pode-se afirmar que Isaías é o profeta que mais fala sobre a vinda do Messias, descrevendo-o ao mesmo tempo como um servo sofredor que morreria pelos pecados da humanidade e como um príncipe soberano que governará com justiça. Por isso, um dos capítulos mais marcantes do livro seria o de número 53 que menciona o martírio que aguardava o Messias:
"Mas ele foi ferido pelas nossas ,transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados". (Is 53:5)
Isaías descreve a terra como circular (Is 40:22), o que gerou interpretações modernas sobre o significado. Porém, um círculo não é uma esfera. os católicos acreditavam que a terra era achatada, de formato redondo.

De acordo com a tradição judaica, Isaías teria sido morto serrado ao meio na época do rei Manassés.


FONTE:
http://vocacaosoberanacuriosidades.blogspot.com.br/2008/12/o-livro-de-isaas-e-suas-peculiaridades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário