Eles se chamam
"Diablo", "Space Hulk" ou "Daggerfall" e conduzem
seu público, em sua maioria composto de jovens, a mundos tenebrosos cheios
de bruxas, demônios e magos. Aos que se envolvem com eles é prometida
"a realização dos seus pesadelos mais negros". Trata-se
dos jogos do tipo "Fantasy", dos quais já existem centenas
no mercado! Eles são um incentivo para o envolvimento na dimensão
do ocultismo.
Ao
folhear um catálogo de "Fantasy", tem-se a impressão
de estar viajando ao inferno. Em praticamente cada página encontra-se
um demônio ou outra figura de terror. Desde o início da década
de 80, uma verdadeira avalanche de livros e filmes começou a inundar
principalmente o público mais jovem, e a cada ano uma nova onda de jogos
de vídeo ocultistas têm aparecido. A sensação atual
são jogos interativos em CD-ROM.
Milhões
de pessoas já foram seduzidas pelos cruéis cenários de
terror que exaltam a violência, e seu número aumenta cada vez mais.
O
que é "Fantasy"? A expressão vem dos EUA e indica o
conteúdo de livros, filmes ou jogos, compostos de contos de fadas e lendas,
misturados com aspectos de ficção científica e da área
do sobrenatural.
Sempre
se trata de um mundo além do nosso, no qual sobressaem duendes, bruxas,
fadas e anões, para mencionar apenas alguns. Muitas vezes também
são vampiros, lobisomens e monstros de todos os tipos que fazem parte
desse quadro.
Em
geral, nesses jogos se faz o papel de um bom herói que, por exemplo,
liberta a princesa cativa. Ao fazer isso, ele deve defender-se de todo tipo
de seres hediondos do além.
Entretanto,
também existem jogos como "Dungeon Keeper" que atraem o jogador,
dizendo: "Dirija e defenda o seu "dungeon" (calabouço)
sujo, quando heróis revigorados quiserem roubar o seu tesouro... dê
ordens a uma legião de horríveis duendes que farão esse
trabalho imundo... por um determinado preço. Uma luz vertiginosa cria
uma atmosfera horripilante, no qual flamejantes tochas mal conseguem iluminar
as covas." É o que diz um anúncio dos jogos "Dungeon
Keeper"...
O
"Lands of Lore" diz: "Você é Luther, o filho de
Scotia, a falecida e terrível líder do exército das trevas.
As forças mágicas que deram inimagináveis poderes à
sua mãe, agora pesam sobre seu corpo e sua alma como uma maldição
inegável. Somente se você encontrar a antiga magia, a fonte de
suas forças incontroláveis, poderá escapar de uma vez por
todas do feitiço transformador".
Dois
exemplos, dentre muitos, que esclarecem o que são esses brutais jogos
de software: ocultismo tenebroso em sua forma pura, que infelizmente fascina
cada vez mais os jovens e crianças, introduzindo-os num mundo de magia,
bruxaria e satanismo. Constantemente um grande e crescente número de
jovens aprende nesses chamados jogos "Fantasy" como pode, supostamente,
proteger-se através de símbolos ocultos, como pentagramas e círculos
mágicos, contra feitiços malignos ou como se pode curar feridas
e ressuscitar mortos recitando fórmulas mágicas. Demônios
e outros seres espirituais são chamados e esconjurados...
Um
pesquisador americano elaborou o seguinte parecer sobre os jogos "Fantasy":
"Esses jogos são a introdução ao ocultismo mais eficiente,
mais bem acondicionada, mais proveitosamente comercializada e minuciosamente
idealizada, do que qualquer coisa antes vista".
Não
é de admirar que depois de ocupar-se com os jogos interativos, o número
de jovens americanos e europeus que necessitam de tratamento psicoterápico
seja cada vez maior, porque já não são mais capazes de
distinguir entre a realidade a a fantasia. E já ocorreram casos de crimes
cometidos em virtude do envolvimento contante com os jogos "Fantasy".
Ulrich Skambraks, em seu livro "Der Griff nach unseren Kindern", descreve
o caso de um jovem de 21 anos que se identificava tão fortemente com
o conteúdo dos jogos, que finalmente começou a participar de um
grupo satanista e assassinou várias pessoas – inclusive crianças
– para fazer-lhes "um favor" e "enviá-los a um lugar melhor",
porque passou a acreditar na reencarnação. Esta doutrina hinduísta
faz parte de vários jogos interativos e são poucos os entusiastas
que conseguem desprender-se desse mundo ilusório de cavaleiros, magos
e demônios, já que a influência de "Fantasy", depois
de algum tempo, fica mais forte e transforma o caráter das pessoas.
Um
ex-jogador de "Fantasy" disse: "É uma verdadeira lavagem
cerebral. Facilmente muda-se de opinião. E todo o bem desaparece."
Para
desligar-se do ocultismo, é necessário fazer uma separação
radical de tudo que envolve o mesmo. Um jovem ex-admirador desses jogos enterrou
seus livros sobre "Fantasy", sepultando assim seu vício depois
de converter-se a Jesus Cristo. Desde então, ele não necessita
mais submergir num mundo imaginário, falso e mágico para poder
esquecer os seus problemas. Jesus, o Filho de Deus, prometeu libertar totalmente
aqueles que o desejam de coração. E ainda hoje Ele o continua
fazendo.
Há
quase 2000 anos atrás o apóstolo Paulo admoestou: "Julgai
todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal"
(1 Ts 5.21-22).
Com
o que os homens devem ocupar-se? Paulo dá uma resposta inequívoca:
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que
é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se
alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso
pensamento" (Fp 4.8). O que nossos olhos vêem e conduzem até
ao "coração", numa época em que tudo está
voltado para o exterior, é o que sem dúvida formará nossas
mentes de uma ou outra maneira. Por isso, Jesus mesmo nos exorta para que cuidemos
do que olhamos, a fim de que não sejam introduzidos falsos conteúdos
em nossos pensamentos: "São os teus olhos a lâmpada do
teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas" (Lc 11.34).
Aquilo
com que nos ocupamos, sem dúvida nenhuma, nos moldará. Recordemos
isso constantemente e pratiquemos não somente o cuidado com o meio ambiente,
mas também com o nosso interior! (Ethos 1/97)
Publicado na revista Chamada da Meia-Noite, maio de 1998.
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