Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

19 de janeiro de 2013

TEMAMOS, POIS O TEMPO ESTÁ SE FINDANDO



Texto base: Hebreus 4:1

Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.”

Mais do que propriamente um conselho, o capítulo 4 de Hebreus nos sugere, de forma veemente, a temermos. E este temor, tem por fim, suscitar em nós um cuidado especial para com assunto tratado no decorrer do capítulo.

Busquemos assimilar alguns aspectos que o tornam absolutamente necessário e prudente para os que crêem. Primeiramente, precisamos ter em mente que o tempo até mesmo para temer está se findando. Insisto, o tempo para que exerçamos o temor, frente ao término deste tempo, está se findando; e, conforme exposto no texto, para que se tenha acesso ao descanso de Deus, é necessário ausência de falhas, é necessário ter uma vida santificada, aprovada diante do Senhor.

Talvez você possa dizer que desconhece a necessidade do temor, mas espero, em Cristo, que você jamais desconsidere esta verdade: o tempo está se findando. Esta certeza precisa estar explícita, notória e clara em sua mente para que sua vida, diante do Senhor, possa estar o quanto antes, remida pelo sangue do Cordeiro.

Em Marcos 13:33 encontramos uma exortação feita por Jesus acerca da vigilância para com este tempo: “Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.” Ora, Jesus estava a falar para aqueles que O seguiam, que participavam de Suas reuniões, que ouviam de Sua Palavra. A estes, Jesus exorta à vigilância! Não se engane! Estar na igreja não lhe garante a entrada no descanso de Deus! Vigiai e orai continuamente, até que Ele venha!

Até quando poderemos ‘curtir a vida’, quando esta, na verdade, declaramos a Deus e aos homens que não mais nos pertence? Sim, porque se assumimos seguir a Cristo, conforme Paulo descreve em Filipenses 1:21 “Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”, estamos enganando a nós mesmos! E o que é pior: ter por reprovada a nossa entrada no descanso de Deus!

Sejamos práticos e honestos, assim, poderemos obter um diagnóstico mais leal de nossa vida.
Assim, vale à pena voltarmos ao texto inicial:
“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.”

Nós temos a promessa! Porém, para tomarmos posse dela, faz-se necessário suportar com grande temor do Alto, as aflições deste mundo tenebroso. Nós temos a promessa! Mas, não é tão simples assim! Não pense você que ser mais que vencedor significa dizer que podemos relaxar nossos braços e baixar as nossas armas, antes, significa dizer que embora, em Cristo, temos a certeza da vitória, compete a nós, e somente a nós, sermos achados aprovados por Deus, em Cristo Jesus.

Ah, sermos aprovados por Deus. Eis o desafio! Ser aprovado diante de Deus é sermos considerados aptos ao Reino.
Paulo, em 2 Tessalonicensses 1:3-7, diz o seguinte:
“Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista, da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados DIGNOS DO REINO DE DEUS, pelo qual, com efeito, estais sofrendo; se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, (...).”

Quer ser aprovado por Deus?
Suporte com fé e paciência as vossas perseguições e tribulações!

Dando continuidade ao texto de Hebreus, lemos no versículo 2: “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada de fé naqueles que a ouviram.”
Entre outras palavras, eles não creram na Palavra que ouviram. No versículo 3, lemos: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, (...).”

Quer ser aprovado por Deus? 
Creia na Sua Palavra!

A Palavra de Deus nunca foi tão exposta como nos dias de hoje! A televisão expõe diariamente e de várias formas a Palavra de Deus. A Palavra de Deus está sendo pregada a todos! E a todos quanto crerem na Palavra de Salvação, entrarão no descanso de Deus. Sim, todos quanto a ouvirem e crerem! A Palavra de Deus é para todos! A Palavra de Salvação é para todos! Mas é necessário crer!

Atente-se ao exposto na sequência do texto, em Hebreus 4:6
“Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, (...).”
Ainda restam pessoas a ouvir, e outros, por causa da desobediência, estão deixando de desfrutar do Reino, estão se permitindo, abrir mão do Reino.
“Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, (...).” Hebreus 4:11a
Esforcemo-nos! Não é fácil. Jesus nunca disse que seria fácil.
Você tem a promessa de Salvação. O preço foi pago. Alto preço! Mas não se engane, para tomar posse da promessa é necessário esforço, luta, suor e lágrimas.

Quer ser aprovado por Deus? 
Esforça-te!

Todos nós estaremos diante de Deus para prestarmos contas, conforme assim expõe o capítulo 4, versículo 13 de Hebreus:
“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
Mas Deus, em sua infinita misericórdia e graça, nos enviou Jesus, o Sumo Sacerdote que se compadece de nós.
“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, ‘foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:14-16

Quer ser aprovado por Deus? 
Achegue-se ao Trono da Graça.

Agora, atentemos para um detalhe:
Jesus tornou-se o Autor da Salvação. NEle encontramos o caminho para o Reino de Deus; porém, o Autor da Salvação limita Sua ação. Jesus não concederá salvação aos desobedientes!
Em Hebreus 5:9, lemos: “e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da Salvação Eterna para todos os que o obedecem, (...)”

Quer ser aprovado por Deus? 
Obedeça a Jesus.

O tempo está se findando! Como está a sua vida? A questão não é se você está freqüentando alguma Igreja ou se você já professou sua fé em Jesus Cristo, enfim, a questão é: como está a sua vida? Para aqueles que descansam no fato de que ser um assíduo freqüentador de igreja o torna apto ao Reino, de que eu já estou salvo, de que eu já fui batizado, (...), Jesus lhes deixa a seguinte mensagem:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus.” Mateus 7:21a
Ou seja, nem todo o que é evangélico, nem todo o que tem sua fé professada em Jesus Cristo, nem todo aquele! Não basta somente isso! É preciso mais!

Na continuidade do texto, Jesus começa a descrever algo acerca daqueles que entrarão no descanso de Deus, na paz de Deus, na comunhão eterna com Deus:
“(...) mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21b
E que esta possa ser a nossa realidade de vida, fazer a vontade de Deus, CONTINUAMENTE, até que dos céus venha o Rei da Glória!

Temamos, pois o tempo está se findando

http://www.noivadejesus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=75:temamos-pois-o-tempo-esta-se-findando-&catid=31:estudos&Itemid=65

Nenhum comentário:

Postar um comentário