Nesta postagem, quero ajudá-lo a virar a mesa em uma conversa ou debate.
Primeira Dica: Peça Previamente por Tolerância
Greg Koukl, em seu blog, escreve:
Se você é colocado em uma situação onde você suspeita que suas convicções serão rotuladas como intolerantes, fanáticas, preconceituosas, e discriminatórias, vire a mesa.Quando alguém pede a sua opinião sobre uma questão moral, antes de dar seus comentários faça uma pergunta. Diga:“Sabe, essa é realmente uma questão muito pessoal que você está perguntando e eu ficaria feliz em respondê-la. Mas antes de fazê-lo, quero saber se você se considera uma pessoa tolerante ou intolerante. É seguro dar a minha opinião, ou você vai me julgar pelo meu ponto de vista? Você respeita ideias diversas, ou você condena os outros por terem convicções que são diferentes da sua?”Deixe-o responder. Se ele disser que é tolerante (o que provavelmente fará), então, quando você der o seu ponto de vista, será muito difícil para ele chama-lo de intolerante ou preconceituoso sem parecer culpado também.Esta resposta aproveita o fato de que não há um que seja terreno moralmente neutro. Todo mundo tem um ponto de vista que acha certo e todo mundo julga, em um momento ou outro. O cristão recebe o estereótipo como sendo julgador, mas todo mundo está julgando também. É uma consequência inevitável de se acreditar em qualquer tipo de moralidade.
Segunda Dica: Combata os Mitos
A “agenda gay” está amplamente baseada
no poder da mídia e em dados duvidosos. Um desses dados é a afirmação do
“genocídio homossexual”, o qual alega que “a cada três dias um
homossexual é assassinado no Brasil”. Contudo o que este dado não mostra
é que boa parte desses assassinatos são por motivos relacionais
(homossexuais matando homossexuais) e que, como aponta Solano Portela na
postagem Genocídio Homossexual?:
A cada ano, 50.000 brasileiros são assassinados, o que dá 138 brasileiros por dia, ou 414 a cada três dias. Se a questão é que “um homossexual é assassinado a cada três dias”, isso dá 1 a cada 414 pessoas. Ou seja, 0,25% dos assassinatos totais.
Além disso, pesquisas mostram que a maioria da população brasileira é contra o casamento homossexual e que até mesmo nos EUA o esteriótipo LGBT está caindo por terra.
Terceira Dica: Mostre que há outros pecados
Trevin Wax, na excelente postagem “Como deveriam ser os debates sobre homossexualidade” (você deveria ler), sugere a seguinte resposta:
Apresentador: Então como você concilia o mandamento de amar todas as pessoas com uma posição sobre o homossexualismo que alguns diriam ser radicalmente intolerante?Pastor (sorrindo): Se você acha que a minha posição sobre homossexualismo é radical, espere até ouvir no que mais eu acredito! Eu creio que um casal de adolescentes que fazem sexo no banco de trás do carro estão pecando. O casal heterossexual que não é casado mas moram juntos ali na esquina, para mim, está pecando. De fato, qualquer atividade sexual que ocorre fora da aliança do casamento entre um marido e sua esposa é pecado. Mais ainda, Jesus leva essa ética sexual um passo além e vai ao cerne do assunto. Isso significa que cada vez que eu simplesmente desejo sexualmente outra pessoa, estou pecando. A visão radical de Jesus sobre o sexo nos mostra todos como pecadores sexuais, e foi por isso que ele veio morrer. Jesus veio para salvar pecadores, homo e heterossexuais, e transformar nossos corações, mentes e comportamentos. Porque ele morreu por mim, eu devo tudo a ele. E como seguidor de Jesus, procuro obedecer tudo que ele diz sobre sexo e moralidade.
Você pode ver mais dicas nesse artigo de Wax, como:
- o que responder quando dizem que você está defendendo o ódio,
- é possível ser cristão e gay
Espero que essas dicas o ajudem. Para
uma análise mais profunda da moralidade sexual moderna confira o
excelente livro de Albert Mohler: Desejo e Engano.
http://redencaoeterna.blogspot.com.br/
Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns
ResponderExcluirCom votos de grandes vitórias. Eu costumo a ensinar, amar o pecador mas aborrecer o pecado, não há pecados grandes ou pequenos mas pecados. Não aceito a pratica da homossexualidade assim como não aceito a mentira a hipocrisia, adultério, lascivia e outras tantas coisas que fazer entristecer o Meu Senhor. O seu tema é muito bom.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
Sou António Batalha.