Qual é a melhor igreja?
"Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança.Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido.Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.Contudo você tem isto a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus." Apocalipse 2:1-7 (NVI)
Muitas pessoas fogem das igrejas por causa das imperfeições das mesmas. Alguns parecem procurar uma igreja perfeita. O grande problema é que quando chegarem a essa igreja, não poderão fazer parte dela, pois acabariam com a perfeição da mesma!
A verdade é que quem faz a melhor igreja somos nós, cada um de nós. Todavia, no livro do Apocalipse, encontramos sete cartas destinadas a diferentes igrejas da antiga Ásia Menor. Nenhuma delas é perfeita. No entanto, dentre as que agradaram a Deus está a igreja de Éfeso.
Uma igreja que agrade a Deus deve ser semelhante à igreja de Éfeso. Deve basear-se na Bíblia, ensinar a salvação em Cristo e propor seguir o caminho do Mestre.
Vamos destacar algumas das principais qualidades e necessidades da igreja de Éfeso:
- Possui obras que agradam a Deus e é ativa no trabalho de Deus (v.2).
- Rejeita os homens hereges (v.2).
- Sabe perseverar e enfrentar provas por causa de Cristo (v.3).
- Deve procurar manter o primeiro amor que muitas vezes tende a transformar-se em frieza (v.4).
- Rejeita a imoralidade da seita dos nicolaítas e outras semelhantes (v.6).
Por que devo eu frequentar uma igreja?
"E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Heb 10:24-25 (NVI)
Existem certas pessoas que se confessam cristãs e que gostam de estudar a Bíblia, mas acham desnecessário frequentar uma igreja. Será que isso é correto? Segundo as Escrituras, a resposta é não.
Ser cristão não se resume a aprender princípios bíblicos para a vida. É muito mais do que isso! Como cristão, preciso crescer espiritualmente, usar meus dons para abençoar outros e também aprender com os outros.
Como poderei perdoar alguém e ser perdoado, se não convivo com outros irmãos? A ordem bíblica é clara: "não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns."
Reflexão:
- Você concorda que um cristão sem igreja não presta contas de sua vida a ninguém? Isso é correto?
- Você sabia que a convivência com outros cristãos é um desafio? Se, como cristãos, não vivermos juntos, como poderemos falar de Cristo para o mundo?
- Qual é o verdadeiro motivo por que muitas pessoas não querem frequentar uma igreja?
Pode alguém ser cristão sozinho?
"Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali estou no meio deles." Mateus 18:19-20 ( NVI )
O Cristão deve ser completo. Ele não deve amar apenas a Deus, mas também aos filhos de Deus. Ninguém pode ser cristão sozinho e isolado de uma comunidade.
Como poderemos crescer na fé, desenvolver os dons que temos, aprender a perdoar, viver em amor, compartilhar nossos dons, sozinhos? Deus não aceita uma fé separada do corpo de Cristo, que é a sua igreja. O seu plano é que todos nós aprendamos a viver em corpo.
Reflexão:
- Você acha que encontraremos uma igreja perfeita
- Devemos evitar as igrejas por causa de seus defeitos?
- Por que ler a Bíblia e fazer oração em casa não representam uma vida cristã completa?
- Você concorda que o isolamento é fruto do egoísmo?
Extraído da Bíblia de Estudo Esperança - Edições Vida Nova
Tema IGREJA (editor: Luiz Alberto T. Sayão)
Editor acadêmico de Edições Vida Nova, coordenador da tradução da Nova Versão Internacional - NVI, e editor do Novo Testamento Trilíngüe, e da Bíblia de Estudo Esperança, publicados por Edições Vida Nova. É pastor batista, professor de Antigo Testamento e línguas originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário