Aplausos, por favor!
O aplauso (do latim applausu, derivado de applaudĕre) é um gesto de aprovação pelo ato de bater a palma de cada uma das mãos uma contra a outra com o fim de produzir seu ruído característico.
Mas por que bater palmas?
Dizem que o ato de bater palmas em sinal de aprovação existe há mais de 3000 anos. Mas ninguém tem certeza disso. O gesto, que era essencialmente religioso,foi popularizado em outros tipos de rituais de diversas tradições porque o barulho servia para chamar atenção dos deuses.
Por falar em deuses, mais especificamente nos gregos, os atores e diretores de espetáculos no teatro clássico adotaram a ideia, pedindo ao público para que evocassem os espíritos protetores das artes batendo palmas.
Esse costume foi se adequando à ocasião e, além de artistas, políticos do Império Romano utilizaram a tática em seus discursos. Há quem diga que o Imperador Nero, carregava consigo mais de 5000 soldados e cavalheiros para fazer coro de palmas em suas aparições públicas. Assim nasciam os claques, grupo de indivíduos pagos para aplaudir e fazer bastante barulho nos teatros ou em comícios. E... da arte para política e da política para o resto do mundo!
Nos séculos seguintes, era prática corriqueira contratar pessoas para aplaudir espetáculos nos teatros de Paris. E, hoje, sabemos que esse truque continua a ser utilizado em muitas emissoras de TV, especialmente nos programas de auditório de domingo.

http://www.fatosinteressantes.com.br/2012/07/quando-surgiu-o-aplauso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário