Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

26 de junho de 2012

Pentecostalismo Vs Neopentecostalismo - Diferenças e ideologia.


           Existe uma dúvida muito grande entre os próprios evangélicos e essa dúvida é causada porque muitos não compreendem a diferença entre o pentecostalismo genuíno e o neopentecostalismo, chamado por Paulo de meninice, ou infantilidade espiritual (1 Co 13.11) e (1 Co 14.20). Outras dúvidas e questões que pairam são: Quando se deu o início do pentecostalismo? E o neopentecostalismo como e quando começou? O que ambos ensinam? Essas e outras questões temos a responsabilidade de responder nesse artigo.
           Não vou falar aqui o que significa a palavra pentecostes, pois já sabemos que era uma festa antiga judaica que se comemorava a colheita do trigo, e que esta festa era anual, pois bem, a herança do nome pentecostalismo vem exatamente desta festa, pois há um grande significado e relação entre a festa de pentecostes e o movimento pentecostal, na realidade a primeira igreja pentecostal foi a igreja primitiva, onde quem eram os responsáveis por ela, eram os apóstolos de Cristo e esse evento teve uma conotação surpreendente, ora se a comemoração era da festa da colheita, nada mais justo que Deus usasse esse momento para iniciar a grande colheita de almas para o Reino vindouro de Cristo.
           Então, dizer que a igreja pentecostal iniciou-se no século XVIII, XIX ou XX, não passa de especulação de gente desapercebida da verdadeira identidade pentecostal, o verdadeiro movimento pentecostal começou na reunião ao cumprir-se o dia de Pentecostes e atrelado ao evento também cumpriu-se a profecia de Joel (At 2.16-21) e isso se estende aos nossos dias, pois os sinais e prodígios, maravilhas, milagres e dons são para aqueles que crêem, pois o próprio Jesus afirmou em (Mc 16.17, 18) "...e estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (grifo meu) pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão". Mas estes sinais não são a base do evangelho e sim consequências de uma igreja que ensina a Palavra, que prega a Palavra e que faz a missão mais importante da terra que é levar o evangelho a toda criatura, ou seja, a base do pentecostalismo não são os sinais e maravilhas! O que professor? O que você está dizendo? É isso mesmo que você entendeu, a base do pentecostalismo não é a gritaria e a promoção de eventos de "milagres" e "curas", esse aí é um falso pentecostalismo, ou neopentecostalismo, mas na frente falaremos melhor sobre ele.
           Continuando, o pentecostalismo verdadeiro prega a Palavra e em consequência dessa dedicação o Senhor Jesus nos oferece dons para buscarmos e para dar maior respaldo ao ministério messiânico e missionário, ou melhor, os sinais seguem aqueles que levam e se dedicam a Obra redentora de Cristo e não o contrário, como dizem alguns, "temos que fazer milagres para atrair o povo", ora, quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo, nós somos meros atalaias, ou seja, mensageiros.
            Muitos dos líderes da igreja de Cristo tem se esquecido disso e começaram a pregar um falso pentecostalismo, embasado no triunfalismo de Keneth E. Hagin, em seu livro A autoridade do crente, uma vergonha para o evangelho. E o maior problema disso é que desfazer temanho erro é muito difícil, pois os exemplos de "Eu amarro", "Eu decreto" "Eu exijo", estão entranhados dentro da igreja e isso é um mal que entrou na igreja por volta do fim dos anos 80 e início dos anos 90, mas a história do neopentecostalismo não começou aí, na realidade o neopentecostalismo começou na igreja de Corinto e Paulo mostra bem isso, claro que não existia nem o termo pentecostalismo naquela época, nem neopentecostalismo, esse termo foi criado para classificar um determinado tipo de igreja, e notamos que as características neopentecostais estão em Corinto, Paulo nos capítulos 12, 13 e 14 da sua primeira carta aos  Coríntios é bem enfático ao criticar-lhes por atitudes espirituais infantis em que escandalizavam o evangelho, como muitos nos dias de hoje, e quando a mídia e os meios de comunicação de massa escarnecem essas atitudes infantis colocamos a culpa no Diabo, ora o Diabo só utiliza pessoas para escarnecerem o evangelho quando damos motivo, procura alguma referência bíblica em que Jesus ficou batendo papo e entrevistando os demônios, procure alguma referência em que Jesus afirma que temos autoridade de Mandar em Deus ou no Diabo... não há nenhuma referência que embase isso.
        Keneth, utilizou uma experiência pessoal dele para criar uma receita de como conseguir fazer milagres, nem Jesus tinha receita pronta e expressões para se fazer milagres, a única dica que Ele deixou foi "E em meu nome (grifo meu)..." Mais nada, pois nos milagres Dele mesmo notamos que foram formas diferentes de Sinais, curas e maravilha: Uma vez Ele chega para um cego e diz "seja curado", noutro Ele diz "vá lavar os seus olhos", na ressureição de Lázaro Ele diz "Lázaro! Sai mesmo daí!" com o jovem que estava sendo levado pelo cortejo Ele disse "Levanta jovem que dorme!" no meio da rua o jovem ressuscitou, já Tabita foi no quarto em casa. Há algo mais maravilhoso que os proprios exemplos de Cristo, Ele não tinha receita e nem deixou nenhuma receita de cura, sinais, prodígios e maravilhas.
           David Wilkerson em sua pregação devocional fala sobre o assunto prestem bem atenção queridos, isso é muito sério e importante (esse vídeo foi indicação de uma leitora do EBD Brasil, e minha mãe):

SEGUNDO VÍDEO

http://www.ebdbrasil.net/2011/05/pentecostalismo-vs-neopentecostalismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário