Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

12 de fevereiro de 2012

PAROUSIA


 

(O ATO DE CHEGADA E A PRESENÇA SUBSEQUENTE)
Rev. Joseph Brian Kocourek

A palavra Parousia foi usada pelos gregos para mostrar não só a chegada senão a real estância ou presença subseqüente.

O Enfoque então não está na chegada, mas nos eventos que seguem a chegada. O Autor, Israel P. Warren DD de Portland Maine, escreveu em seu livro [A Parousia] em 1879 páginas 12-15 “Sempre falamos do segundo Advento, a segunda vinda, etc., porém as Escrituras nunca falam de uma segunda Parousia. Qualquer que seja sua natureza, foi algo peculiar, não tem ocorrido nunca antes e sendo que nunca ocorrerá de novo. Estava para ser uma Presença diferente de e superior a todas as outras manifestações Dele Mesmo aos homens, de forma que isto a ação propriamente de mostrar ou indicar que está de pé por Si Mesmo, sem qualquer Epíteto qualificativo ou outra coisa que o artigo, “A Presença”.

Desta revisão da palavra é evidente, que nem a palavra inglesa VINDA, nem a palavra Latina ADVENTO, é a melhor representante da palavra. Elas não conformam esta etimologia; elas não correspondem a ideia do verbo do que se deriva; nem poderiam elas apropiadamente serem substituídas pela palavra mais exata “PRESENÇA”. Nos casos onde os tradutores usaram o último, nem é o radical “raiz” deles mesmos.”

“Vinda” e “Advento” dão, mas de forma proeminente a concepção de uma aproximação para nós, movimento para nós: "Parousia" que está conosco, sem referencia de como começou. A força da Vinda ou Advento acaba com a Chegada; a PRESENÇA começa com a chegada. Vinda e Advento são palavras de movimento, considerando Presença, mostra descanso. O espaço de tempo coberto pela ação da Vinda ou Advento é limitado, seria momentâneo; mas a Presença é ilimitada. Nossos tradutores fazem com esta palavra técnica “Parousia” como eles fizeram com “Baptisma” transferindo-o inalterado, ou se traduzissem usando seu exato equivalente etimológico, “Presença” se teria bem entendido, como então haveria sido, não há tal coisa como uma segunda “Presença”, eu creio que a doutrina inteira teria sido diferente do que agora é. As frases, "segunda vinda" e "Segundo Advento", não se haveriam ouvido nunca mais. A igreja teria ensinado falar da “Presença” do Senhor, como aqueles do que está esperando, se no futuro ou num período remoto debaixo do qual o mundo foi feito novo, Uma ressurreição Espiritual e corporal deveria ser alcançada, e justiça e prêmios eternos alcançados.

Quando examinamos o uso escrito da palavra Parousia, tomaremos todas as 23 escrituras donde esta palavra aparece e mostraremos a relevância a palavra presença e como a escritura o aplica a esta hora. Depois de tudo Irmão Branham disse na Mensagem SHALOM [pp]. 223, “Todo o novo Testamento fala desta hora.”

Mateus 24:3
“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” 
A pergunta era "qual será o sinal de Tua Presença?". Eles não sabiam de uma primeira vinda muito menos de uma segunda vinda. Eles estavam perguntando “quando deveria Sua Presença ser conhecida abertamente”?
Quanto Tu viria e manifestarias Tua Presença aos homens? Esta é a mesma pergunta que os próprios irmãos de Jesus lhe perguntaram em João 7:1-13, porém Jesus se negou a responder-lhes porque eles não lhe creriam no entanto.
Ele lhes disse a eles irem à festa por eles mesmos. Então mais tarde foi em secreto, não querendo se mostrar abertamente.
Irmão Branham disse em sua mensagem intitulada: [A Revelação de Jesus Cristo pp 106 de 12-04-60 “Oh, como a última era e a Vinda do Senhor foi encoberta até mesmo para os Apóstolos! Eles fizeram a pergunta, porém somente um viveu até a revelação; e todavia ele não o entendeu, porque todavia a história não estava feita.”
Assim como você pode ver, é essencial ver a Palavra manifestada para receber a interpretação correta dela. O Autor J.B. Rotherham de Cincinnati, Ohio, escreveu uma tradução da Bíblia chamada [A Bíblia Enfatizada]. Em sua tradução notou o seguinte, “Nesta edição a palavra PAROUSIA é uniformemente referida a “PRESENÇA” ( “Vinda,” como um representativo desta palavra sendo posta ao lado.)”
Ele continuou “A Parousia... está todavia no futuro, e seria por conseguinte uma medida de escuridão a qual somente seu cumprimento pode esclarecer, (só sua execução pode clarificar. Ed.),pode sem ambos um período, mas ou menos estendido durante o qual certas coisas passarão, um evento, vindo e passando como uma de uma série de interposição Divina.”
Irmão Branham também disse, “Deus é Seu próprio intérprete e Ele interpreta Sua Palavra para trazê-la ao cumprimento”.
E desde que temos tido um profeta nesta Hora com o “ASSIM DIZ O SENHOR” e tem declarado a Presença de Cristo entre nós, podemos descansar conhecendo que temos a interpretação correta da Palavra.

Mateus 24:27
“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a (PAROUSIA) vinda do Filho do homem.” 
Vemos aqui Presença e não Vinda. Relâmpago que vem é apenas uma chama, mas neste exemplo diz que iluminará a terra inteira.
Não somente uma chama rápida no horizonte, mas do Leste ao Oeste representa esclarecimento total. O relâmpago que vem do leste ao oeste abarca espaço e tempo, como presença mostra não somente a chegada, mas um espaço de tempo que trata de Sua Presença.
De fato a palavra vinda aqui é uma palavra que significa esparramar, (esparcir. Do espanhol e to spread, do inglês) Não só um filete de luz, mas uma luz cheia que contém isto. Uma plena luz encerrando-o.
Irmão Branham disse; “MEU MINISTÉRIO É DECLARAR QUE ELE ESTÁ AQUI.” Assim nós olhamos duas coisas; Uma declaração de Cristo e uma notificação que Ele está aqui.
Esta escritura também nos diz da Grande Presença, que Cristo trará adiante grande luz que alumiará a terra inteira.
No Evangelho de João 1: 4-5, lemos; “Nele estava a Vida; e a Vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas; e as trevas não o compreenderam.”
Assim vemos que a PRESENÇA de Cristo em Sua primeira Vinda trouxe adiante iluminação, e si, “Ele é o Mesmo ontem, hoje e para sempre,” então o sinal de Sua gloriosa Presença aqui entre nós novamente terá que ser vindicada em verdade por uma iluminação que será recebida por aqueles que rejeitaram aquela escuridão.
Para saber mais sobre esta iluminação veja a seção Epiphanaea.

Mateus 24:37
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a(PAROUSIA) vinda do Filho do homem.” 
Usando no plural “dias”, Ele disse que será em um período de tempo, mas ou menos estendido. Não somente o momento da chegada. O que tomou lugar nos dias de Noé que isto se repetiria de novo? Uma mensagem de salvação e juízo. Salvação para aqueles que entraram na arca, e juízo para aqueles que não entraram.

Mateus 24:39
“E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a (PAROUSIA) vinda do Filho do homem.” 
Novamente nós vemos para este exemplo das inundações vindo sobre as pessoas fazendo uma lavagem. Esta limpeza era o resultado do período de quarenta dias de chuva que limparia isto, e não passou no primeiro sinal da primeira gota de chuva.
Isto também nos ensina que eles não souberam enquanto não foi demasiado tarde. Sabemos que Deus tem um profeta em cena (Noé. Ed.) pregando uma Mensagem de [advertência logo Juízo] por quase 120 anos, o qual foi rejeitado por todos exceto alguns, deixando nada mais que juízos para aqueles que se negaram a essa mensagem.

1 Coríntios 15:23 
“Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda (PAROUSIA).” 
Aqui fala da ordem, os primeiros serão os últimos e os últimos serão primeiros. Uma vinda para uma ordem. Por conseguinte, não é instantâneo porém vem por uma processo de tempo concentrado e estendido.
Ordem também significa autoridade e liderança o qual está certamente indicado aqui por esta escritura.
Também sabemos que a PAROUSIA envolve um Clamor, uma Voz e uma Trombeta. E somos ensinados pelo Irmão Branham na Mensagem O Rapto que a Voz é a ressurreição. E Irmão Branham nos ensinou que será uma ordem na ressurreição.
De [As Sete Eras da Igreja] 5/11/54 ele disse, “O que foi primeiro será último... essa é a ordem da ressurreição. Eu não conhecerei a ninguém da geração antes de mim ou na geração depois de mim. Eu conhecerei aqueles na geração comigo. Cada geração virá sucessivamente quando baixar.”

1 Tessalonicenses. 2:19
“Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua (PAROUSIA) vinda?” 
Se esta escritura significa somente que viremos em sua vista,( que nós entramos na visão. Ed.) então devemos nos perguntar, “Em que ponto entramos em Sua vista? Visão “não indica Presença?”
Agora, Presença não está determinada em polegadas ou pés, porém em “vista de.” Eu não tenho que tocar para estar na presença de, porém meramente em alcance de si por ver e ouvir.
Quando nos juntamos, nossa visão se torna mais clara e mais clara e nossa compreensão do que vemos se torna mais definida. Então de que ponto o ato de chegada se torna presença? De qualquer modo se trata de espaço e tempo.

1 Tessalonicenses.. 3:13
“Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na (PAROUSIA) vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” 
O estabelecimento de nossos corações tem que esperar por sua Segunda Vinda, quando Lhe encontraremos corporalmente nos ares? Ou haverá um ministério que preparará um povo pronto para O Senhor?
Esperamos Sua Segunda Vinda para chegar a ser um povo santo ou o processo está em operação agora?
Se devemos esperar até a reunião nos ares, então já teremos um corpo glorificado antes desta condição de santo e sem culpa? Pode ocorrer?
Se a escritura fala de nossos corações sendo estabelecidos, então como podemos esperar até a reunião nos ares?
Irmão Branham nos ensinou que tomamos a condição de nossos corações aqui, nesta outra dimensão.
Assim que nossos corações tem que ser mudados neste lado da ressurreição. Depois de tudo se esta escritura põe o estabelecimento dos corações no tempo em que encontramos a Cristo nos ares, então também devemos por Malaquias 4 onde os corações dos filhos são estabelecidos, no mesmo tempo.
Você chega a ser estabelecido em um momento num abrir e fechar de olhos? Ou está em processo?
Então sendo um processo isso envolve um espaço de tempo. Em Efésios 1:4-5 nos diz que “fomos escolhidos Nele para ser santos e sem mancha em Sua Presença.” Então nos diz que em ordem para isto suceder ELE nos predestinou. Em outras palavras, Ele nos selecionou e então preparou o caminho para que suceda.

O processo inteiro de nossa predestinação trata de longitude em um espaço de tempo que não sabemos a palmo. Lhe vemos como Ele é, e começamos a vernos por quem verdadeiramente somo. A transformação do poder da Luz sempre trará sementes em manifestação do que Em verdade é. [para mais detalhes de como este processo se desenrola, leia na seção sobre Phaneroo]

1 Tessalonicenses. 4:15
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 
(Observe esta mesma escritura no espanhol. Ed.)
"Porque decimos esto en palabra del Señor, que nosotros que estamos vivos y hayamos quedamos a la Parousia del Señor no impediremos a los que están durmiendo."
Agora se tomamos este versículo por si mesmo, deixamos uma grande pergunta. Como podemos impedir a aqueles que estão dormindo?
Porém no versículo 16 responde a nossa pergunta quando diz, “Porque o Senhor Mesmo descerá do Céu com um Clamor, com Voz de Arcanjo, (chefe mensageiro), e com Trombeta de Deus.” Então os mortos se levantam.
Por conseguinte, os mortos não são trazidos com Ele más se levantam como um resultado da “VOZ” como irmão Branham disse na Mensagem O Rapto.

“HÁ TRÊS COISAS QUE SUCEDEM COM SUA DESCIDA.
1° - O CLAMOR O QUAL É A MENSAGEM
2° - A VOZ A QUAL É A RESSURREIÇÃO.
3° - A TROMBETA QUE É A REUNIÃO.”

1 Tessalonicenses. 5:23
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a (PAROUSIA) vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 
Somente até seu ato de chegada? Ou para Sua Presença. (?) a palavra “para” aqui é usada no mesmo como “em” e significa uma preservação que é levantada no final e incluso no tempo da mesma Presença de Jesus Cristo. 
“Até que” significaria que o toma até o ponto de e você não vai mais além, considerando que “para” envolve não só até, mas “em”. Assim que seremos sempre santos e sem culpa em Sua Presença.

II Tessalonicenses. 2:1
“ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele,” 
(vejamos isto agora esta tradução no espanhol.Ed.)
" Con respecto, a la Parousia de nuestro Señor Jesucristo, y nuestra reúnion con Él os rogamos hermanos," 
Ele deve chegar e estar presente para fazer dar conta desta escritura. Como nos recolheria para Ele se Ele não está aqui? Isto nos diz que nos reuniremos e então Ele vem. Deve primeiro Ele está aqui e então nos recolherá a Ele, por outra parte nos reuniríamos para alguém ou outra coisa e não para Ele.
Isto não trata de Seu ato de chegada, mas de Sua Presença e uma das características de Sua Presença. Nós não fazemos o ajuntamento.

Malaquias 3:17 
“E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.”

Mateus 3:12
“Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.”
Diz-nos que Ele fará o ajuntamento. Será um ajuntamento para Ele.
PERGUNTAS E RESPOSTAS N° 4 [pp] 243-244
“A Noiva não será reunida num lugar, ela será reunida de todo o mundo.”
Assim uma das características identificáveis de Sua Presença é este ajuntamento.
Então onde será esta reunião? 
Em Sua Presença. E Ele é a Palavra Vindicada.

II Tessalonicenses. 2:8-9 
“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua (PAROUSIA) vinda; 9 A esse cuja (PAROUSIA) vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,” 
"Y entonces se manifestara aquel inicuo, a quien el Señor matará con el Espíritu de Su boca, y destruirá con el resplandor de Su Parousia. Inicuo, cuya Parousia es segun operacion de Satanás con todo poder y señales y maravillas mentirosas," 
Não é somente o ato de chegada o que destrói as operações de Satanás, porém é a Palavra de Deus que o derrota sempre. Jesus mostrou isto na experiência do deserto onde ele foi tentado por Satanás, porém derrotou a Satanás pela Palavra.
Assim não é só a chegada ou segunda vinda o que faz isto senão A Palavra de Deus que deixa satanás impotente. Como na natureza, a forma de vida que está parasitário na natureza não toma a luz direta.
Luz direta do Sol destrói fungos, bactérias e toda a sorte de forma de vida parasita.
Mesmo entre pacientes de câncer usam uma luz ou tratamento de radiação para matar áreas inteiras de infecção. Satanás é o maior parasita de todos. Ele não pode criar, somente perverte pelas eras.

II Pedro 3:4
“E dizendo: Onde está a promessa da sua (PAROUSIA) vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” 
É mesmo fato que isto fala “todas as coisas continuam”
Mostra que trata de um período de tempo. Outro ponto para considerar é que isto fala de uma promessa que está associada à Parousia. Não especificamente que a Parousia é “A” promessa, ainda que sabemos que o é.
Mas como Paulo disse em Gálatas 2: 20 que nós “vivemos na do Filho de Deus.”
Assim também, vemos aqui que a escritura disse que dirão; “Onde está a promessa de Sua Parousia?” aí está a promessa definitivamente associada com e é causado pela Parousia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Examinaremos isto mais me detalhes na seção Doxa.

Tiago 5:7-8
“Sede pois, irmãos, pacientes até à (PAROUSIA) vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a (PAROUSIA) vinda do Senhor está próxima. 
Aqui a escritura trata de uma condição da colheita e fala da Presença Pessoal do Senhor como de um agricultor que espera pelo fruto maduro. 
Agora a pergunta é esta, se o agricultor espera que o fruto chegue a madurecer, por que, todavia fala de Sua Presença como algo que deve produzir-se no futuro?
A resposta é muito simples, como o agricultor você vigia o fruto, mas você também cuida da plantação.
Aqui está para colher sua plantação sua colheita de filhos, Seu trigo, e com paciência, o que indica em si mesmo um período de tempo mais ou menos extenso.

1 João 2:28 
“E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua (PAROUSIA) vinda.” 
“Y ahora, hijitos, permaneced en Él, para que cuando El Aparezca, tengamos confianza, y no estár avergonzado ante Él en Su Parousia." 
O Aparecer tem que ver com esta Presença. Este Aparecer é uma Palavra que significa uma um grande brilho ou um revelar daquilo que não tinha sido revelado. De uma presença trazendo um descobrimento, não meramente um ato de chegada.
Você se dará conta também que este grande descobrimento nos traz a uma condição de confidência sem vergonha. (Sem timidez. Com segurança. Ed.)
Agora confiança é algo que você deve construir, não se obtém por algum pouco engano mágico, mas por tentativa e vitória, tentativa e vitória. Caráter não é um presente, caráter é uma vitória. Igualmente confiança, deve ser aprendida de novo que significa esclarecimento e tempo.

Filipenses. 2: 12
“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença (PAROUSIA), mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;”
Note a explicação aqui. Paulo está contrastando sua presença com sua ausência. Esta escritura mostra exemplos de Parousia como presença assim que teria verdadeiramente que se agarrar a palhas para fazer a palavra Parousia qualquer outra coisa que não fosse presença.

II Pedro 3:12
“Aguardando, e apressando-vos para a (PAROUSIA ) vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão”? 
De novo isto trata de uma série de eventos que constitui mas que um mero ato de chegada, senão uma presença manifestando uma série de eventos. E recorde, quando as pessoas rejeitam com desprezo a misericórdia, não resta nada para elas senão o juízo.


http://messagedoctrine.net/Portuguese/A%20PAROUSIA%20DE%20CRISTO.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário