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Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

23 de fevereiro de 2012

Confira oito comportamentos que dificultam a comunicação no trabalho


Existem certos comportamentos e atitudes que são verdadeiros desastres para quem que ter sucesso na carreira profissional, destaca Lícia Egger-Moellwald, consultora de imagem e etiqueta corporativa. Radical, vaidoso, mal-humorado e autoritário são alguns dos adjetivos que impactam diretamente no bom relacionamento e na boa comunicação dentro do ambiente de trabalho.

Diante desse contexto, a especialista descreve oito perfis comportamentais que dificultam a comunicação na empresa:

Vaidoso
"A pessoa vaidosa tende a ser pedante e se coloca em tão alto conceito que acaba sendo antipática. Nós gostamos de pessoas que nos ouvem e que deixam claro o quanto somos importantes. Para uma pessoa que é muito vaidosa esse tipo de gentileza é praticamente impossível."

Mal-humorado
" Pessoas mal-humoradas são desagradáveis porque estão sempre implicando ou colocando defeito nas coisas e no que os outros fazem. De modo geral, são pessoas toleradas no ambiente de trabalho e sempre são lembradas pelo aspecto negativo."

Pessimista
"Tem coisa mais chata do que conviver com alguém que está sempre nos lembrando de como a vida é difícil ou de como somos vulneráveis? As pessoas com esse perfil dificilmente são convidadas para participar de reuniões, festas ou de serem lembradas. Para a vida profissional, ter essa característica é dar um tiro no pé."

Ameaçador
"Certas pessoas quando estão no comando se sentem poderosas ameaçando os que compartilham o dia a dia de trabalho. Acreditam que a ameaça é moeda de troca para o bom desempenho da equipe e consideram que o medo é um fator motivacional poderoso. Porém, essa forma de agir é como um câncer que se irradia por todo o organismo corporativo, causando perdas irreparáveis à saúde dos colaboradores e, sem sombra de dúvidas, à lucratividade da empresa em que atuam."

Autoritário
"Em um mundo em que a grande competência das empresas é a de estimular a co-criação, uma pessoa que impõe suas decisões aos colaboradores e colegas de trabalho seguramente perde pontos. Hoje, a ordem é buscar participação, trabalhar a diversidade e buscar o consenso."

Protelador
"O profissional que tende a levar muito tempo para tomar decisões, para dar respostas para as solicitações e demandas do trabalho deixa claro que não está preparado para atuar num mundo em que a velocidade é uma exigência para o sucesso. Deixar para depois o que deve ser feito hoje, atrasar as respostas e segurar informações ou tomadas de decisões são sempre mal vistos e desmotivante para a equipe."

Bonzinho
"É aquela pessoa que acaba parecendo chata porque não sabe dar um basta a nada, que se dispõe a abrir mão de coisas importantes para ela, que está sempre cedendo em suas opiniões e que é incapaz de dizer não. Pessoas com esse tipo de comportamento não são assertivas e tendem a serem desrespeitadas e mal avaliadas pelos seus chefes e colegas."

Radical
"É aquela pessoa que age sempre intempestivamente, com o coração e não com a razão. Ninguém consegue prever o impacto dos acontecimentos nela e com isso qual será a sua reação. Para as empresas, mesmo que a pessoa seja super capacitada para desempenhar as funções para a qual foi contratada, a falta de equilíbrio é sempre desabonadora."

“Podemos dizer que pessoas mal-humoradas, pessimistas ou ameaçadoras são as que mais podem comprometer a comunicação no ambiente de trabalho. Em situações assim, o ambiente é sempre pesado, pois esses profissionais fazem com que suas opiniões e atitudes criem barreiras para o entusiasmo e a criatividade dos demais colaboradores”, explica Lícia.

Como agir

Segundo a especialista, há duas possibilidades viáveis para tentar resolver o problema: uma saída é procurar um momento de descontração e abrir o jogo com o envolvido de forma positiva e nunca na frente de outros colegas. A outra opção é procurar diretamente um profissional da área de recursos humanos (RH) e pedir a sua intervenção.

O papel do RH é alertar os profissionais que possuem comportamentos que não condizem com o esperado e incentivá-los a melhorar e adequar atitudes que não estejam de acordo com a empresa, explica a consultora.

E imaginando que todos gostam de ser bem vistos e queridos a melhor maneira de evitar comportamentos que não sejam bem aceitos, segundo a consultora, é:
• Pratique sempre a autoavaliação;
• Saiba reconhecer seus erros e não tenha pudor em pedir desculpas quando necessário;
• Entenda que o sucesso profissional depende em muito da forma como agimos com nossos parceiros de trabalho;
• Busque e aceite a cooperação de todos;
• Lembre-se que não somos todos iguais e que as diferenças podem melhorar a performance do grupo;
• Peça aos colegas um feedback sobre seu trabalho e postura profissional.

Bruna Souza Cruz
Fonte: http://noticias.uol.com.br
Via: Revista Voz de Esperança nº 153 - fev/2012

Um comentário:

  1. Olá!
    Excelente sua postagem.
    Realmente quem trabalha com muitas pessoas encontra tudo isso.
    Cabe a nós conviver com isso de uma maneira que não nos prejudique.
    Grande abraço
    se cuida

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