Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

31 de dezembro de 2011

VIDENTES, ADIVINHOS E PROFETAS CHARLATÕES


A grande maioria das pessoas são enganadas, roubadas, adoecem, sofrem, se perdem devido a falta de conhecimento das Escrituras (Bíblia).

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; (...)." - Oséias 4:6.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II Tim 3:16-17).

Assim, por preguiça, comodismo, ignorância, descaso... as pessoas deixam de consultar a Palavra de Deus e confiam naquilo que os homens dizem, mas Deus adverte que não devemos confiar nos homens e que somente sua Palavra é fiel para nos orientar e nos mostrar a Verdade.

"(...) Maldito o homem que confia no homem (...)." - Jer 17:5.

"(...)  sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso (...)." - Rom 3:4.

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17:11).

"Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" (I Cor 1:17-27).

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Col 2:8).

Em síntese, Deus nos deixou sua Palavra escrita para que saibamos o que é certo e errado, o que é bom e mal, o que é verdade e mentira, o que devemos fazer e evitar... mas quem não a consulta direta e pessoalmente, nunca saberá com clareza qual é a verdade, mas sempre será levado pelas palavras ardilosas dos homens ungidos pelos demônios.

Feitas estas considerações iniciais, passemos a descrever algumas das características distintivas entre os falsos homens de Deus e os verdadeiros homens de Deus.

1) Deus é  Perfeito, portanto, não evolui, não muda e não pode ir contra seus atributos/personalidade e planos/desígnios.

Deus é integro e incorruptível. Deus é imutável. Deus não pode ir contra Si mesmo. Como Deus é Onipotente Ele não pode fazer nada que lhe contrarie isso. Como Deus é fiel, sincero, honesto, integro... Ele não pode mentir. Deus não muda de idéia, entendimento ou de plano.

 Hebreus 13:8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”

 Isaias 54:10 - “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.”

Jeremias 13:23 - “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.”

As únicas coisas que “limitam” Deus é sua própria Palavra e seus atributos/personalidade, pois Ele não pode mentir (Hebreus 6:18, Tito 1:2). Ele falou e tem que cumprir. Ele não é mentiroso, pois Ele é Perfeito.

2) Um ungido, enviado, mensageiro, profeta... de Deus nunca irá falar contra (diverso, contraditório, oposto, diferente...) à Palavra de Deus.

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gal 1:8).

Assim, como Deus não é contraditório (mas são os homens que destorcem sua Palavra para dar a aparência de contraditórioa), nunca irá falar contra si mesmo.

Uma das finalidades da Bíblia é justamente nos servir de padrão (parâmetro, baliza...) para podermos distinguir a luz das trevas.

Se estamos tendo a impressão de que a Palavra de Deus está sendo contraditória, é porque estamos tendo a interpretação errada Dela.

Desse modo, Deus nunca irá nos dar a mensagem:

a) que vai satisfazer nossas vaidades, concupiscências, luxúria, prazeres carnais, inveja, cobiça, soberba, promiscuidade, fantasias eróticas, orgulho, erotismo, egocentrismo, ganância, deleites mundanos, orgias, etc;
b) que vai nos livrar das perseguições, privações, provações, tribulações, etc;
c) que nos isenta de obedecer sua Palavra;
d) que vai nos dar o amor da pessoa que queremos;
e) que vai realizar todos os nossos desejos, sonhos, objetivos, aspirações, etc;
f) que nos dá o recado de algum ente querido falecido;

Por outras palavras, Deus nunca vai nos “abençoar” com algo que ele abomina, condena, repugna, amaldiçoa, odeia, rejeita, proíbe... e, do mesmo modo, Deus nunca vai abençoar alguém que está em pecado.

"Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tg 4:2-3).

3) Deus não fala coisas à toa ou sem utilidade (valia, importância, significado, serventia, proveito...) e não é papagaio para ficar repetindo as coisas.

Deus não revela algo que não tenha utilidade, serventia, praticidade, importância, significado... Assim nunca irá dizer coisas fúties, genéricas, vazias, banais... ou que já constem expressamente na Bíblia. Tudo o que Deus revela para a pessoa possui finalidade de crescimento espiritual.

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16:19-31).

Uma pessoa que diz que tem uma palavra (profecia, revelação, mensagem, recado...) de Deus e se limita (somente, unicamente) a recitar versículos da Bíblia, não passa de um mentiroso, farsante, personificador... Explica-se. Se já consta na Bíblia exatamente aquelas palavras, Deus não precisa falá-las de novo como se fosse um papagaio, maritaca, corvo...

Deus não vai perder seu tempo com preguiçosos, folgados, vagabundos, malandros... que não querem se dar ao trabalho de ler a Bíblia, pois os que são de Deus possuem prazer em ler, estudar, ouvir, falar e meditar na Bíblia.

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." (Sl 1:1-2).

"Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" (Rom 7:22).

Se já consta na Bíblia literalmente (igual, idêntica) ou de forma muito semelhante (parecida, similar), Deus não precisa dizer de novo, com a única exceção de se for para explicar (revelar, ensinar, mostrar) o significado daquelas palavras, mas ao fazer isso não se limitará à somente repetir o que já consta nas Escrituras.

Tanto é assim que Deus ao invés de repetir o que já consta claro nas Escrituras, manda aos vagabundos que a leiam:

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mt 22:29).

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Mc 12:24).

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5:39).

Deus somente manda seus profetas falarem sobre algo que traz edificação espiritual, assim, por exemplo, Deus nunca irá mandar um profeta falar sobre quem irá ganhar uma partida de futebol, quais serão os números sorteados numa loteria, que filme será campeão de bilheteria, quais serão os melhores investimentos na Bolsa de Valores, etc.

4) Em toda a Bíblia os verdadeiros profetas somente e exclusivamente são de Deus/Jesus e não de nenhuma outra pessoa/entidade. Portanto, todo aquele que se diz ser profeta disso, desse, daquilo, daquele... (qualquer outro nome, pessoa, entidade...) é um servo do diabo.

"QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o SENHOR teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti." (Dt 13:1-5).

Do mesmo modo, os verdadeiros profetas somente e exclusivamente manifestam a Palavra de Deus/Jesuse de nenhuma outra pessoa/entidade. Assim, quem diz ter uma mensagem de Deus e de fulano, beltrano, ciclano... (qualquer outro nome, pessoa, entidade...) não passa de um soldado das trevas.

Igualmente, todo aquele que diz que tem uma mensagem de um ente falecido, de uma entidade sobrenatural superior, de um anjo que veio por si mesmo, de algum espírito de ancestral, de alguma criatura celeste ou espiritual, de um gnomo, de um duende, de um elfo, de uma fada, de uma divindade, da alma de alguma coisa da natureza, de um extra-terrestre, etc, está possesso de demônios.

5) Nenhum profeta bíblico usou drogas, álcool, ervas, raízes, auto-flagelo, orgias, rituais, sacrificio de animais em encruzilhadas, dança, cantoria, batuque, reza, charuto, etc para poder ter as visões ou revelações divinas.

Deus não é contraditório. Sua Palavra condena tais práticas e, assim, portanto, nunca iria usar uma pessoa nessas circunstâncias.

Quando uma pessoa está envenenada, está perdendo muito sangue, está perdendo a consciência, está em coma, está com febre, está com alguma substância tóxica no organismo, está com falta de ar, está com muita fome e/ou sede, está muito exausta, está morrendo, etc, é comum delirar (ter estranhas visões, ver e ouvir alucinações). Do mesmo modo, os demônios podem dar alguma visão ou falarem com as peessoas. Assim, não é porque a pessoa de fato viu e/ou ouviu alguma coisa fora do comum (sobrenatural, espiritual, inacreditável, incrível), que seja evidência de que seja da parte de Deus.

Saiba mais em "TER FÉ SIM, MAS FÉ EM QUE OU EM QUEM E COMO?" emhttp://macfly.multiply.com/journal/item/29

Entretanto, por exceção, na falta de alguém adequado, Deus pode usar um hipócrita (11:49-51) e até mesmo uma jumenta para dar um recado a alguém (Nm 22:23-34), mas isso não torna o hipócrita e, muito menos, a jumenta, profeta de Deus. Pois o profeta de Deus sabe muito bem que o que está fazendo e dizendo e essas pessoas substitutivas não.

6) Os homens de Deus nunca cobram e nunca aceitam qualquer tipo de gratificação, recompensa, paga, agrado, retribuição, reembolso, remuneração, retribuição... por fazerem a vontade de Deus.

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mt 10:8).

"E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro." (Atos 8:18-20).

"Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve." (II Reis 5:15-27).

Assim, os pregadores ou profetas que ficam pedindo dinheiro não são de Deus. Os pseudos homens de Deus que cobram consultas, pregações, ministrações, palestras, orações, santificações, trabalhos... não são de Deus. Não importa o destino que teoricamente deêm ao dinheiro, pois Deus condena que se cobre para fazer tais coisas, não importando quais sejam os motivos/justificativas que dão. Por mais boas que sejam as intenções, nunca se pode cobrar (nem mesmo um valor simbólico) das pessoas para poderem ter acesso à Palavra de Deus. Exceto claro, o dízimo, mas não se pode impedir quem não paga o dízimo de assistir à pregação da Palavra, de receber oração, etc.

Saiba mais no estudo: "Com Deus não se negocia. Deus não é comerciante e não cobra pelos seus serviços" emhttp://macfly.multiply.com/journal/item/32

7) Os verdadeiros ungidos recebem informações do Deus Criador, Todo Poderoso, Onisciente, Onipresente e Onipotente.

Ter uma revelação divina sobre um fato, lugar, acontecimento, coisa ou pessoa não é como fazer uma previsão do tempo: “Vai chover, mas pode fazer sol.”

Se Deus informou o seu mensageiro, Lhe deu informações necessárias e precisas. Assim aquelas frases genéricas (vagas, imprecisas, superficiais, etc), como o horóscopo ou as previsões de começo de ano feitas pelos videntes/adivinhos, que se encaixam em qualquer pessoa, situação, circunstâncias, lugar, tempo, condições, etc, não partem de Deus, mas da mente humana. Exemplos:

- Deus tem uma benção para a sua vida!
- Deus vai operar um milagre na sua vida!
- Deus mandou lhe dizer que você é especial!
- Deus tem uma obra em sua vida!
- Deus tem uma missão para você cumprir!
- Deus tem um propósito para a sua vida!
- Alguém aqui vai receber uma benção!
- Deus me revelou que tem alguém aqui que deseja ser curado de alguma doença!
- Deus me disse que tem alguém aqui que está desempregado!
- Deus me revelou que alguém aqui vai receber a vitória financeira!
- Tem alguém aqui que está resistindo a ordem de Deus para dar a oferta!
- Deus me revelou que lhe curou de todos os seus problemas!
- Deus mandou eu te dizer que atendeu a sua oração!
- Deus disse que vai atender os desejos de seu coração!
- Deus te libertou do que te afligia!
- Deus te livrou dos teus tormentos!
- Deus me mostrou que você vai passar por uma grande tribulação!
- Deus me revelou que tem alguém aqui que vai doar um fusca!
- Deus revelou que alguém aqui vai doar R$ 50,00!
- Este ano alguém famoso vai morrer!
- Este ano vai acontecer algum desastre!
- Algum político vai estar envolvido num escândalo!
- Alguem aqui hoje vai ofertar sua aliança de casamento!
- Deus tem uma benção especial para alguém aqui esta noite!
- Deus me revelou que tem algo especial para você!
- Estou vendo uma obra de bruxaria em sua vida.
- Nada vai impedir que você seja um conquistador.
- Nesta noite alguém vai ser curado de um problema de saúde.
- Deus abrirá uma porta de emprego para você, meu irmão.
- O Espírito Santo está me revelendo que existem ladrões nesta igreja que não entregaram seus dízimos.
- Ah, seu problema é maldição hereditária.
- Alguém aqui tem algum problema de câncer? Pois se tiver, Deus me revelou que dará a cura hoje!
- O diabo tentou impedir que você viesse aqui nesta noite, porque ele sabia que você seria revelado
- Deus me revelou que 50 irmãos vão contribuir com mil reais cada um. Quem é o primeiro? Se não tem ninguém, então devem existir aqui 50 valentes que vão contribuir com quinhentos... Agora chegou a sua vez, meu irmãozinho querido. Todos vocês que sobraram tragam suas ofertas de um real.

Considerando que os profetas recebem as palavras diretamente de Deus e é Deus que escolhe quem Ele vai usar, então não existe escola de profetas. Ninguém aprender a ser profeta com a Teologia.

Tudo o que fazemos e dizemos, desde a tenra idade, os demônios sabem e se recordam porque eles estão sempre por perto. Assim, eles tentam nos enganar utilizando essas informações para que pensemos que é obra de Deus, pois muitos pensam que somente Deus saberia dessas coisas.

Assim, os demônios costumam imitar nossos entes queridos que já faleceram, tentar simular Deus falando conosco citando um episódio de nossas vidas que eles presenciaram, jogam pensamentos em nossas mentes par induzir-nos à conclusões equivocadas, etc.

Entretanto, somente Deus sabe nossos pensamentos, o que está em nossos corações e o que se passa em nossa consciência.

Os demônios podem até relatar com detalhes um episódio de nossas vidas, mas somente Deus sabe o que estavamos sentido e pensando naquele episódio. Somente Deus sabe o que estamos pensando e sentido em todos os lugares, circunstâncias, momentos, situações, etc.

Jesus nos chama pelo nome (João 10:14-16,27) e nos conhece desde antes do ventre de nossas mães (Jer 1:5). Ele conhece cada fio de cabelo nosso. Não há nada que Lhe seja oculto. Assim Deus não fala genericamente conosco. Ele nos fala diretamente, já os demônios nos dão interpretações e distorções para que pensemos que foi Deus falando consoco. Deus fala, ao mesmo tempo (simultaneamente) aos nossos ouvidos, consciência, coração e alma.

"DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça." (Gn 15:1-6).

"Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo:
Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi." (II Sam 7:4-17).

"E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado." (Atos 9:10-18).

Os demônios podem saber de vários de seus problemas, mas só saberão o que você foi buscar numa pregação, culto, sermão, templo, etc, se você revelar isso a eles, ou seja, se você não guardar para si. Assim, por exemplo, a pessoa pode até ter uma doença (diabetes, hepatite, miopia, etc), mas foi no culto com a intenção de pedir pela filha desaparecida de um conhecido (vizinho, colega de serviço ou de escola, etc) ou até mesmo de um estranho, mas não mencionou e nem sequer demonstrou que iria fazer isso. Os demônios não saberão disso, então, utilizarão da probabilidade, ou seja, vão “chutar” que a pessoa foi atrás de cura pra si própria, pois é algo muito comum (egocentrismo em vez de altruismo) e são os próprios demônios que causaram as doenças.

O profeta tem que ser igual à um médico diagnosticando um caso. Quando ele encontra a enfermidade que está no paciente, ele sabe o que aquele paciente tem, ele sabe o que fazer e sabe o que causou aquilo. Um verdadeiro Profeta diagnostica o caso pela Palavra.

Uma coisa é saber a doença que a pessoa tem, mas outra é saber o que causou aquela doença e o que a pessoa precisa fazer para ser liberta daquela doença. Mas não é só isso. A pessoa, ainda, precisa ter tido um contato direto, íntimo e confidencial com Jesus, o Bom Pastor que conhece suas ovelhas.  Ressaltando-se que as meras emoções/sentimentalismo não são evidências da presença de Jesus e que Jesus não é mudo.

Somente Deus sabe o futuro sem nenhuma margem de erro e com todas as circunstâncias e minúcias!

"Deveras me apliquei a todas estas coisas para claramente entender tudo isto: que os justos e os sábios, e os seus feitos, estão nas mãos de Deus; e se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não sabe o homem. Tudo lhe está oculto no futuro." (Eclesiastes 9:1).

Os demônios podem tentar deduzir, chutar, supor, manipular, etc, mas não sabem o futuro, exceto, claro quais são os planos de Deus, vez que eles conhecem Deus, face à face, desde o primórdio da criação. Tanto é assim, que normalmente um dos sinais dos profetas de Deus justamente é esse: falar de coisas que ainda não aconteceram para que depois que acontecerem as pessoas creiam.

"Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou." (Jo 13:19).

Entretanto, os demônios muitas vezes podem acertar na adivinhação, seja porque manipularam a situação para que aquilo acontecesse (exemplo, profetizaram que a pessoa seria tropelada e eles mesmos providenciaram isso), seja porque se baseram no que sabem dos planos e da Palavra de Deus (exemplo, Deus não pode ir contra sua Palavra, não pode mentir e honra o que diz).  Por isso Deus condena se utilizar de tais vias para saber o futuro ou conseguir algum milagre.

"A feiticeira não deixarás viver." (Ex 22:18).

"Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." (Lv 20:27).

"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." (Dt 18:10-12).

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." (At 16:16-18).

Não importa se o demônio vai dizer ou disse a verdade. Não importa se o demônio curou realmente ou vai curar realmente. A questão é que é um demônio e Deus condena termos intimidades com os demônios.

"E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz,
Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.
E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal." (Lc 4:33-35).

"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (I Cor 10:21).

Não importa o nome, a aparência, a maquiagem, a roupagem... que se dê: horóscopo, necromante, mago, pai de santo, benzedeira, tarô, guia de sonhos, búzios, simpatia, feiticeiro, macumba, bruxaria, médiuns, gurus, adivinhos, vidente, medium, guru, astrólogo, novena, cigano... tais coisas são abomináveis para Deus (Dt 18:10-14; Zc 10:2; Is 8:19; 2:6; Dn 2:27-28; Mq 5:12; II Rs 17:17; 21:6; Is 47:9; Ml 3:5; At 13:6-11; Ap 18:23; 21:8; Lv 19:31; 20:6; I Sm 15:23; II Rs 5:22; 23:24; Gl 5:19-21; Dt 4:19; Jó 31:27-28; Dt 17:2-5; Ez 8:16-17).

Outras vezes, Deus envia seus mensageiros para nos dar a resposta de alguma oração, pedido, consulta, indagação... nossa. Assim, essa mensagem é mais do que personalíssima. Além de direta, precisa e completa, é exclusiva, pois é a resposta exata daquilo que a pessoa perguntou ou pediu a Deus. Portanto, essa resposta tem que coincidir totalmente (e não apenas parecer, aparentar ou falar apenas algumas poucas palavras que podemos relacionar com interpretações) com o que perguntamos ou pedimos e, ainda, tem que haver a vindicação do Espírito Santo no coração, alma e consciência para confirmar que realmente é  Ele falando por aquele mensageiro.

"E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia." (At 16:14).

"E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" (Lc 24:32).

"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." (II Cor 3:3).

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." (II Pe 1:19).

"(...) Porei as minhas leis em seus corações (...)" (Hb 10:16).

"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai." (Gal 4:6).

Por causa disso é que as Escrituras dizem que somente o Espírito Santo (e nenhum pregador, mero conhecimento intelectual, racional ou filosofico) é que convence as pessoas do pecado (convertê-las) [Jo 16:7-8]; que ninguém pode dizer que Jesus Cristo é O Senhor, senão pelo Espírito Santo [I Cor 12:3, Jo 15:26] e, que ninguém pode conhecer a Verdade senão pelo Espírito Santo (Mt 16:13-17).

8) Se a pessoa profetizou algo e isso que ela falou não aconteceu, é por que ela não falou da parte de Deus, pois o verdadeiro profeta só anuncia o que Deus mandou (nada mais, nada menos).

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Dt 18:20-22).

"E os seus profetas têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado." (Ez 22:28).

Quando Deus envia alguém, Ele tem que confirmar (vindificar, autenticar) as pessoas destinatárias que aquele mensageiro realmente procede Dele.

Se Deus mandou o profeta, o que ele profetizou em nome do Senhor (o “Assim diz O Senhor”), Deus tem que cumprir (I Reis 1:14, 2:4 e 10:15, II Cron 10:15, Is 44:26, Jr 28:26), pois o profeta não falou de si próprio, mas falou unicamente a Palavra de Deus como Deus ordenou.

Ressalta-se que é Deus quem manda no profeta e não o contrário. A Bíbia relata que o profeta Jonas tentou não obedecer a ordem de Deus, mas de nada adiantou tentar resistir. Assim, não procede do Espírito Santo de Jesus a prática que querer impor a Deus alguma profecia. É Deus quem dá as palavras para o profeta e não o profeta que dá as palavras para Deus.

Desse modo, muitos falsos profetas mandam os fiéis “profetizarem” (ficar repetindo uma frase afirmativa de algo que irá supostamente acontecer como tivesse sido Deus quem falou/ordenou) isso e aquilo, mas a Bíblia diz para não ficarmos brincando de sermos profetas (Dt 13:1-5 e 18:20-22).

9) Deus tem o padrão de mandar um profeta quando seu povo está em erro.

Assim, um profeta normalmente vem para mostrar os erros (criticar, admoestar, corrigir, repreender...) e não para ficar falando indiscriminadametne de bençãos. Entretanto, algumas vezes Deus manda o profeta para dar a resposta à oração feita pela pessoa (Jz 6:7-10).

Que modo melhor de enganar do que falar o que a pessoa quer ouvir (elogios, parabenizações, bençãos, milagres, reconhecimento, gratificações, recompensa, etc)? O ego, a vaidade, a soberba, o orgulho... cegam a pessoa e a conduzem à perdição.

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.
Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós." (Jer 23:16-17).

A missão de um profeta é, normalmente, tirar o povo de Deus da apostasia (erro, engano, mentira, desvio, podridão, servidão, pecado, perdição...); é resgatar as ovelhas perdidas das mãos dos lobos vorazes.

Portanto, normalmente as palavras de um profeta não são agradáveis de se ouvir, pois são duras, pesadas, severas... sendo como um verdadeiro “balde de água fria” aqueles que pensam que estão fazendo a vontade de Deus.

O discurso preferido dos impostores é sobre paz, prosperidade e segurança para os que estão em pecado (Jr 15:15, 20:1-6, 26:8-11, Amós 5:10, Mt 23:29-36, At 7:51-53).

Desse modo, aqueles que vivem profetizando bençãos para todos não são homens de Deus.

Deus cura, liberta, salva, resgata, abençoa, purifica, santifica, regenera... mas não indiscriminadamente, mas somente aqueles que creêm Nele, que O amam, que O servem, que se arrependem de seus pecados, que confessam seus pecados à Ele, que Lhe pedem perdão pelos pecados, que O aceitam como Senhor de suas vidas, que abandonam suas vidas pecaminosas, que passam a viver para Deus e sua Palavra, que buscam a santificação...

Assim, quem tem que acreditar na mensagem dada pelo mensageiro de Deus, é/são o(s) destinatário(s) da mensagem. As demais pessoas não interessa, não importa, não diz respeito. Portanto, o mensageiro de Deus não se preocupa em agradar aos homens, a sociedade ou ao mundo, mas, unicamente a Deus, fazendo o que Deus Lhe ordenou fazer: dar o recado.

10) A pessoa supostamente falar em línguas ou manifestar algum prodígio, milagre, sinal ou maravilha sobrenatural não pode ser servir como critério suficiente para provar que a pessoa é de Deus.

Os demônios possuem poder para fazerem simulações e falsos: sinais, prodígios, milagres, adivinhações e prognósticos.

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24:24).

"E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira," (2 Tes 2:8-9).

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (II Cor 11:13-14).

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mt 7:15-20).

Assim, os demônios possuem poderes de personificação e falsificação, ou seja, podem transfigurar-se em anjos de luz e operarem falsos prodígios, milagres e sinais para enganar.

11) As nossas emoções/sentimentalismo não são critérios para julgar se uma pessoa é de Deus ou não.

Os falsos e os incautos priorizam mais as experiências religiosas e as manifestações sobrenaturais do que o teor da Bíblia. A nossa autoridade é a promessa da Palavra de Deus e não as nossas emoções.

Gálatas 5:16-17,24 – “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. (...) E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Romanos 8:4-8 – “(...) não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

Filipenses 3:3 – “(...) servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.”

I Pedro 2:11 - “(...) vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;”

Oséias 6:6 – “Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”

João 4:24 – “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

Saiba mais no estudo: 'COMO DEVE SER A PREGAÇÃO/CULTO? COM CONTEÚDO OU COM EMOÇÕES?" emhttp://macfly.multiply.com/journal/item/26

12) A aparência ou a sabedoria do mundo podem nos enganar

A Bíblia descreve que os falsos se apresentam como ovelhas, com aparência de piedade (II Tim 3:5, Mt 7:15 e 23:28), fazem caridade na frente dos outros para chamar a atenção, são cultos na sabedoria dos homens, são belos, usam palavras de sabedoria dos homens, vestem belos trajes, possuem títulos honoríficos, são ladeados por muitos... mas tudo isso não passa de ardis para enganar.

Algo falso para poder enganar tem que ser muito parecido com o verdadeiro. Assim ninguém vai acreditar numa cédula/nota de três reais (pois não existe tal). E, se existe o falso, é porque existe o verdadeiro.

"Dar importância à aparência das pessoas não é bom (...).' (Pv 28:21).

"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (Jo 7:24).

"SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." (II Tim 3:1-7).

Não podemos avaliar a questão segundo a lógica, o raciocínio humano, a sabedoria dos homens, etc, pois a sabedoria do mundo é loucura para Deus e ninguém conhece a Deus pela sabedoria do mundo.

A Bíblia claramente ensina que ela é loucura para os sábios e entendidos (I Cor 3:18-19, 1:18, 1:21, Pv 3:5) e que o Senhor pega os sábios em sua própria astúcia (Jó 5:13, Mt 11:25, I Cor 2:1-14), pois para eles as Escrituras não fazem sentido.

Um bom exemplo é Saulo (Paulo) que em toda sua cultura, conhecimentos, sabedoria, filosofia, teologia... dos fariseus (At 22:3 com 5:34) não foi capaz de ver e conhecer a Verdade das Escrituras Sagradas, apesar de sabê-las de cor. Somente por revelação Divina do EspíritoSanto é que conheceu a Verdade (At 9:1-5 e 22:1-8), pois “não é pela carne e nem pelo sangue” que conhecemos a Verdade.

Pois Saulo, como Moisés fora instruído em toda sabedoria humana (At 7:22), mas esta cega os olhos para a Verdade. Por passar a dizer a Verdade, quiseram matar a Saulo (At 9:22-23). Assim, também, Elias não fazia parte do grupo de teologia (II Rs 2:3,5,7), mas tinha o Espírito Santo (II Rs 2:9,14-15). Do mesmo modo João Batista (Mt 3:1,7-10).

Após isso, Paulo passou a orientar para quenão dessem ouvidos à filosofia (Cl 2:8, At 17:18), a sabedoria dos homens (I Cor 1:18-25, I Cor 2:13 e Pv 3:5), a ciência dos homens (I Tim 6:20, Lc 11:52). Igualmente os outros apóstolos, pregaram para não usar de fábulas (II Pe 1:16), costumes/tradições dos homens (Lv 20:23 e Mt 15:2-3). Inclusive, o próprio Senhor Jesus advertiu para não darmos ouvidos a preceitos/doutrinas humanas (Mt 15:9).

Mt 11:25 – “... ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos,e as revelastes aos pequeninos.” (Lc 10:21, Jó 5:13, I Cor 3:19, Tg 4:6, I Cor 1:27, I Cor 1:21, Pv 3:5, Tg 1:5).

Não devemos nos deixar enganar pelas aparências (visão carnal ou raciocínio humano – II Cor 4:18 e 5:7), mas devemos ver as coisas com os olhos espirituais (sob o prisma de Deus), “visto que andamos por fé, e não pelo que vemos” (II Cor 5:7) e, para isso devemos consultar as Escrituras e buscar a revelação divina mediante à oração a Jesus (e não um mero conhecimento intelectual, racional ou filosofico sobre Jesus, pois ninguém pode ser convencido do pecado senão pelo Espírito Santo [Jo 16:7-8]; ninguém pode dizer que Jesus Cristo é O Senhor, senão pelo Espírito Santo [I Cor 12:3, Jo 15:26] e, ninguém pode conhecer a Verdade senão pelo Espírito Santo [Mt 16:13-17]).

Todas essas informações somente dificultam uma pessoa ser enganada, mas somente Jesus Cristo pode impedir que os seus sejam enganados, pois somente por revelação divina dada pelo Espírito Santo de Jesus é que conhecemos a Verdade.

A VERDADE ESTÁ SOMENTE NA BIBLIA - http://macfly.multiply.com/journal/item/209

Nenhum comentário:

Postar um comentário