Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

4 de dezembro de 2011

AO LER A BÍBLIA...


Ao lermos a Bíblia, precisamos ter em mente que:

1. A Bíblia é um livro simples, porém complexo. Ela é simples porque suas mensagens são claras e suficientes para nos levar à salvação e nos trazer o conforto. Ela é complexa porque: Paradoxalmente, a Bíblia é a Palavra de Deus e é palavra do homem, tendo sido, pois, escrita de forma dinâmica. Ela é o testemunho de como Deus se relaciona com o homem.

2. A Bíblia é regra de fé e prática, mas não tem pretensões programáticas, seja para a política, seja para a ciência (se o fosse, já teria sido ultrapassada). Seu conteúdo é o projeto de Deus para o homem (individual e socialmente).

3. A leitura da Bíblia exige conhecimentos para que seja proveitosa no seu todo, e não apenas nas partes. Assim, ao ler, temos que evitar os perigos do:
. atomismo (lendo versículos isolados sem buscar o seu contexto e as intenções dos autores humanos e Deus).
. devocionalismo (fixando-se apenas na inspiração que os textos trazem, desconsiderando seus sentidos históricos e teológicos).
. historicismo (procurando nos textos apenas a informação histórica que contêm).
. apologismo (buscando versículos que apóiem afirmações doutrinárias, tanto individuais quanto denominacionais).

4. Por isto, a Bíblia tem que ser lida com as seguintes atitudes:
. em oração (ouvindo-a para ouvir Deus).
. com inteligência (comparando traduções, tomando o contexto da história em questão, lendo o texto à luz de toda a Bíblia, que não se contradiz).
. com o coração (para que Sua verdade penetre em nós).
. com coragem (mesmo que ela se volte contra nós, no plano individual ou no plano denominacional).

ISRAEL BELO DE AZEVEDO
www.prazerdapalavra.com.br.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário