GÊNESIS 5
Vamos estudar este capítulo que traz uma das coisas que a maioria das pessoas não aprecia: as genealogias. Vamos ver que nestas passagens, assim como em toda a Bíblia, existem coisas muito interessantes e instrutivas para nós. Portanto, ao ler a Bíblia não pule as genealogias.
Esta genealogia, bem como as outras existentes na Bíblia, tem como propósito preservar um registro da linhagem através da qual viria o descendente da mulher, o Messias (Gn 3.15). Graças a genealogias como esta é que Lucas pode registrar a lista dos antepassados de Jesus (Lc 3.23-38). Seria interessante que cada leitor pegasse esta genealogia contida em Lucas e encontrasse os nomes contidos neste capítulo de Gênesis.
Agora vejamos outras coisas que este capítulo nos ensina:
Eles Morreram
Perceba quantas vezes a palavra “morreu” se repete. Apesar de demorar, a morte física começou a se manifestar e, a partir daí, todo homem tem que viver com realidade de que um dia se encontrará com a morte.
Mesmo o cristão sabe que um dia morrerá. Apesar de Jesus ter pago o salário do pegado lá na cruz, os efeitos finais de sua vitória sobre a morte só se manifestarão no por vir, pois a própria Bíblia diz que a morte é o último inimigo a ser vencido - 1 Co 15.26. Note que mesmo as pessoas a quem o Senhor Jesus ressuscitou, voltaram a morrer. Mas, quais são os efeitos presentes da vitória de Cristo na cruz? Bem, o cristão tem que saber que a morte é um inimigo e deve ser tratada como tal. Ela pode tentar vir nos buscar antes do tempo. O cristão tem que aprender a fugir do poder da morte. Vemos na Bíblia várias vezes em que os judeus pegaram em pedras para apedrejar ao Senhor Jesus, mas Ele se ocultava e escapava de suas mãos. Isto é escapar do poder da morte - Lc 4.29,30; Jo 8.59. Um dia Jesus disse que a sua vida ninguém tiraria dele. Ele, de si mesmo a daria para depois tornar a tomá-la - Jo 10.17,18. Isto é exercer autoridade sobre a morte. Ele morreu sim, mas não antes do tempo. Paulo também aprendeu a escapar do poder da morte (At 9.23,24,25). Ele também morreu, mas só depois de completada sua carreira (Leia 2 Tm 4.6-8). Hoje, muitos estão morrendo antes da hora porque não aprenderam a escapar do poder da morte. Já que temos que morrer, que morramos depois de ter completado a tarefa de Deus para nós. Para isto vamos exercer autoridade sobre este inimigo que é a morte.
Filhos e Filhas
Neste capítulo descobrimos que, além de Caim e Abel, Adão e Eva geraram outros filhos e filhas (v 4). Isto responde a pergunta que muitos fazem sobre a “misteriosa” esposa de Caim (Gn 4.17). Naturalmente sua esposa foi uma de suas irmãs. Uma vez que só existia uma família na terra este procedimento era permitido, e muitos povos mais antigos continuaram seguindo-o. O próprio Abraão era casado com sua irmã - Gn 20.12. Na lei Deus fez restrições quanto a isso proibindo o casamento consangüíneo- Lv 18.6.
Invocar o Nome do Senhor
Na terceira geração da raça humana, nasceu Enos (v 6). Este nome significa “frágil”. Gn 4.26 nos diz que a partir de Enos se começou a invocar o nome do Senhor. Este pequeno episódio nos traz lições preciosas. Somente quando o homem vê o quanto ele é frágil é que começa a invocar o nome do Senhor. E o que é invocar o nome do Senhor? É chamá-lo pelo nome. Da mesma forma que, ao chamar alguém pelo nome esta pessoa vem ao meu encontro, também o Senhor vem ao nosso encontro quando o invocamos. Por isso a Bíblia diz que todo o que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2.21). A palavra que aqui é traduzida para “salvo” também pode ser traduzida para “curado”, “protegido”, “restaurado”, “fortalecido”. Isto nos mostra que podemos invocar o nome do Senhor não somente para sermos salvos, mas também para recebermos cura, proteção, restauração e força.
Testemunhas Oculares
Aqui você vai descobrir que Adão viveu até os dias do pai de Noé, que foi Lameque (v 28,29). E daí? Bem, isto parece sem importância, mas é de muito valor, principalmente no que diz respeito à credibilidade do texto bíblico. Nós já vimos que o livro de Gênesis é uma compilação que Moisés fez (inspirado pelo Espírito Santo, é claro) de histórias que foram transmitidas de uma geração à outra. Isto faz com que alguns críticos digam que o texto de Gênesis não é confiável, pois a medida que uma história é contada de uma pessoa para outra, vai sendo modificada até se tornar uma lenda. O que estes esquecem é da idade que as pessoas viviam naquela época. Ou seja, até os dias do pai de Noé, a história da criação do mundo e da queda poderia ser ouvida de primeira mão de uma testemunha ocular, Adão. Noé ouviu a história da criação por pessoas que conheceram Adão pessoalmente. Não houve tempo para ela tornar-se lenda.
Longa Vida
A longevidade dos pré-diluvianos tem sido outra das grandes perguntas que as pessoas fazem. Qual o motivo deles viverem tanto?
Acreditamos que um dos motivos é que, uma vez que o pecado é causador da morte, e este estava em seu começo na história da humanidade, seus efeitos também estavam apenas começando. Além de aprender a fugir do poder da morte, como já vimos acima, outra coisa que o cristão precisa saber é que, assim como existe a maneira de fugirmos do poder da morte, também existem maneiras de se apressar a morte. A maior delas é o pecado- 1 Co 11.30
Outra razão para uma vida tão longa seria a ausência de tantas coisas que apressam a morte: poluição, alimentação não saudável, etc.
Ele Andou Com Deus
Nesta genealogia aparece o homem que é citado como tendo andado com Deus, Enoque (vs 19-24). Esta expressão indica uma vida consagrada a Deus numa época em que a corrupção atingia todos as áreas da sociedade, como veremos no próximo capítulo. Em Enoque vemos o primeiro arrebatamento ocorrido na Bíblia. A Bíblia diz que Deus o tomou para si (v 24). É maravilhoso vermos que, mesmo neste capítulo, onde tantas vezes se repete a palavra “morreu”, aparece um homem que pela sua integridade e fé em Deus (Hb 11.5) escapou do poder da morte. Isto faz de Enoque um tipo daqueles que não provarão a morte, mas serão arrebatados de encontro ao Senhor nas nuvens (1 Ts 5.16,17). Mas quem será arrebatado? Serão arrebatados aqueles que, como Enoque, andaram com Deus (Mt 24.40-42). Jesus virá arrebatar aqueles que, a semelhança de Enoque, viveram em sua presença e não se deixaram levar pela corrupção dos últimos dias.
Enoque gerou o homem que mais viveu nesta terra, Matusalém. Este viveu 969 anos (v 27).
Um Filho Abençoado
Aqui também vemos o nascimento de outro homem que a Bíblia também diz que andou com Deus (Gn 6.9), Noé, filho de Lameque (v.28,29). Veja a bênção que seu pai proferiu no seu nascimento (v 29). Noé, o filho abençoado pelo pai, foi uma bênção nas mãos de Deus. Isto trás uma lição importante aos pais: vamos abençoar nossos filhos logo que nascerem. Palavras proferidas pelos pais têm muito poder.
Viu só quanta coisa interessante numa genealogia! Com esta lição esperamos que você não faça mais como muitos, que começaram a ler a Bíblia várias vezes e sempre pararam nesta parte. Lembre-se que não existe nenhuma passagem da Bíblia que está ali por acaso. Tudo o que foi escrito foi para nosso proveito, pois foi inspirado por aquele que nos conhece melhor que ninguém.
http://predmilson-estudos.blogspot.com/2009/05/genealogia-ate-que-e-interessante.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário