Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de setembro de 2011

A diferença entre os ímpios e os justos

 
A mulher Cananéia não possuía nenhuma qualidade ou mérito que a fizesse digna da atenção de Cristo, porém, ela recorreu a Cristo, pois somente ele podia atender o seu pedido. O pedido 'Senhor, socorre-me' é uma adoração efetiva. Tal pedido demonstra a total impotência de quem pede, e a confiança em quem pode salvar.

1 DÁ ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação.

2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
 
7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
 
8 SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
 
9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
 
10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
 
11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.12 Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.


"Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!" (Mateus 15: 25).


Os três primeiros versículos deste salmo é uma adoração. O salmista adora a Deus quando apresenta os seus pedidos em oração.

Observe que a mulher Cananéia adorou a Cristo quando disse: "Senhor, socorre-me!". Da mesma forma quando o salmista ora a Deus dizendo 'Dá ouvidos às minhas palavras...', ele está adorando a Deus.

Por que a oração é adoração? Porque na oração o homem expressa confiança em Deus. Quem ora confia, e quem confia é abençoado por Deus, porque ele é galardoador daqueles nele cofiam.

A confiança não é proveniente de méritos ou qualidades do salmista. Pelo contrário, a confiança provém dos atributos divinos. É Deus que possui os atributos que faz a fé brotar no coração do homem: fidelidade e imutabilidade.

A mulher Cananéia não possuía nenhuma qualidade ou mérito que a fizesse digna da atenção de Cristo, porém, ela recorreu a Cristo, pois somente ele podia atender o seu pedido. O pedido 'Senhor, socorre-me' é uma adoração efetiva. Tal pedido demonstra a total impotência de quem pede, e a confiança em quem pode salvar.

A mulher Cananéia adorou a Cristo pedindo socorro e o seu desejo foi concedido: a sua filha ficou sã.

O salmista adora a Deus nos três primeiros versículos, mas qual é o pedido do salmista?

Diferente da mulher Cananéia, o salmista pede a Deus que o guie em justiça. Que ele possa trilhar o caminho de Deus (v. 7). O pedido que o salmista faz encontra-se no versículo sete "Senhor, guia-me na tua justiça (...) endireita diante de mim o teu caminho".

O salmista sabia que os iníquos e os transgressores não subsistiriam diante de Deus Sl 107: 17, porque Deus não se agrada do pecado e do mal.

Não há retidão na boca dos ímpios por causa do que há no coração deles. As entranhas deles são em verdade o mal. A garganta se constitui na abertura do sepulcro que é os seus corações.

Quem são os iníquos e transgressores? São todos aqueles que se esquece de Deus. Todos quantos não crêem em Deus são loucos, visto que os seus caminhos levam a perdição Sl 9: 17.

Mas, o que difere o salmista dos homens iníquos? A conduta? Não! Davi derramou sangue muitas vezes II Cr 22: 8. Ele também fraudou um dos seus súditos. O salmista também pecou e não disse a verdade. Davi também praticou o que era reprovável aos olhos de Deus e dos homens II Sm 12: 9.

A confiança em Deus é o diferencial em Davi! Porque o homem que teme a Deus é justificado, é o que diz a palavra de Deus "...sendo pois justificados pela fé temos paz com Deus...". Apesar de todos os defeitos e erros, Davi se escudou na grandeza da benignidade divina. Apesar das semelhanças de comportamento entre Davi e seus inimigos em alguns momentos, o diferencial estava em Deus que justifica aquele que crê, e não em Davi.

A benignidade de Deus é a causa do salmista não ter sido consumido (v. 7). O salmista não procurava justificar as suas ações, antes esperava na justiça divina. Diferente de seus inimigos que se esqueciam de Deus, trilhavam os seus próprios caminhos, o salmista esperava trilhar as veredas preparadas por Deus.

Os inimigos do salmista seriam destruídos por seguirem os seus próprios conselhos (v. 10). Quando o homem segue os seus próprios caminhos é tido por culpado diante de Deus, pois o coração do homem é enganoso (Jr 17. 9), e o conduz à destruição. Tais homens estão cobertos de transgressões e vivem em rebelião contra Deus, nunca confiaram na benignidade de Deus e por isso serão declarados culpados.

Enquanto aqueles que não confiam perecem, todos os que confiam alegram-se em Deus. É Deus quem defende aqueles que nele crêem. Deus concede da sua justiça àqueles que nele confiam.

Por que os que confiam se gloriam em Deus? Porque Deus é a razão de todas as bênçãos concedidas aos que são justificados. Não devemos nos gloriar das nossas ações, pois elas não nos fazem agradáveis a Deus.

Se amarmos a Deus devemos nos gloriar naquilo que ele faz por nós, e não em nossas ações "Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR. Porque não é aprovado aquele que a si mesmo louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor o louva" II Co 10: 17- 18.

O salmista bem sabia que as bênçãos de Deus concedidas somente aos justos. Todos os que são justificados por Deus estão de posse de bênçãos mil. A benevolência de Deus é a melhor proteção para aqueles que nele confiam. Esta bênção de Deus, a benevolência, está sobre aqueles que confiam em Deus.

Acredita-se, hoje em dia, que o crente é diferente das outras pessoas porque tem um comportamento diferenciado, voltado para o que é ético e honesto, no entanto este salmo demonstra o contrário, em todos os tempos os homens não são justificados por boas ações, e sim, pela fé que tem em Deus.



http://bibliacomentada.org/salmos-e-canticos-louvor-e-adoracao/salmo-5-a-diferenca-entre-os-justos-e-os-impios

Nenhum comentário:

Postar um comentário