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Há quatro princípios básicos ao se ler a Bíblia: 1) descobrir os fatos; 2) decorar e recitar as palavras; 3) analisar, classificar e fazer comparações; e 4) receber a iluminação de Deus. Ao ler a bíblia devemos seguir a seqüência desses quatro passos. Não podemos pular do terceiro para o primeiro ou do primeiro para o terceiro. Primeiro, descubra os fatos na Bíblia. Segundo: memorize esses fatos. Precisamos conhecer e memorizar a Palavra de Deus de maneira precisa. Não podemos deixar fora nem ignorar nenhuma passagem. Se o fizermos, a leitura terá pouco proveito. Terceiro, analise, classifique e faça comparações com os fatos. Após ter analisado os fatos precisamente, tê-los classificado de maneira adequada e os comparado com clareza diante de Deus, teremos base para o quarto ponto: receber a iluminação de Deus. A Bíblia contém muitos fatos de natureza espiritual. Quando os olhos interiores da pessoa são cegos, ela não pode ver esses fatos. Mas, uma vez que os descubra, ela de imediato ganhará a metade da luz contida na palavra. O iluminar de Deus é simplesmente o Seu resplandecer sobre os fatos registrados na Palavra. O iluminar de Deus é simplesmente o Seu resplandecer sobre os fatos registrados na Palavra. Descobri-los é metade do trabalho ao ler a Bíblia. Quando a lemos, a primeira coisa a fazer é descobrir esses fatos. Por exemplo, a gravidade é um fato. A lei da gravidade existia muito antes de Newton, contudo, por milhares de anos ninguém a descobriu. Um dia, uma maçã caiu sobre Newton enquanto ele dormia debaixo de uma árvore. Através disso ele descobriu a lei da gravidade. Não há dúvida a respeito da existência de fatos. A questão é se eles foram ou não descobertos. Por exemplo, a Bíblia menciona algo em alguns lugares e não em outros. Num lugar determinada questão é mencionada, enquanto em outro é omitida. Em um lugar algo é dito de uma forma, e em outro de forma diferente. A mesma palavra pode estar no plural em um lugar e no singular em outro. Ás vezes a Bíblia enfatiza o nome do Senhor, e outras enfatiza o nome de um homem. A cronologia é claramente mencionada em alguns lugares, mas totalmente omitida e aparentemente negligenciada em outros. Tudo isso são fatos. Uma pessoa que lê a Bíblia de forma adequada, certamente é cuidadosa diante de Deus. Não é desleixada nem confusa. Nenhum til ou i da Bíblia pode ser alterado. Como a Palavra de Deus o diz, assim é. No momento que Ela é revelada, você deve saber qual é a sua ênfase. Muitas pessoas são bem descuidadas: ouvem as palavras dos homens descuidadamente e lêem a Palavra de Deus descuidadamente. Não percebem o que a Palavra de Deus enfatiza, e desconhecem as profundezas dela. A primeira coisa a fazer é descobrir os fatos. Depois temos de memorizar, analisar, classificar e comparar os fatos. Somente então receberemos luz do Senhor. Assim, ganharemos suprimento e também nutriremos os outros. Darei aqui uma ilustração simples: ao ler a Bíblia cuidadosamente, encontraremos as seguintes expressões neotestamentárias: no Senhor, em Cristo, em Cristo Jesus, etc. Nunca encontraremos em Jesus, ou em Jesus Cristo. Somente em Cristo Jesus, e não em Jesus Cristo. Esses fatos. Temos de memorizá-los e anotá-los um a um. Procure onde diz no Senhor, e veja qual é o contexto. Procure onde diz em Cristo, e veja o contexto. Procure também onde diz em Cristo Jesus, e veja o contexto. Se soubermos todas essas porções de cor, poderemos compará-las. Por que diz em Cristo, em determinada situação em vez de em Jesus? Por que num lugar diz em Cristo Jesus, e não em Jesus Cristo? Por que a Bíblia nunca diz em Jesus ou em Jesus Cristo? Qual é a razão disso? Quando analisarmos e compararmos a Escrituras dessa forma, buscando que Deus nos ilumine, veremos algo. Quando a luz vem, tudo se torna muito claro. Jesus é o nome dado ao Senhor enquanto estava na terra. Cristo é o nome dado a Ele após a ressurreição, quando Deus o ungiu. “Deus o faz Senhor e Cristo”. Você se lembra dessas palavras em atos dois? Cristo é o nome dado a Ele em ressurreição. Ao ler Romanos, encontramos as palavras Cristo Jesus, que significam que o Cristo hoje é o próprio Jesus que estava na terra no passado. Cristo Jesus é seu nome hoje. Isso significa que Cristo hoje é o próprio Jesus na terra antes. O Seu nome antes da ressurreição era Jesus Cristo. Esse nome indica que Jesus um dia seria o Cristo. Jesus era o Seu nome quando vivia na terra como homem. Essas duas expressões: Cristo ter sido Jesus, e Jesus finalmente se ter tornado Cristo, significam duas coisas diferentes. Além disso, só podemos estar em Cristo, não em Jesus. Só podemos estar no Senhor e em Cristo Jesus, não em Jesus Cristo. Quando o Senhor estava na terra, não podíamos estar Nele. Se estivéssemos Nele quando estava na terra, teríamos participado de Sua cruz e redenção. Isso é contrário à verdade. Não temos parte em Sua encarnação em Belém. Ele era o Filho unigênito de Deus e não temos parte nisso. Como então podemos estar em Cristo? Primeira Coríntios 1:30 diz: “Mas vós sois Dele em Cristo Jesus”. Não diz em Jesus. Depois que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou. Nós fomos unidos a Ele em Sua ressurreição. Pela morte e ressurreição, Deus O fez o Cristo e nos uniu a Ele pelo Espírito. Recebemos a sua vida na ressurreição. A regeneração não provém da encarnação, mas da ressurreição. Creio que agora temos clareza disso. Essa é a maneira de ler a Bíblia. É assim que a estudamos. Primeiro, descubra os fatos, depois memorize, analise, classifique e compare esses fatos. Então ore ao Senhor e espere Nele. Ele vai iluminá-lo e dar-lhe visão. Esses são os quatro princípios que devemos observar ao ler a Bíblia. Não podemos omitir nenhum deles. Vamos ver outro exemplo. Considere a palavra sobre a vinda do Espírito Santo em João 14 e 15. Ao ler essas passagens, devemos prestar atenção à promessa do Senhor Jesus e descobrir se há alguns fatos especiais relacionados a ela. João 14:16-20 diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o Vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós”. Que fatos podemos descobrir aqui? Essas sentenças, primeiro usam Ele ou O, mas depois mudam para Eu e Me. Há uma mudança de pronome. Aqui há um fato: as palavras Ele e “O” foram mudadas para “Eu e Me”. De acordo com esses quatro princípios, como vamos abordar essa passagem? Primeiro, temos que descobrir os fatos. Nesse caso, a mudança de pronome de Ele para Eu é um fato. Segundo: precisamos nos lembrar disso. Terceiro: precisamos analisá-lo. Aqui há dois Consoladores. O Senhor diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele [o Pai] vos dará outro Consolador”. A palavra outro significa que esse Consolador é o segundo. “E ele [o Pai] vos dará outro Consolador”. Isso significa que o Pai dará um segundo Consolador. Se há um segundo, deve haver também um primeiro. A primeira coisa que podemos afirmar é que o Senhor está falando de dois Consoladores. Ele disse que os discípulos já tinham um Consolador, mas iria dar-lhes outro. De que tipo é o segundo Consolador? “A fim de que esteja para sempre convosco”. Quem é o que estará? O Senhor Jesus disse: “O mundo não o conhece; vós o conhecereis”. Por que? “Porque ele habita convosco”. Estava com eles todo o tempo. O mundo não pode recebê-Lo e nem O viu. E os discípulos? Eles O viram e conheciam. Conheciam porque Ele permanecia com eles todo o tempo. O Senhor disse: “Porque ele habita convosco e estará em vós”. A partir daí o pronome Ele não é mais usado. Na sentença seguinte o Senhor disse: “Não vos deixarei órfão, voltarei para vós outros”. Ao estudar isso, descobrimos que Ele é Eu, e Eu é Ele. Em outras palavras, enquanto estava na terra, o Senhor Jesus era o Consolador. O Espírito Santo estava no Senhor, e o Senhor era o Consolador. Quando o Senhor estava na terra, o Espírito Santo estava Nele; Ele e o Espírito eram um. É por isso que disse que os discípulos O viam e conheciam e que Ele estava com eles. Então, que aconteceu? O Senhor lhes disse que outro Consolador viria. Ele lhes disse que depois da morte e ressurreição, voltaria a eles e que Deus lhes daria o Espírito Santo. Mas como isso aconteceria? O próprio Senhor voltaria a eles novamente no Espírito Santo. Não os deixaria órfãos. Após um pouco não O veriam mais, mas depois O veriam novamente, e Ele permaneceria neles. O versículo 17 diz: ”Ele em vós”; e o versículo 20 diz: “Eu, em vós”. Portanto o Eu é o Ele. Uma vez que virmos a mudança de pronomes, veremos também a diferença entre os dois Consoladores. A primeira parte se refere ao Espírito Santo em Cristo. A segunda, a Cristo no Espírito Santo. (ou melhor dizendo: na primeira parte se refere ao Espírito Santo em Jesus. A segunda, a Jesus no Espírito Santo. Ele se refere ao Espírito Santo em Jesus. Eu se refere a Jesus no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? É o Cristo, Cristo é o nome do Espírito Santo, Espírito Santo é o que Ele é; Cristo é o seu nome. Nós somos humanos mas não chamamos humano, assim é o Espírito Santo. Espírito Santo é o que Ele é, Cristo é o seu nome.o Espírito Santo É o Senhor Jesus em outra forma). O Filho é o Pai em outra forma. Da mesma maneira, o Espírito Santo é o Filho em outra forma. Só há mudança na forma. Por esse exemplo, vemos que o primeiro princípio básico ao ler a Bíblia é descobrir os fatos. Se não conseguimos descobrir nenhum fato, não podemos esperar receber nenhuma luz de Deus. Não é questão de quantas vezes já lemos a bíblia, mas sim dos fatos que descobrimos nas muitas vezes que a lemos. Watchaman Nee |
Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)
17 de agosto de 2011
PRINCÍPIOS BÁSICOS AO LER A BIBLIA
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