Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

19 de julho de 2011

O Poder do Sangue

Existe uma frase que se tornou um chavão no meio evangélico: "O sangue de Jesus tem poder". Todos proferem esta frase nas mais variadas circunstâncias; pode ser num clamor sincero ante a uma dificuldade, mas pode também ser diante de uma conversa "atravessada" ou uma piada suja com o Nome do Senhor... Infelizmente uma grande verdade se tornou na nossa boca uma expressão corriqueira, sem sentido e sem valor...

Uma nota de 100,00 reais tem ou não valor? Quem não quer ter um "peixinho" na carteira? Mas se você dá esta nota a uma criança que está começando a segurar um lápis ou uma tesoura, certamente o valor da nota não terá sentido para ela. Provavelmente vai virar picadinho na mão da criança como qualquer outro papel que ela receba, pois não há discernimento, não há maturidade para separar o que tem valor do que não tem.
Então eu te pergunto: Qual o valor do sangue de Jesus Cristo para você? Você discerne o seu valor, sabe o quanto ele vale? Você conhece o que pode ser "pago" com este sangue?
Gostaria de compartilhar com você, em poucas palavras, o valor do Sangue do Senhor:

1) Sangue é MOEDA espiritual

Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue não há remissão. Hb 9:22

Desde a queda do homem o sangue está "cobrindo"pecados. O pecado abriu os olhos de Adão e Eva para a maldade e eles, percebendo sua nudez, cobriram-se com folhas de figueira. Mas Deus sacrificou um animal, derramou sangue pela primeira vez na Terra, e lhes entregou peles de animais em substituição às folhas de figueira (Gn 3:21)

Observamos pela lei mosaica claramente o valor do sangue. Sangue é moeda espiritual. Assim como você precisa ter ações para negociar numa Bolsa de Valores, fichas para jogar num cassino, dinheiro para entrar na padaria para comprar pão... você precisa de sangue para se cobrir no reino do espírito. O sangue também te dá poder e te dá crédito tanto no Reino de Deus quanto no Império de Satanás.

Encontramos na Palavra os inúmeros sacrificios e o sangue que era entregue no Tabernáculo e no Templo: Cordeiros, pombas, rolas, bezerros, etc. Eram ofertas pelo pecado, pela culpa, ofertas votivas e de ações de graças.
Hoje vemos (ou ouvimos falar) de pactos de sangue, galinhas oferecidas na esquina, sangue de bodes ingeridos em rituais, sacrifícios humanos, etc... Sangue é moeda espiritual seja para Deus ou para o diabo.

2) O Sangue nos livra da morte

Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós... I Co 5:7

A Bíblia nos ensina o princípio da Páscoa. Desde a primeira Páscoa celebrada por Moisés (Ex 12) onde o cordeiro era sacrificado à tardinha e seu sangue era passado nos umbrais (no marco) da porta onde estava a familia comendo a Ceia Pascal. Naquela noite o Destruidor passou por todo o Egito e matou todo primogênito. Nas casas que não havia o sangue do cordeiro na porta o anjo entrou e executou a sentença de morte, mas onde havia o sangue ele não pode entrar (Ex 12:23). O sangue do cordeiro os livrou da morte.
Sabemos que Jesus Cristo morreu na Páscoa. O apóstolo Paulo declara que Jesus é o Cordeiro Pascal. Ora, se você tem uma aliança com o Senhor Jesus você tem uma aliança com a vida. O Sangue do Senhor está sobre você e a morte não tem poder sobre você e a sua casa.

3) O Sangue de Jesus nos expia:

No Dicionário, Expiar = Pagar um preço sofrendo o castigo (Exemplo: O ladrão expia seu crime na cadeia)
Em Israel havia o Dia da Expiação (Yom Kipur = Dia do Perdão / Lv 16).
Era um dia no ano, onde o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos (lugar onde estava a Arca da Aliança) e aspergia o sangue de um cordeiro sobre o propiciatório (tampa da Arca da Aliança). Ali os pecados de toda a nação eram perdoados por Deus. Era um dia de acerto de contas onde o povo jejuava e orava pedindo o perdão de Deus.
A Bíblia fala que Jesus entrou no Santo dos Santos para fazer este sacrifício por nós (Hb 5).
Se você tem o Sangue de Jesus sobre você, você tem perdão ilimitado. Não importa seu pecado ou o castigo e a pena que você merece. Jesus foi à cruz porque era a pior forma de tortura e morte destinada ao pior crime para poder hoje perdoar qualquer pecado seu.
Seu "escrito de dívida" que estava nas mãos do diabo foi anulado. O Sangue do Senhor o apagou.

4) O Sangue é a chave para você entrar no Santo dos Santos
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus. Hb 10:19
O Santo dos Santos é o lugar da Arca. A Arca simbolizava a Presença de Deus no meio do povo. No momento em que Jesus, na cruz do Calvário, disse "Está consumado" e expirou, o Véu do Templo se rasgou de alto a baixo (Mt 27:51) dando acesso a todos a este compartimento reservado somente ao sumo sacerdote. A Arca ficou acessível para todos.
Portanto, meus irmãos, hoje temos este livre acesso à Presença do Pai. Não é pelo que somos ou fizemos, mas pelo que Jesus fez.
O Seu Sangue nos dá este acesso. Não há burocracias porque somos filhos. Não há mais culpa porque somos aceitos se clamarmos por Seu sangue.
5) O Sangue é o alvejante das nossas vestes

Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1Jo 1:6-7

O apóstolo João viu uma multidão diante do trono de Deus vestidos com vestes brancas. Na visão registrada no livro do Apocalipse (Ap 7:14 e 7:9) João recebe a explicação do ancião: "Uma multidão de crentes que lavaram suas roupas e as alvejaram no Sangue do Cordeiro"...
Como estão suas roupas? Repare no texto acima que o Sangue nos purifica, isto é, nos lava, somente quando andamos na luz e mantemos comunhão uns com os outros. O sangue portanto, não tem poder para perdoar desculpas e mentiras, mas pecados confessados daqueles que caminham na luz.

6) Pelo Sangue de Jesus vencemos o diabo

Eles pois o venceram (o acusador), por causa do Sangue de Jesus e por causa da palavra do testemunho que deram. Ap 12:11
A palavra "diabo" significa "acusador". Há muitas pessoas que vivem debaixo da acusação por causa de seu passado. Elas querem o perdão de Deus e o recebe, mas não acreditam que se tornaram nova criatura, que as coisas velhas se passaram e que Deus fez novas todas as coisas em sua vida.
Somente com o Sangue de Jesus podemos vencer o acusador. Ele nos garante a vitória contra os argumentos do diabo que vêm a nossa mente tentando nos prender ao passado. Quem clama pelo sangue tem paz, tem cura interior. Nosso passado foi apagado, perdoado, lançado no "Mar do esquecimento" pelo próprio Deus.

7) O Sangue de Jesus é o alimento que me dá a vida


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressussitarei no último dia. Pois a minha carne é a verdadeira comida e o meu sangue é a verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Jo 6:53-56

O sangue nos garante a vida de Jesus em nós. Aqui a palavra para descrever "vida" no texto original é "zoe", ou seja "vida eterna - vida espiritual". Quando tomamos o sangue de Yeshua na Ceia do Senhor, não estamos ingerido alimento para nosso físico como num almoço ou num jantar, mas estamos fortalecendo nosso espírito para nosso desenvolvimento espiritual.
A vida de Deus nos é dada pelo Corpo e pelo Sangue do Senhor. Não há como viver sem este Alimento Santo.
Que o Senhor Jesus nos dê discernimento do valor de Seu Sangue e que possamos nos apropriar de todos os seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário