Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

31 de julho de 2011

ISRAEL, A TERRA DE DEUS


Israel

As perguntas e respostas a seguir tem a finalidade de esclarecer aos cristãos as frequentes dúvidas em relação à nação de Israel.
Como cristãos, precisamos compreender melhor as inúmeras questões de Israel, pois há uma relação entre nós e Israel, isto é, os gentios e o povo judeu.

Em Efésios 2:11-13, Paulo diz:
"em Jesus Cristo nós, gentios, somos feitos participantes de todas as promessas de Deus... somos feitos participantes da comunidade de Israel, das suas promessas e esperança".

Você conhece estas promessas?
Você se sente participante da comunidade de Israel?
Sendo um crente em Jesus Cristo, o que você entende sobre este assunto?

A nação de Israel tem papel fundamental em toda a história da humanidade, principalmente no que diz respeito aos eventos futuros. Conheçamos, pois melhor esta nação estudando as questões a seguir.

1) O Estado de Israel de hoje e o Israel no tempo da Bíblia são a mesma terra?

Em Gn 15:18 a Bíblia nos mostra as primeiras informações da terra de Israel, isto é, da terra que seria dada à Abraão, Sara e seus descendentes. "O Senhor fez uma aliança com Abraão, dizendo: dei essa terra para os seus descendentes, do rio do Egito até o grande rio Eufrates."Depois vemos em Gênesis 17:8 Deus afirmar que seria "toda a terra de Canaã".

Em Exodo 3:8 Deus fala a Moisés no deserto e diz:
"Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra para uma terra espaçosa, para uma terra que mana leite e mel - o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu."

Essa terra descrita em Ex 3:8 compreende boa parte do nordeste do Egito, todo o Israel de hoje, a faixa de Gaza, a Cisjordânia mais grande parte do oeste da Jordânia, o oeste da Síria e quase todo o Líbano.

2) Porque Israel é tão importante e Deus a chama de "Sua terra"?

Bem, primeiro Israel é a glória das nações porque Deus a escolheu para se manifestar aos homens.
E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Ag 2:7
Em segundo lugar, Deus também escolheu ter para Si uma parte do planeta Terra. Precisamos entender que Deus é o dono da Terra de Israel.
Levítico 25:23 afirma:
"A terra não será vendida perpetuamente, porque a terra é minha, e vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos".

Deus possui a escritura desta terra. Por isso a disputa entre árabes e judeus pelo controle da terra não é humana, mas espiritual. Da mesma forma que nós transferimos os documentos de um lote ou de uma casa que nós possuímos, Deus escolheu transferir o título de sua terra aos judeus, a Israel.
Deus escolheu um homem, Abraão, para possuir a Sua Terra, Israel, porque Ele tinha o plano de redimir a humanidade através de Seu Filho, que nasceria em Sua Terra, no meio de um povo particularmente Seu, formado pelo próprio Deus.


3) Porque Ele escolheu os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó para morar nesta terra, bem como a deu a eles em aliança?
Quando Abraão tinha 75 anos Deus o chamou. Sua ordem ao patriarca foi: "Saia do seu país, deixe a sua parentela e a casa de seu pai, para uma terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome, e tu serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terras" (Gn 12:1-3).

Abraão e Sara saíram de Harã (sul da Turquia) para Canaã, onde Deus disse a ele: "Levanta agora os teus olhos e olha desde o lugar onde estas, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente. Toda esta terra que vês, hei de dar a ti, e a tua descendência para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra, de modo que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-se, percorre a terra, no seu comprimento e na sua largura, pois eu a darei a ti" (Gn 13:14-17).

Depois de dez anos de espera pelo filho da promessa em Canaã, Abraão e Sara estavam impacientes. Sara então ofereceu sua serva Hagar para Abraão e eles tiveram um filho chamado Ismael. Porém, esse não era o filho que Deus havia prometido.
Mais treze anos se passaram após o nascimento de Ismael (24 anos depois que eles chegaram em Canaã) e Deus lembrou novamente a Abraão sobre Sua promessa.

Em Gênesis 17:7-8 Deus diz: "Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, como aliança perpétua, para ser o teu Deus, e a tua descendência depois de ti. Darei a ti e a tua descendência depois de ti a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus."

Perceba que a aliança de Deus seria perpétua e incondicional, não seria temporária.
Abraão estava com 99 anos e Sara 89 anos e continuava estéril.
Abraão chegou a pensar que Ismael, que era seu filho, seria o filho da promessa.
Em Gênesis 17:18 Abraão disse a Deus: "Oxalá viva Ismael diante de ti".

Mas esse não era o plano de Deus, o qual Ele explicou: Ismael não era o filho da promessa e Sara realmente teria um filho: Isaque é que seria o herdeiro, teria as promessas e o título da terra. Para que Abraão não tivesse dúvida, Deus disse: "Na verdade, Sara tua mulher te dará um filho e lhe porás o nome de Isaque; com ele estabelecerei a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência depois dele" (Gn 17:19).

Então, como ficaria Ismael? Afinal, ele também é filho de Abraão...
Deus não deixou nenhuma dúvida para Abraão: "E quanto a Ismael, também te tenho ouvido: certamente o abençoarei; fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei grandíssimamente. Doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará neste mesmo tempo, daqui a um ano". (Gn 17:20-21).

Portanto, foi Isaque quem recebeu a bênção da aliança e não Ismael. De Isaque veio todos os judeus e de Ismael descendem todos os árabes. Isso nos traz para a atualidade porque, a pergunta no momento é:
"Quem na verdade tem direito de possuir a Terra de Israel - os Árabes ou os Judeus"?

Deus prometeu abençoar Ismael e seus descendentes, mas não com a terra de Canaã, a qual Deus passou o direito de posse para os descendentes de Abraão via Isaque.

Esse é um ponto crítico, pois muitos Árabes reivindicam o direito sobre a terra de Israel como descendentes de Abraão através da linhagem de Ismael! Como descendentes de Abraão através de Ismael estava previsto que eles recebessem muitas bênção prometidas, mas NÃO a terra de Israel. Esta foi reservada aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó.

Além de Ismael, Abraão ainda teve outros filhos com outra mulher chamada Quetura, após a morte de Sara. Estes também não receberam o direito sobre a terra de Canaã. Em Gênesis 25:1-6 lemos que os outros filhos de Abraão receberam presentes e foram enviados para as terras do Oriente: "Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. Mas aos filhos das concubinas que tinha, deu Abraão presentes e, ainda em vida, separou-os do seu filho Isaque, enviando-os ao Oriente".

Aos sessenta anos de idade Isaque teve dois filhos, Jacó e Esaú, e Deus repetiu a promessa feita a Abraão e Isaque também para Jacó. Em Gn 35:11-12, Deus disse a Jacó: "Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te. Uma nação, sim, uma multidão de nações sairão de ti, e reis procederão dos teus lombos. E te darei a terra que dei a Abraão e a Isaque, a ti a darei; também à tua descendência, depois de ti, a darei".

Em Gênesis 36:6-9, lemos que Esaú se retirou também de Canaã com toda a sua família, para longe de Jacó. Ele se mudou para Edom, do outro lado do Mar Morto, sul da Jordânia hoje. Considerando a aliança de Deus e a história, a terra de Israel biblicamente pertence aos Judeus, aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó.

4) Deus não cumpriu suas promessas a Ismael?

Deus disse que abençoaria Ismael e hoje constatamos 21 países árabes soberanos e apenas um estado Judeu. Se somarmos a área de todos os países Árabes do mundo verificamos que eles possuem uma área que é 650 vezes maior do que o Estado de Israel.

Israel hoje é menor que o menor estado brasileiro (Sergipe)... Menor que a metade do Triângulo Mineiro. Entretanto, os países Árabes possuem uma área que é seis milhões de kilômetros quadrados maior do que o Brasil somado a mais uma vez a área do estado do Amazonas, além de terem praticamente o controle do suprimento de petróleo mundial em suas mãos.

Certamente os árabes não foram injustiçados pelo fato dos judeus terem retornado para a terra que é deles desde os tempos antigos, a Terra de Israel.

Escrito por Pr. Vinícius Portes
Fontes: A Bíblia em Bytes online - Revista Eletrônica - http://www.bibliabytes.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário