Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de março de 2011

Timidez - uma prisão espiritual invisível - I


 
 
A Palavra de Deus,diz que os tímidos não herdarão o Reino do Céu.Confesso que logo que conheci as Escrituras,na minha adolescencia,e li isto,achei esta afirmação bíblica radicalíssima. Quem não sofre de timidez,pode até achar ''bonitinho'' um tímido,ou não,mas só quem é tímido de fato,sabe que isso é uma verdadeira prisão.A timidez esta inteiramente ligada aos conplexos de inferioridade,a não-aceitação desí mesmo. Hoje pesquisei na net informações sobre o tema com especialistas,e estou abrindo o tema com minhas próprias declarações porque fui uma adolescente extremamente tímida,que tinha ataques de tiques nervosos faciais só de alguém olhardiretamente para mim por algum tempo.Falar em público?Era difícil,mais fácil sofrer um ataque de tremedeira ;assim como era difícil me enturmar.Algo que o especialista do texto que postarei abaixo cita sobre a timidez,em especial,me chama a atenção,porque cito isso no livro,já no primeiro capítulo:o tímido,prefere refugiar num mundo de fantasias,sejam elas amorosas ou de qualquer espécie.Geralmente sua forma de amar é platônica.Porque no universo da fantasia,não existem barreiras.Bem,aos poucos,eu Alessandra Barcelos,fui sendo liberta dos complexos,e da timidez,através do amor de Jesus Cristo,meu ÚNICO E SUFICIENTE Senhor e Salvador,e isso é tão real,que sou ministrante/pregadora do Evangelho em minha Igreja,louvo a Deus com total liberdade através de cantos solos, como diz a Palavra,Ele me deu a língua de um erudito(que tem habilidade para falar em público)Isaías 50:4 ¶ O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem. Além do mais hoje sou comerciante,uma profissão que não precisa de mentiras ,nem de excessos para vender um produto,mas precisa transmitir confiabilidade e segurança do vendedor... Bem,sem me alongar demais,postarei as informações encontradas abaixo sobre timidez,e num próximo post,levantaremos a questão do porquê da Bíblia afirmar que os tímidos não herdarão o reino do céu.

O que é Timidez?
 
Timidez - Inibição do desempenho em situações sociais. Indica existência de ansiedade leve ou moderada, suportáveis pelo indivíduo, e que não o impedem de tirar proveito das situações.
Timidez Leve - Aquela em que os sinais e sintomas são de pouca intensidade. Exemplo: ter uma ligeira elevação no ritmo cardíaco quando se começa a falar em público, a qual desaparece em minutos ou segundos.
Timidez Moderada - Aquela em que os sinais e sintomas são de mediana intensidade. Exemplo: ter uma ligeira elevação no ritmo cardíaco quando se começa a falar em público, e se mantém durante todo o tempo em que fala.
Timidez Severa - Aquela em que os sinais e sintomas são de forte intensidade. Exemplo: gaguejar ao falar em público. Difere da Fobia Social porque a pessoa não tem desejo de fugir da situação.
Há duas maneiras de se explicar o que é Timidez. A primeira, usada pelo senso-comum, é pela descrição dos sinais e sintomas que se destacam na pessoa. A segunda, pelo que se passa dentro da pessoa portadora de Timidez.

Pelo senso comum, a Timidez é um padrão de comportamento caracterizado pela inibição em certas situações, podendo ser acompanhado de algumas alterações fisiológicas, como aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Em outras palavras, é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) os pensamentos e sentimentos, e não interage ativamente. Esta maneira de explicar a Timidez é também usada em várias abordagens da psicologia e de psicoterapia.
A outra maneira de explicar o que é Timidez, é descrever o que se passa dentro da pessoa. Embora esta seja uma área complexa, como são todos os processos psicológicos, alguns pontos se destacam.
-- Reconhecimento da dificuldade em interagir com as pessoas ou em situações sociais.

-- Anseio de mudar, ou seja, o anseio de liberdade.

-- Presença de desacordos internos. Ao lado do anseio existem barreiras que impedem a livre expressão de pensamentos, sentimentos, emoções. Dependendo do peso relativo do anseio e das barreiras, a dificuldade é maior ou menor, restrita a certas situações ou extensiva a muitas.

-- A dificuldade não gera grande sofrimento e tampouco compromete de forma significativa a realização pessoal.

-- Presença de sentimentos e emoções que se exprimem intensamente em fantasias. Uma vez que os sentimentos não são expressos integralmente na vida real, tal represamento faz com que as fantasias se tornem muito mais intensas e freqüentes. Nas fantasias as barreiras não existem.

Desacordos internos, forças antagônicas como essas (anseio e barreiras), geram sensação de ameaça, de perigo, chamada ansiedade. A ansiedade se exterioriza de diversas maneiras, dependendo de particularidades dessas forças - uma das expressões, como no caso da Timidez, é inibir, bloquear os canais de comunicação. Ou seja, em certas situações, as barreiras superam o anseio ou convivem com ele lado-a-lado.

De qualquer forma, a Timidez não compromete de forma significativa a realização pessoal, mas exprime um empobrecimento na qualidade de vida. Isso pode ser notado em situações sociais diversas. Exemplos: dificuldades, mas não impossibilidade, em participar de atividades em grupo, de praticar esportes coletivos, para falar em público, para fazer uma pergunta em sala de aula, ao abordar alguém para namoro ou relação íntima, em escrever o que pensa, ao falar com alguém em posição de autoridade, para divertir-se em público, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário