Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

25 de fevereiro de 2011

ISAÍAS, O ASTRÔNOMO PROFÉTICO? CURIOSIDADES BÍBLICAS

Profeta Isaías

O leitor desse blog deve saber que tenho um especial carinho pelo livro de Isaías; ele trata o assunto “Deus” de uma forma visceral e contundente e, em se falando de Antigo Testamento, é o que expressa de forma mais humanamente compreensível os sentimentos divinos.
Fora isso, Isaías tem uma peculiaridade ainda pouco conhecida no meio cristão não acadêmico: o mistério de Isaías 40:22. E não é qualquer mistério; esse versículo, mal traduzido, foi o terror de Cristóvão Colombo. Esse versículo tem algumas interpretações. Vamos mostrar as três principais:
Versão Católica
[Deus] Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar
Versão Almeida Revista e Corrigida (1969)
Ele {é} o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores {são para ele} como gafanhotos: {ele é} o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar:
Versão Almeida Corrigida Revisada e Fiel (1994)
Ele [Deus] é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
Deu para notar as diferenças entre as três traduções? Pois é, Isaías se refere ao formato da terra com a palavra hhug, que significa círculo. Os antigos tradutores, principalmente os da Septuaginta, traduziram erroneamente hhug como disco, e assim permaneceu na tradução católica; como se Isaías falasse da terra como um disco. Esse erro de tradução aterrorizou Colombo, que fez questão de comprovar que a terra era redonda, não um disco.
Porém, tradutores modernos mostraram o erro ocorrido de tradução e, hoje, corrigiram a palavra para círculo.
O grande detalhe é: como Isaías, que viveu em cerca de 740 A.C. tinha um conhecimento como esse, só cientificamento provado nas épocas de Colombo?
É por isso que Isaías é o nosso astrônomo profético!

blogs.gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário