Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

28 de fevereiro de 2011

IGREJA...? PRA QUE...?



QUEM CRIOU A IGREJA?  

(Mateus:16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

O QUE É A IGREJA? 
 
A palavra grega traduzida como "igreja" significa literalmente "chamado para fora, chamado", e assim se refere às pessoas que tendo crido em Cristo Jesus atenderam ao seu chamado para saírem do sistema opressor e mortal, que é o mundo de pecado (tudo aquilo que escraviza e destrói a alma dos seres humanos e o afasta de Deus). A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos:5:11), pode orar (Atos:12:5) e pode falar (Mateus:18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal do mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João:17:14-23; Colossenses:1:13; 1 Pedro:2:9; 1 João:4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses:2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios:1:2; Colossenses:1:1-2). 

A IGREJA PODE SALVAR ALGUÉM?
 
A igreja em si, não, nem qualquer membro dela, sejam líderes ou qualquer dos seus membros tem poder para salvar ou condenar. No entanto, a igreja é o instrumento de Deus para a proclamação do evangelho salvador e transformador de Jesus. Também, é no seio da igreja onde somos edificados a obedecer a Cristo Jesus como Senhor e salvador, que é único mediador entre Deus e os homens.
(Atos:4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
(Atos:15:11) - Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
(I Timóteo:3:15) - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
 
PORQUE DEVO FREQUENTAR UMA IGREJA?

O apóstolo Paulo afirmou a importância de comportamento adequado “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo:3:15). Embora a igreja não salve, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho. Devemos valorizar a casa de Deus.
Quando se trata da responsabilidade de participar de uma igreja, uma congregação local, o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas que exigem a nossa participação nas reuniões de uma igreja. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu papel importante na edificação mútua (Hebreus:10:23-27).
Outras instruções exigem a nossa participação nas reuniões da igreja para participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios:11:17-34; cf. Atos:20:7), e para resolver questões de pecado na congregação (1 Coríntios:5:4-5). Discípulos de Cristo se juntam, também, para cantar hinos de louvor e edificação (Efésios:5:19-21) e para ensinar a palavra do Senhor (1 Coríntios:14:26).
Pessoas que negligenciam estas responsabilidades, não participando dos cultos da congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.
Seja fiel na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo para verificar que a igreja onde você congrega esteja realmente agradando a Deus em doutrina e sua conduta na fé (1 Tess:5:21-22).

www.adbelgica.com

Um comentário:

  1. Como a igreja é importante para nossa vida. Estou escrevendo um livro intitulado ‘O berro da ovelha’.
    Gostaria muito de saber sua opinião nm pequeno ensaio que publiquei: http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/01/o-berro-da-ovelha.html
    Grande abraço e que tudo seja pra honra e glória do nosso amado Pai!
    Regina Helena

    ResponderExcluir