Muitos tem se perguntado se o homem é constituído de corpo e ‘alma/espírito’ (dicotomia); ou de corpo, alma e espírito (tricotomia); ou apenas alma (monismo). Acredito que o homem é constituído de corpo, alma e espírito. Como a essência de nosso Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, a constituição humana compreende o corpo (parte física do homem, que voltará ao pó, existe para que possamos viver neste planeta que Deus criou), a alma (lugar dos sentimentos, intelecto e emoções) e o espírito (parte eterna de nossa constituição, que nos habilita a viver eternamente, quer no céu quer no inferno). "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossos Senhor Jesus Cristo" - (1 Ts 5.23).
O homem foi formado à imagem de Deus: ‘E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra' (Gn 1: 26). 'E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete’ - (Gn 5: 3). A semelhança é o caráter moral diferente e separável da substância, e foi perdida na queda. A imagem, porém é a substância espiritual da alma e não pode ser perdida. Em outras palavras mesmo a alma tendo pecado permanece com sua imagem (forma) original. Assim como o corpo que depois da queda permaneceu com a mesma forma, sofrendo somente a perda do privilégio de uma vida eterna com Deus no corpo, pois antes do pecado não havia morte. ‘Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram’ (Rm 5: 12). Intelectualmente o homem se parece com Deus, porque se não houvesse semelhança na intelectualidade o contato com Deus seria impossível e a comunicação nunca aconteceria. O homem se assemelha a Deus por ter natureza racional e espiritual ao mesmo tempo.
O novo testamento apresenta distinção clara sobre a constituição humana entre corpo, alma e espírito: ‘E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo’ (Mt 10:28); “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1:46-47). ‘E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo’.(I Ts. 5:23); ‘Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração’ (Hb. 4:12); ‘Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta’ (Tg 2:26). É através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus, como está escrito em Romanos 8,16: ‘O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus’.
O homem foi formado à imagem de Deus: ‘E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra' (Gn 1: 26). 'E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete’ - (Gn 5: 3). A semelhança é o caráter moral diferente e separável da substância, e foi perdida na queda. A imagem, porém é a substância espiritual da alma e não pode ser perdida. Em outras palavras mesmo a alma tendo pecado permanece com sua imagem (forma) original. Assim como o corpo que depois da queda permaneceu com a mesma forma, sofrendo somente a perda do privilégio de uma vida eterna com Deus no corpo, pois antes do pecado não havia morte. ‘Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram’ (Rm 5: 12). Intelectualmente o homem se parece com Deus, porque se não houvesse semelhança na intelectualidade o contato com Deus seria impossível e a comunicação nunca aconteceria. O homem se assemelha a Deus por ter natureza racional e espiritual ao mesmo tempo.
O novo testamento apresenta distinção clara sobre a constituição humana entre corpo, alma e espírito: ‘E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo’ (Mt 10:28); “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1:46-47). ‘E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo’.(I Ts. 5:23); ‘Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração’ (Hb. 4:12); ‘Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta’ (Tg 2:26). É através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus, como está escrito em Romanos 8,16: ‘O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus’.
1- O que é corpo? O corpo é a casa da alma e do espírito. A Bíblia nos ensina que nossos corpos foram feitos do pó da terra. Gênesis 2:7 diz: “Então, do pó da terra, o Deus Eterno formou o ser humano”. Nosso corpo é importante. Em I Coríntios 6:13, a Bíblia ensina que devemos usar os nossos corpos para a glória de Deus. A Bíblia diz que, no fim do mundo, Deus ressuscitará nosso corpo e teremos um corpo imortal. I Coríntios 15:20 diz: “Mas a verdade é que Cristo ressuscitou, e isso é a garantia de que os que estão mortos também ressuscitarão”. Assim sendo, o ensinamento bíblico não é sobre a reencarnação mas sim, sobre a ressurreição. Então, a cada dia e lentamente, nosso corpo vai ficando mais velho e um dia o coração para de bater. Certamente nosso corpo morrerá e voltará para o pó até que Jesus Cristo volte e o ressuscite para que enfrentemos diante do trono de Deus o julgamento final. O idioma hebraico trás várias palavras para definir corpo, mas a principal delas é ‘gewya’ que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência seguinte: ‘E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra’ (Gn 47:18). Em deuteronômio 28:4 aparece a palavra ‘beten’ traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega ‘somma’ que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por Deus como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim, o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer, e sem ele o homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar, etc. É por meio do corpo que somos um ser social e religioso e é por meio dele que um dia seremos julgados pelo Criador. ‘Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal’ (2 Co 5:10).
2- O que é alma? O vocábulo alma vem da palavra hebraica ‘nephesh’ e do grego ‘psyche’, originalmente significa: ‘hálito de vida’. Em alguns casos na Bíblia ‘nephesh’ se refere à pessoa como um todo, como um ser que vive. Enquanto que no grego a palavra ‘psyche’ se refere à parte interior, invisível e imortal do homem, ou seja, sua alma. ‘Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito’ (Ex. 1:5). ‘Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro’ (Ex 12:4). Estes contextos bíblicos mostram que ‘alma’, traduzida do hebraico ‘nephesh’ significa um ‘ser que vive’. Nesse sentido ‘nephesh’ se aplica tanto a animais quanto a seres humanos. Em suma, ‘nephesh’ é a vida limitada, biológica, presente nos animais e nos seres humanos que tem um fim com a morte, enquanto ‘psyche’ é vida ilimitada, imortal, a alma em si, aquela vida que se criou pela junção do espírito humano com o corpo humano no ato criativo de Deus em Gênesis 2:7 - ‘E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (corpo), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente’ - (alma). A Bíblia afirma que nem toda a carne é uma mesma carne, assim também, nem toda a alma é a mesma alma. A alma do animal perece na sua morte, mas a do homem não (1 Co 15; Ap 6:9). Às vezes o termo alma é empregado na Bíblia para representar o homem na totalidade do seu ser. Quem não atenta para isso confunde-se - (Ex 1:5; Ez 18:4; At 7:14). O termo alma referindo-se ao sangue: Gn 9:4; Lv 17:10-14; Dt 12:23; referindo-se à vida: Jó 12:10, e por fim o termo alma referindo-se à alma propriamente dita: Mt 10:28; Ap 6.9. A alma é o local do desejo físico (Nm 21:5; Dt 12:20; Ec 2:24; Jó 33:20; Sl 107:18; Mq 7:1). O desejo do homem é manifestado ao mundo exterior pelo corpo. A alma é também o lugar das emoções (Is 1:14; Jó 30:25; Sl 86:4; Ct 1:7).
A Bíblia ensina que nós já nascemos com o espírito vazio, inativo, e que somente Deus pode preenchê-lo e reavivá-lo. No encontro com Nicodemos, Jesus disse: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. Sem que o homem tenha experimentado o novo nascimento em seu espírito, tem inquietação, perturbação e culpa em sua mente, medo de viver e morrer e um grande vazio em seu espírito. Assim como a alma é de substância imaterial, o espírito também é. ‘Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho’ (Lc. 24:39). Alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo. Pearlman declara: “A alma sobrevive à morte porque é energizada pelo espírito, mas alma e espírito são inseparáveis porque o espírito está entretecido na própria textura da alma. São fundidos e caldeados numa só substância”. Portanto, de acordo com os pressupostos da tricotomia, alma e espírito não se separam após a morte. (Pearlman. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Miami: Vida, 1978. p. 520). Jesus disse certa vez: ‘Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca’ (Mateus 26: 41). O Espírito pode ser considerado como aquela parte do homem que é consciente e preparada, cuja missão primária é levar o homem a Deus. O espírito do homem é a parte invisível, que, juntamente com a alma, compõem o homem interior. Ele é o que atua no homem como uma janela aberta para o céu, lhe dá condições de sentir a realidade de Deus e da sua Palavra (1Co 2:10,12).
O espírito do homem não nascido de novo é morto, isto é, separado de Deus, inativo (Ef 2:15; Lc 15:24,32; Cl 2:13; 1Tm 5:6). Ele é dominado pelos seus pecados e concupiscências (Ef 4:17-22; Tt 1:15), sem possibilidade de ver a glória de Deus (2Co 4:4). Ao nascer de novo o espírito do homem é vivificado (Ef 2:5; Cl 2:13). O espírito veio de Deus (Gn 2:7; Zc 12:1) e tem fome e sede de Deus. Há os que dizem que o espírito de todos os homens, independentemente de seu relacionamento com Deus, volta para o céu, com base em Eclesiastes 12.7: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, mas segundo a Bíblia, o espírito humano também peca (2 Co 7:1; Sl 78.8; Pv 16:18).
O homem é possuidor de um corpo, uma alma e um espírito (Somma, Psyche e Pneuma) que juntos formam o ser humano. O homem não subsiste fora desse contexto, corpo alma e espírito.
Só se separam estas partes para efeito de estudo, mas o homem será condenado em sua constituição tríplice ou será salvo de igual modo. Jamais será admitida a idéia de o corpo e alma serem lançados na condenação do inferno enquanto o espírito volta a Deus que o deu. Ademais é sabido como comprova o texto abaixo que o espírito humano também peca ainda que sua missão seja a de levar o homem a Deus. 'Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus' (II Co 7: 1). 'Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa' (Tg 3:16). Quando DEUS disse ao homem que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal morreria, referia-se à morte espiritual, à perda da dimensão que DEUS lhe deu para se comunicar com ele, porque DEUS é espírito, e importa que seja adorado em espírito em verdade.
Através do corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus pelo Espírito Santo.
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