Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

25 de novembro de 2009

PARA SER SALVO, BASTA CRER!


Muitos declaram que se uma pessoa faz a oração de aceitação de Jesus como seu Senhor e Salvador, ela já tem seu nome registrado no Livro da Vida e não perderá mais a salvação.
Já ouvi, inclusive, os que dizem que se por acaso a pessoa voltar à prática de coisas mundanas, ainda assim não perderá a salvação.
Antes de afirmar que ‘para ser salvo, basta crer’ é necessário considerar e entender o que significa crer e o que significa ser salvo.
Lemos na Bíblia que até os demônios crêem e tremem de medo (Tiago 2:19); e mesmo falar em nome de Jesus e manifestar dons de milagres e curas não significa que estas pessoas conheçam a Jesus, pois ele diz: ‘jamais os conheci’ (Mateus 7:21-23). Jesus também nos alerta que haveria joio no meio do trigo, conforme parábola em Mateus 13:24-29. Portanto, não podemos afirmar que todos os que freqüentam a igreja e declaram “Senhor, Senhor”, sejam salvos.
Temos que levar em conta que ‘crer’ implica em obediência. Muitos aceitam a Jesus, mas não estão dispostos a obedecê-lo, ou fazem com reservas. A obediência à palavra de Deus é um mandamento e foi bem expressa por Jesus no livro de João 3.3: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Nascer de novo aqui expressa morrer para as coisas do mundo e nascer para as coisas de Deus, logo se você está com Deus implica em obedecê-lo.
 Para ser salvo é necessário ser nascido de novo, como Jesus explicou a Nicodemos (João 3:3) e passa a ser uma pessoa regenerada - “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1:3). Segundo os melhores dicionários, regenerado é alguém corrigido, reabilitado.
Ao afirmarmos que um salvo não perde a salvação é porque estamos considerando o salvo como alguém regenerado, nascido de novo pelo poder do Espírito Santo.
Uma pessoa que ainda se sente atraída pelas coisas mundanas não pode ter sido regenerada de fato, nunca nasceu de novo, nunca teve o Espírito Santo habitando nela – quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade - João 16:13.
Infelizmente temos constatado que muitas pessoas que iniciam uma vida na igreja, participam das atividades da igreja, muitas são batizadas, participam da ceia, mas passado algum tempo elas se desviam dos caminhos de Deus, abandonam a fé e perecem no pecado. Será que essas pessoas foram verdadeiramente convertidas? A Bíblia diz em 1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.”; 1 João 3:9 –  Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.. Todo aquele que nasceu de novo, como ensinou Jesus a Nicodemos, não pode viver na prática do pecado. Aqueles que por algum tempo fizeram parte da igreja, mas se afastaram, nunca foram regenerados.
Os convertidos verdadeiramente, os que realmente nasceram de novo - os regenerados – não podem viver na prática do pecado. Não estou dizendo que o cristão não peca. Sabemos que o pecado é uma triste realidade presente na vida de todos. Entretanto, o pecado não é uma marca na vida do verdadeiro crente. Enquanto os ímpios estão mortos em seus delitos e pecados, caminham segundo o curso de um mundo em trevas, segundo o príncipe da potestade do ar, enquanto eles vivem sob a escravidão do pecado e estão subjugados pelas inclinações de sua natureza caída (Efésios 2:1-3); os verdadeiros cristãos, em contrapartida, estão verdadeiramente livres da escravidão do pecado: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós...” (Romanos 6:14). Os verdadeiros crentes estão livres do domínio do pecado e são habilitados pelo Espírito Santo a vencerem a carne, o pecado, Satanás e o mundo: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo...” (1 João 5:4a). Ora, se alguém é tragado e vencido pelo mundo, segue-se que este não é nascido de Deus!
A razão pela qual um cristão regenerado não perde sua salvação é porque ele nasceu de Deus, e Jesus Cristo o guarda. É importante que lembremos: se nós permanecemos firmes na fé, não o fazemos pela força do nosso intelecto; mas pelo poder de Deus, que nos guarda; afinal, a fé é dom de Deus (Efésios 2:8), e é Ele quem “nos guia pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:3).
Portanto, crer em Jesus não é um gesto da boca para fora. Implica em mudança de vida e total submissão à palavra de Deus. Só assim podemos afirmar que cremos em Jesus e verdadeiramente somos salvos.
Se você, que está lendo este artigo, ainda não decidiu ser salvo, faça-o agora. 
O que significa ‘aceitar Jesus como seu Salvador e como seu Senhor?
1.   Aceitar Jesus como seu Salvador é concordar que é pecador, precisa de salvação, que o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para garantir a sua salvação e com isto não necessitará da intervenção ou intercessão de qualquer outro por mais privilegiado que possa parecer. É um ato de humildade, arrependimento e fé. 
2.    Aceitar Jesus como seu Senhor é renunciar as coisas deste mundo para ter Jesus como o único Senhor de sua vida. Diz respeito ao plano prático da fé. Não é uma expressão da boca para fora; também não é apenas ir a uma igreja ou ser chamado de evangélico ou de crente. Envolve uma completa submissão ao nome de Jesus,  à sua Palavra (Sagradas Escrituras) e à sua vontade. Ao aceitá-lo como Senhor você estará se colocando na posição de servo para obedecer a sua palavra e renunciar as antigas crenças, costumes, hábitos e comportamentos que o afastavam do Senhor Jesus.
Procure uma igreja evangélica para comungar com os irmãos em Cristo e seguir a vereda dos justificados e remidos pelo sangue de Jesus.
Por experiência própria posso lhe garantir que as coisas mundanas não lhe farão falta alguma.
Bem vindo à casa do Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário