Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de janeiro de 2016

A RELIGIÃO DOS YAZIDIS




O povo Yazidi - principal vítima dos jihadistas do norte do Iraque - possui uma religião muita antiga e curiosa. Ao que parece mescla elementos do zoroastrismo (religião dualista persa), sufismo (misticismo islâmico), gnosticismo (vertente esotérica do cristianismo muito difundida no segundo século) e outras tradições religiosas, talvez até mesmo pré-zoroástricas.

Um relato yazidi conta que Deus criou sete seres angelicais. Um deles, Tawûsê Melek , foi orientado por Deus a não se curvar a outro seres. Quando Adão foi formado, todos os demais seres angelicais se curvaram a ele, exceto Tawûsê Melek. Tal postura foi elogiada pelo Criador, que lhe ofereceu o posto de representante de Deus na terra (na tradição islâmica Iblis, um ser angelical, foi condenado - e não elogiado - por uma postura semelhante).

O fato de cultuarem um anjo que desceu do céu (Tawûsê Melek ) contribuiu para que cristãos e muçulmanos os tomassem como adoradores de satã. Essa é uma das razões do ódio (obviamente injustificável) que os extremistas islâmicos cultivam pelo povo yadizi. No passado os yazidis também foram perseguidos pelos otomanos e por líderes curdos.

 
Por Jones F. Mendonça

FONTE:

http://numinosumteologia.blogspot.com.br/2014/08/a-religiao-dos-yazidis.html




Engel Pfau als Symbol der Jesiden (Foto: Wikipedia)

Pavão Anjo

A crença dos curdos yazidis é mais antiga do que o cristianismo e o islã. Em sua teologia, existe um Deus acima de tudo, mas não existe um diabo. Melek Taus, o "Pavão Anjo", tem significado central. Segundo a mitologia yazidi, ele honrou de maneira especial a onipotência de Deus, sendo, por isso, eleito chefe dos sete anjos.


Pilgerstätte Lalisch (Foto: Yezidisches Forum e.V. )

Local sagrado

O santuário mais importante para os yazidis é o sítio de peregrinação Lalish. Lá se encontram duas fontes sagradas e o túmulo do xeique Adi ibn Musafir, o principal santo dos yazidis. A origem exata de Lalish ainda não foi pesquisada. Hoje, essa região isolada no norte do Iraque é estritamente vigiada por combatentes curdos peshmerga.


Jesidische Frauen beim Pilgerfest (Foto: Yezidisches Forum e.V. )

Origem no Iraque

A população total dos yazidis é estimada em 800 mil. A maioria vive no norte do Iraque e há pequenos grupos na Síria, Turquia, Armênia e Geórgia. A maior comunidade yazidi na Europa está na Alemanha. Calcula-se que residam no país cerca de 60 mil membros da comunidade, mas não há números exatos a respeito.


Bildergalerie Leben und Tradition der Jesiden

Festa de peregrinos em Lalish

Todo ano, milhares de yazidis peregrinam até Lalisch. Lá veneram seus santos e os celebram com música tradicional religiosa. Para muitos, a peregrinação é um encontro "da grande família yazidi". A tradicional festa se realiza em outubro.

Autoria: Marcus Lütticke (ce)
http://www.dw.com/pt/eu-rezava-para-morrer-diz-mulher-yazidi-que-escapou-do-estado-isl%C3%A2mico/a-18784748

Nenhum comentário:

Postar um comentário