Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

20 de setembro de 2015

O ORGULHO

 
 
Como o orgulho é um pecado que habita e trabalha em todos os cristãos no mundo, vamos todos então, como servos de Cristo, confiando n'Ele, ao nosso vitorioso, que perdoa o pecado, com Sua graça subjugando, nos assistindo assim como um Mestre que se opõem ao inimigo que sempre atacou ferozmente.

1. O pecado do orgulho é o filho da incredulidade. O orgulho é como uma mola que leva a uma descrença para com Deus, para ser o que Ele é, em Sua imensa glória e essência, em Sua infinita, não derivada, a uma toda compreensão, incompreensível autossuficiência e de uma vaidade da criatura sendo o que de fato não é, que a criatura é algo independente de Deus. Considerando que, sem a sua mão toda suficiente, todo fornecimento fosse cortado, em breve afundaríamos em um nada primeiro, para depois ser, como nós mesmos, um vazio simples, menos do que nada, pura vaidade.

2. O pecado do orgulho que transformou miríades de anjos de luz em legiões de demônios negros, e por isso, eles foram arremessados ​​do céu para o abismo do inferno.
Todos precisamos de um tempo adequado para o lazer e para meditar nos muitos favores de Deus. Deixe os curiosos sozinhos. Leia artigos sobre como alcançar um coração quebrantado, em vez de buscar uma ocupação para a mente. Se você deixar de falar o desnecessário, deixar de  viver ociosamente e correndo, a ouvir boatos e rumores, você vai encontrar tempo suficiente para o que é adequado para sua santa meditação.
Muitos grandes santos evitavam a companhia de homens, sempre que possível e escolhiam buscar a Deus em seus aposentos. "Todas as vezes que eu fui entre os homens", disse um escritor,"eu voltei menos homem." Nós percebemos, frequentemente, que isso é verdade quando tomamos parte em longas conversas. É melhor ficar em silêncio completo do que falar demais.

3. O pecado do orgulho que levou Adão a queda, e nele toda a sua posteridade, até a última, desde a sua criação, criado em excelência, natural e de príncipe, foi lançado em uma profundeza insondável de escravidão espiritual, e no deserto da miséria eterna.

4. O orgulho é um pecado pelo qual toda a lei de Deus, em cada um dos seus dez mandamentos, está condenando.

5. O pecado do orgulho, brota do Evangelho da incredulidade
, é diretamente oposto ao evangelho de Cristo. O orgulho rejeita o Salvador, no todo ou em parte, e seria um rival que, na vaidade extrema, com o Senhor da glória. O orgulho roubaria o Salvador de Sua coroa de valor inestimável, que morreu na cruz como um pecador, para levantá-lo da morte para a vida eterna, de um lugar com Ele de Seu trono alto e eterno. Sim, o orgulho é diretamente contrário ao grande projeto de Deus Pai sobre o evangelho, que é, para fazer para si um nome eterno, para mostrar as riquezas da sua graça infinitas, em um todo e em cada parte da salvação para o pecador, trazendo-lhe a verdadeira felicidade, para o eterno louvor da Sua glória.
Mas o orgulho, horrível orgulho, não suporta que o Senhor deve ter a glória inteira de Sua graça salvadora, de Sua graça, a graça, rica sem limites, mas define-se auto miserável no lugar de Jeová, para anular, tanto quanto em que se situa, o pecador de poupar, o que glorifica a Deus pelo Seu projeto, da eternidade! O orgulho define a criatura como um co-parceiro com o Criador; uma criatura do tempo, um mero nada, em um nível com o eterno EU SOU! Sim, o orgulho exclui Deus, o eterno de ser Deus e o leva a um homem, o trono de Jeová, a essência eterna, e na altura de insolência, diz: "EU SOU! E não há ninguém além de mim."

6. O Orgulho torna a criatura, o homem, apesar de nova, criados em Cristo, segundo a imagem de Sua pureza, e, como tal, tendo-lhe dado uma nova impressão da glória divina, mais ao contrário de Jesus Santo, que, por meio de Sua eminência, e de uma excelência a excelência, era manso e humilde!

7. Orgulho toma um membro de Cristo para levar-lhe a imagem horrível do diabo!
Nada dá tal semblante infernal a um espírito de extração celeste como o pecado do orgulho, a semente da antiga serpente, a abominação infernal.

8. Este pecado de orgulho, o primogênito da incredulidade, surge a partir dele, e vive nele como um ramo e suga a vida da raiz, é um monstro grávido que carrega em si mesmo, e é fértil para levar adiante, um plenitude de todo o pecado.

9. Nada como o pecado do orgulho para nos incapacitar para o serviço divino.
Ele torna-nos incapazes, até agora, uma vez que prevalece, de qualquer serviço aceitável a Deus ou homem.

10. Que este pecado de orgulho, como um dragão, está pronto com a boca aberta a devorar cada nascimento celeste, logo que ele é trazido. E considera a destruição efetiva de todos os frutos dos santos que pela fé veem a Deus através de Cristo, tão logo eles aparecem, eles não foram presos imediatamente por enquanto a mão de Deus Todo-Poderoso sobre o trono da graça para a segurança de Deus e a sua alegria das pessoas e glória.

11. O orgulho é uma abominação vil que o Senhor odeia, e que Ele não permitirá que esteja sobre aqueles a quem ama. Este pecado de orgulho, se o coração não é humilhado profundamente por ele, e se não se arrepende sinceramente, vai levar a baixo os filhos de Deus, trazendo sobre eles os castigos paternais severamente.

12. Este pecado do orgulho é um mestre ladrão, pois rouba de Deus a honra que seria dada a ele por seu povo se humilhar, e da alegria que Ele tem em sua humildade. O orgulho também rouba os fiéis de sua alegria presente e conforto.

13. O orgulho é um pecado que milita diretamente contra toda a glória divina como apresentado e atribuído. Ele afasta seu olho sublime da exibição ilustre da glória de Deus Pai, em eleição, o Filho de Deus na redenção, e de Deus o Espírito Santo na chamada eficaz, e frustra assim, tanto quanto for, o grande projeto do Deus da glória, que é por esta exibição brilhante fazer-nos mansos e humildes para que possamos ser felizes aqui e no futuro em ser santos. O orgulho não nos permite dar ao Senhor em qualquer um desses aspectos, a glória devida ao seu nome. Rouba a Deus, bem como o seu povo, e em roubar que ele visa.
Este pecado horrível do orgulho vai fazer os amigos do Senhor se comportarem como os seus inimigos, sim, para lutar contra Ele com suas misericórdias próprias, e mesmo tendo Ele a nos dar Sua maior liberdade, misericórdia mais rica, passamos a atuar com maior hostilidade. Este monstro, o orgulho, este pecado infernal, vai excitar um homem para tornar o ódio a Deus por Seu amor maior, de ferir Sua honra, para furar o coração, a esfaquear até a morte, Sua vida infinita, escolhendo esse (o orgulho) que se transforma em o mais agudo punhal, que, em sua imensa recompensa, ele dá em cima do mais indigno, e com a qual ele coroas para a vida e para a glória imortal, os assuntos mais rebeldes, que, por repetidos atos de inimizade, merecem morrer continuamente, e eternamente.

14. O orgulho é um pecado tão abominável que nenhuma língua ou pena pode expressar uma milésima parte de sua culpa agravada. Nenhum, mas o Senhor Deus, em Sua infinita compreensão, pode pesquisar a profundidade imensa desta grande iniquidade.

Então, se o orgulho é tão grande pecado, e tem em si uma tal plenitude de malignidade contra Deus e o homem, não admira que o povo de Deus sejam tentados a ele por Satanás, que odeia a Deus, que nos odeia. Assim, podemos aprender a admirar a infinita sabedoria e amor de Deus, que criou e forneceu uma maneira, e através da morte de Seu único Filho, para salvar o seu povo dos pecados deste abominável, livrando-nos de seu domínio aqui, pela Sua própria graça e para Sua própria glória.

Nós, portanto, devemos admirar a força invencível do favor de Jeová, em que Ele não lança fora Seus servos escolhidos para seus serviços designados. O orgulho provoca a aparição mais gloriosa e a melhor performance de Deus. Estamos sempre espantados com a graça imensurável que perdoa esta grande iniquidade, e continua a nos amar livremente, e mesmo apesar da grande misericórdia do Senhor, ainda o provocamos a inimizade!

Assim aprendemos o mérito infinito do sangue do Redentor que expiou esse pecado de uma culpa infinita, e reconcilia tais "filhos do orgulho", a um Deus infinitamente santo, e que nos purifica continuamente das manchas imundas desta profunda iniquidade tingida, deixando suas maravilhas sem fim atacar nossos corações para que os louvores subam as cidades eternas, para a graça onipotente do Espírito Santo, que começou em nós a destruição do orgulho, e irá executar com perfeição a nossa alma, e alegria plena e eterna e glória.

Se o orgulho é tal grande iniquidade, vamos chorar amargamente; humilhar diante de Deus, por conta disso, profundamente; lavar-nos na fonte aberta, instantaneamente, e suplicar o perdão nos subjugando a graça constantemente.

Novamente, se o orgulho é um pecado tão abominável, vamos nos colocar contra ele com todas as nossas forças, ou melhor, para se opor e destruí-lo, vamos ser fortes no Senhor e na força do seu poder. E já que não podemos servir a Deus como seria e deveria ser neste mundo, enquanto este pecado, sutil potente trabalha dentro de nós, vamos muito mais para as alegrias mais nobres dos santos na glória, onde nem pelo orgulho, nem por qualquer outro pecado, que deve fere, nem desonra, nem entristece o nosso grande Deus que é bom, o Deus da graça e do amor, não mais para sempre.

A boa vontade daquele que habitava na sarça esta com você, e prosperará muito, até que chegue o tempo da glória eterna.


 

FONTE:
http://www.sendoedificado.com/2013/02/orgulho.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário