Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de março de 2015

O dia de descanso na Nova Aliança



Por Clayton Bezzan


O sábado ou dia de descanso provém de uma ordenança da antiga aliança celebrada entre Deus e Israel. Os gentios não estavam incluídos nela, nem poderiam estar e os próprios judeus reconhecem isso. A penalidade para os infratores dentre os judeus era a morte. O sábado da lei é símbolo de uma realidade espiritual eterna que foi cumprida no evangelho, em Jesus Cristo, na Sua ressurreição e no seu corpo, a igreja, quer gentílica ou messiânica.

Vamos estudar sobre a instituição do Sábado no A.T. para o povo de Israel, como ato profético derivado do próprio descanso escatológico da criação no qual Deus entrou.
Êxodo 20:10-11 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
Êxodo 31:14, 16 Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo... Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.
Êxodo 35:2 Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá.
Deuteronômio 5:15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Jesus é Ele mesmo o cumprimento do Sábado e o Senhor do mesmo. O “Sábado” (descanso) veio até seu povo, mas seu povo O crucificou em vez de entrar em Seu verdadeiro descanso pela fé nEle, crucificou-O porque “Ele não guardava o Sábado” segundo a letra.
Mateus 12:8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.
Marcos 2:27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
A revelação de que a Lei havia se cumprido e fora retirada demorou vários anos para chegar, uma vez que Paulo ainda não havia escrito as Suas cartas e a verdade não era conhecida por crentes gentílicos e messiânicos. Em Gal 3:1-14, os cristãos gálatas estavam sendo tentados a guardar na carne uma lei que já havia se cumprido na crucificação de Cristo. Tornaram-se insensatos em ouvir os judaizantes que queriam se gloriar na carne.
Gálatas 3:1-4 "Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar(porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de querecebêssemos, pela fé, o Espírito prometido".

Gal 4:9-11 diz que os gálatas estavam observando sábados, luas novas e festas judaicas tentando agradar a Deus pelas obras da lei e não pela fé.

Mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.

Ef 2:11-16 diz que a lei dos mandamentos na forma de ordenanças foi abolida.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

Colossenses 2:13-23 fala que ordenança do Sábado junto com outras leis foi removida na nova aliança por terem se cumprido em Cristo

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões (Helen White), enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Em Romanos 14:4-6 Paulo não repreendia quem guarda nem quem não guarda dias. O problema maior é ficar contendendo por causa de doutrinas quanto ao que guardar e o que vestir ou comer.

“Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus”.

O cumprimento da lei é o amor. A lei do NT é amar a Deus e ao próximo.
Romanos 13:10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Jo 15:12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Romanos 7:6 O legalismo dos judaizantes destrói, mas o Espírito de revelação edifica o corpo de Cristo.
“Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra”.
2 Coríntios 3:6-17 Na nova aliança o Espírito dirige e não o legalismo. A letra mata. A glória da nova aliança é muito superior à da antiga.
O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente,
como não será de maior glória o ministério do Espírito!
Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória.
Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.
Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar.
E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia.
Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.
Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.
Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Hebreus 4:1-11 Os que CREEM em Cristo entram no descanso e NÃO OS QUE GUARDAM A LETRA DA LEI do Sábado. O descanso vem da liberdade dada pelo Espírito aos que se convertem a Cristo, lançando sobre Ele seu passado de pecado e suas doenças pela fé no seu sacrifício.
Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

A igreja primitiva começou tradicionalmente a observar como dia especial de culto ao Senhor, o domingo, pois neste dia Cristo havia ressuscitado e aparecido aos discípulos reunidos.

Exemplos:

1o domingo: Lucas 24:36 Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!

2o domingo: João 20:26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

Domingo nos tempos de Paulo. Atos 20:7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

Domingo nos dias de João: Apocalipse 1:10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor(kuriakon, só aparece nesta passagem), e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta

Domingo nos dias dos Pais da Igreja: Os escritos dos pais da igreja registram a observância do domingo pela igreja ainda no primeiro século.

Assim como o sábado, o domingo (mia ton sabaton, primeiro dia da semana) não era um dia de descanso legal no império romano (a semana romana tinha bem mais que sete dias e os escravos nunca tinham nenhum dia de folga)

O domingo era uma tradição e não uma instituição bíblica neo-testamentária. Não existe mandamento de Cristo ou de Paulo para a igreja para que guarde nem o sábado, nem o domingo, nem mesmo alguma festa como a Páscoa ou o Natal.
Bem mais tarde a Igreja Católica obteve do Imperador Constantino a oficialização da semana de 7 dias e do domingo como dia de descanso, em vez do sábado e dos feriados santos. Mas isso não é bíblico, é somente uma instituição daquela igreja que se entregou ao mundo e do império romano, que chegou como tradição até nossos dias através da Igreja Reformada.

Mas agora temos luz para perceber que não precisamos guardar nenhum dia, pois isso não resolve em questões de fé e de prática. Não são necessários sacrifícios de dias para agradar a Deus. Ficar sem trabalhar algum dia não nos melhora em nada moralmente.

Qual a utilidade prática então de um descanso sabático, quer seja de dias, de anos ou de jubileus? É que precisamos descansar fisicamente e emocionalmente, e isso só pode se realizar eficientemente quando feito em unidade num país, numa cidade, numa igreja, numa família. O espírito da Palavra de Deus à luz da revelação progressiva aplica a lei do sábado para os gentios em nossos dias no sentido que é bom e necessário para o homem descansar periodicamente e usar esse tempo para servir a Deus e conviver com a família. Não importa o período ou o dia específico. Isto depende do homem e da comunidade a que pertence. Não vejo utilidade em observar o sábado ou o domingo de forma legalista, senão que deve se levar em conta a unidade na nação para que o dia de cessar de trabalhar coincida. Já que muitos têm um fim de semana prolongado, não trabalhando nem no sábado nem no domingo, as dificuldades são assim minimizadas para a maioria, a não ser para os religiosos que insistem no legalismo e no ritual vazio. Em Israel os próprios crentes messiânicos podem descansar e se reunir no sábado, sem precisar obedecer os rituais e costumes legalistas nem dos judeus ortodoxos. Os demais crentes não precisam guardar o domingo de forma legalista, nem os islâmicos que descansam na sexta-feira.


FONTE:
http://ibti-hortolandia.blogspot.com.br/2011/12/o-dia-de-descanso-na-nova-alianca.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário