Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de novembro de 2014

O CRISTÃO E AS BOAS MANEIRAS (3)



 
 
PRINCÍPIOS GERAIS DE BOAS MANEIRAS 
 
Uma pessoa educada, de boas maneiras, é agradável. Todos gostam de se relacionar com ela porque ter boas maneiras não significa apenas saber usar o garfo e a faca ou comer à mesa de maneira elegante. É muito mais do que isto e, nesta série de estudos, vamos considerar várias faces de uma boa educação.
 
Começaremos por alguns princípios gerais de etiqueta social.
 
 
1.          PONTUALIDADE
 
O brasileiro tem fama de ser desleixado com horários, mas não devemos seguir este costume porque não é atitude de boa educação.
 
Não cumprir horário combinado causa muitos transtornos à pessoa com quem marcamos. Ninguém tem tempo para gastar esperando a boa vontade dos outros.
 
Como cristãos, temos uma responsabilidade ainda maior com a pontualidade.
 
O cristão que não é pontual fere o ensino de Fil. 2:3que diz: “ ... cada um considere os outros superiores a si mesmo”.
 
É uma grande desconsideração deixar alguém nos esperando. Se marcamos um horário, é necessário que cumpramos a palavra empenhada.
 
 
2.           ORDEM
 
Existe um ditado que diz: “Há um lugar para cada coisa e cada coisa tem o seu lugar”.
 
Manter as coisas nos seus devidos lugares é o primeiro passo para se ter ordem. Não é de bom tom deixar as coisas espalhadas e nunca sabermos onde elas estão.
 
É uma canseira viver procurando coisas quando precisamos e muita perda de tempo, também.
 
Ninguém tem prazer de se relacionar com uma pessoa desorganizada porque ela prejudica a si mesma e aos que estão próximos.
 
Ser ordeiro é ter boas maneiras, ser bem educado. Organização é uma das qualidades da mulher virtuosa de Provérbios 31. Veja os versículos 15 e 27.
 
 
3.          LIMPEZA
 
Uma pessoa educada deve ser extremamente limpa: cabelos bem cuidados e cheirosos, sempre penteados, roupas bem lavadas e passadas, dentes escovados, unhas limpas e aparadas.
 
Quem é bem educado procura evitar o mau hálito, suor com mau odor, chulé e até perfume em excesso, pois incomodam os outros e revelam falta de etiqueta.
 
Precisamos fazer diferença entre o escrúpulo, orgulho e a limpeza que as boas maneiras exigem. Infelizmente, ainda há crentes que se tornam relaxados com a sua própria higiene sob o falso pretexto de humildade e santidade: “- Eu não sou deste mundo, minha pátria está no céu!”. Realmente não somos deste mundo, mas ainda estamos morando nele e no meio de outras pessoas.
 
Deus espera que sejamos limpos; Ele mesmo deu várias leis de higiene para os judeus. Leia Lev. 15:16-21 e observe: Onde ficava o leproso? Por que?
 
E Dt 23:13: Por que Deus mandou o soldado levar um pau entre as suas armas ao sair para a guerra?  Qual a razão desta ordem? Este texto junta a limpeza com santidade, portanto, quem é santo precisa ser muito limpo.
 
 
4.          CONFIANÇA
 
Quem quer ser bem educado tem que ser de confiança. A pessoa de confiança tem uma palavra só, sempre cumpre o que prometeu. Você tem que ser conhecido como um alguém em quem se pode confiar.
 
O cristão precisa inspirar confiança não só para ser bem educado, mas para obedecer ao Senhor Jesus que ordenou: “Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna”. Mt 5:37.
 
 
5.          LEALDADE
 
Ser leal é não ouvir nem fazer acusações injustas, não passar um segredo adiante, não fazer insinuações maldosas contra outros, não tecer comentários sobre quem está ausente.
 
O indivíduo bem educado é sempre leal aos seus familiares, amigos e colegas.
 
Em se tratando de um cristão, ele deve ser leal aos familiares, irmãos em Cristo e ao seu Senhor onde quer que esteja.
“...guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais”. Ml 3:16b.
 
“Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia”. Pv 25:19.
 
 
FONTE:
http://www.igrejabatistasmirna.com.br/estudo-e-texto/o-cristao-e-as-boas-maneiras-parte-2-154 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário