Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

24 de agosto de 2010

DEPOIS DA MORTE


A Bíblia revela em Eclesiastes 12.7 que, “... e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou não, são controladas por Deus (Mt 10.28). Todavia, as pessoas que morrem salvas em Jesus Cristo, ou seja, aquelas que O receberam conforme João 1:12 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" - e O aceitaram como o seu único e suficiente Salvador, e se arrependeram de seus pecados, são levadas ao Céu, ao Paraíso (2 Co 5.8; Fl 1.23; 1 Pe 3.22) e estão no Terceiro Céu, uma antessala do lugar de gozo pleno (Lc 23.43; 2 Co 12.1-4). Ali os salvos se encontram em espírito e alma,  isto é, “homem interior” (2 Co 4.16), aguardando o Arrebatamento da Igreja.
Antes do Arrebatamento os mortos em Cristo encontram-se na presença de Deus, mas ainda não foram transformados. A transformação somente virá com a ressurreição, conforme 1 Co 15:51. Seu estado é semelhante ao dos mártires que morreram na Grande Tribulação, referidos em Apocalipse 6.9-11. Este texto e o de Lucas 16.25 indicam que no Paraíso, os salvos são consolados, descansam, estão conscientes (e não dormindo) e se lembram do que aconteceu na terra (Apocalipse 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no sentido pleno — “sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17).

Em 1 Tessalonicenses 3.13 está escrito: “que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”. Este texto mostra que os santos de todas as épocas virão com Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o “homem interior” (espírito e alma) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52). Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra (1 Ts 4.16,17) e, na condição espírito, alma e corpo, estarão definitivamente com o Senhor.
Quanto aos que morrem sem crer em Jesus Cristo, vão para um lugar de tormentos, o Hades (gr. hades e hb. sheol), (Ef 4.8-10; Sl 139.8; Pv 15.24).
No Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região e ficavam separados por um abismo intransponível (Lucas 16.19-31).

Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e tirou de lá os salvos e os levou para o Terceiro Céu.
Estudando-se Mateus 16.18, Lucas 23.43, Efésios 4.8,9 e 2 Coríntios 12.1-4, nesta sequência, podemos entender essa transição claramente.
Os ímpios que morreram permanecem numa espécie de ante-sala do Inferno, o Hades, que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos (Lc 16.23).
"Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora" (Lc 13:28).



Nenhum comentário:

Postar um comentário