Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

5 de fevereiro de 2019

A diferença entre Estado laico e laicismo



Resultado de imagem para LAICISMO X ESTADO LAICO
https://pm1.narvii.com/6926/40d1662e028d5d7bd821544ca68c16d339784184r1-313-471v2_hq.jpg


Muitos defendem o Estado laico, mas se confundem com as ideias de laicização que existem por aí

Tenho visto inúmeras pessoas falando, nas redes sociais, sobre a importância do Brasil ser um Estado laico; o que de certa forma concordo. Contudo, julgo que seja fundamental que aqueles que defendem essa premissa saibam diferenciar Estado laico de laicismo.

Ora, Estado laico, secular ou não confessional é aquele que não adota uma religião oficial, de modo que não existe envolvimento entre os assuntos do Estado e a fé. Entretanto, o fato do Estado não ter uma religião oficial não o caracteriza como Estado antirreligioso.

O laicismo, ao contrário caracteriza-se pelo Estado que assume uma postura de intolerância religiosa, ou seja, a religião é vista de forma negativa e pejorativa. Nessa perspectiva, enquanto o Estado laico defende a livre expressão religiosa, o laicismo tenta a todo custo calar a boca dos religiosos não permitindo com que estes emitam opiniões.

Isto é o que a esquerda, intolerante, marxista e gramscista tem tentado imprimir no Brasil, e não o Estado laico, com o qual concordo. Antes, pelo contrário, a ideia dos partidos políticos de viés esquerdista é instalar um estado antirreligioso e acima de tudo anticristão. O que de um ponto de vista lúcido é absolutamente antidemocrático, e claro, inconstitucional.

Pense nisso! 


Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.


https://pleno.news/opiniao/renato-vargens/a-diferenca-entre-estado-laico-e-laicismo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário