Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

26 de junho de 2017

Pecados Involuntários


 Resultado de imagem para Pecados Involuntários


Instintos treinados – é desse modo que os pilotos de caça podem reagir imediatamente a situações que mudam rapidamente enquanto operam máquinas de guerra de 27 milhões. Quando uma aeronave ameaçadora está se aproximando, não há tempo para os pilotos pensarem no que fazer. Eles têm que confiar no instinto – mas não apenas no instinto natural; eles precisam de instintos profundos dentro deles através de anos de experiência. As inúmeras pequenas decisões que tomam na cabine são automáticas, mas isso não significa que elas são involuntárias. O piloto voluntariamente treinou para eles, e na cabine ele colhe os benefícios instintivos desse treinamento.

Essa é uma boa ilustração de como o pecado não intencional funciona. Podemos ser culpados por reações pecaminosas que parecem entrar em erupção em nós automaticamente? Podemos considerar o pecado como voluntário se não for escolhido conscientemente?

A visão da Escritura sobre a experiência humana é bastante complexa para responder sim. A Escritura fala de pecados involuntários em três características: eles são (1) por ignorância da vontade de Deus e, portanto, (2) não deliberadamente escolhidos como atos hostis contra Deus; contudo (3) eles são uma desobediência. Não obstante, Levítico 5:17 descreve o pecado não intencional como “fazer qualquer coisa que, segundo os mandamentos do Senhor, não deveria ser feito, embora ele não soubesse”. Pedro disse aos seus irmãos judeus que comemoravam a lei que eles “mataram o Autor da vida” porque “agiram na ignorância” (Atos 3:15, 17). Paulo disse ao seu público grego idólatra que a sua longa história artística era, na verdade, “os tempos de ignorância” que Deus desconsiderou (Atos 17:30).

Os judeus mataram Jesus. Os gregos construíram ídolos. Ambas as ações eram expressões instintivas de corações não condicionados pela Palavra revelada de Deus, mas por conjuntos de crenças e valores diferentes (igualmente pecaminosos). Os judeus acreditavam em um deus legalista de sua própria criação e valorizavam sua versão cultural da justiça; os gregos acreditavam em seus deuses humanos e valorizavam a beleza de suas próprias imaginações. Suas ações simplesmente expressavam essas estruturas mais profundas de ignorância. Os judeus não pretendiam que o assassinato de Jesus fosse um ato hostil contra Deus, e os gregos não pretendiam que a busca do prazer mundano fosse uma rebelião direta contra ele. No entanto, elas foram.

Então, isso é conosco. Nossas respostas fluem de algum lugar – das realidades mais profundas dos corações de quem somos administradores. Nós somos administradores das realidades mais profundas tanto quanto somos das expressões superficiais. Assim, podemos pecar sem escolha deliberada porque sempre estamos agindo intuitivamente por corações condicionados pelo pecado herdado. Jesus nos deu o paradigma geral para isso, quando Ele nos disse que “a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12:34).
Assim como os horários de treinamento dos pilotos de caça, nossos corações estão sob um regime que dá forma às nossas reações intuitivas – um regime de crenças e valores que não se alinham com as Escrituras que nos penetraram através do que colocamos em nossas cabeças, o que recebemos como sabedoria de outras fontes, o que aceitamos como algo normal da cultura. Tudo isso molda nosso pecado involuntário.

Pense no modo como os pecados, como a discriminação (Tiago 2:1), o ciúme (3:14) ou a dureza (4:2) funcionam na vida real. Raramente as pessoas decidem deliberadamente mostrar discriminação. Todavia, somos instintivamente atraídos por uma pessoa bonita que entra na sala. Por quê? Por sua percepção estabelecida do que é atraente. O ciúme é o impulso automático que surge quando meu valor profundo para uma determinada coisa atende à minha suposição oculta de direito pessoal a ela. A dureza é o resultado dos desejos silenciosos do meu coração batendo contra uma pessoa que percebo que retém esses desejos de mim.

Estes pecados tendem a não ter um momento de ação decisiva; eles emanam da nossa vitalidade. Caso isso não seja ruim o suficiente, esses pecados básicos não intencionais podem emanar em formas mais complexas também: a discriminação pode se expressar em racismo, ciúme, vício no trabalho, aspereza e manipulação.

Os pecados de ignorância só podem ser remediados com o conhecimento. Longe de ser uma licença para o pecado, a ignorância é aquilo que nos mantém nisto. Nós nos tornamos conscientes dos pecados não intencionais; e mais do que isso, temos a capacidade de fazer algo sobre eles apenas por uma palavra externa de Deus. Em Levítico, temos um homem que, “fazendo qualquer coisa que o Senhor proibiu, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá por causa de sua maldade” (5:17). A solução de Pedro para o assassinato ignorante de Jesus cometido pelos judeus é encaminhá-los para as profecias das Escrituras sobre Ele (Atos 3:18 ). Paulo fala da idolatria dos gregos acerca do único Deus que não é feito de ouro ou prata (17:29). Só então, com esta nova consciência da verdade, eles podem tomar a ação apropriada contra seu pecado involuntário: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados” (3.19).

Se estivermos usando-a corretamente, a Escritura é uma faca desconfortável, uma espada que corta profundamente (Hebreus 4:12). Mas quando corta profundamente, é para o propósito escultor de Deus, glorioso e instintivo, o qual Ele colocou em nós quando nos salvou. Quando uma pessoa acredita na Palavra de Deus, é dada a ela uma mente caracterizada pela justiça de Cristo, da qual flui um novo entendimento (1 Coríntios 2:14-16 ). O mesmo desígnio que torna os seres humanos capazes de pecar instintivamente agora é usado para o bem. Quando as pessoas chegam à fé em Cristo, elas recebem a Sua justiça; não apenas como uma declaração de direito perante Deus (justificação), mas também como um poder vivo que revaloriza suas crenças, valores fundamentais e, portanto, as respostas instintivas que dela decorrem (santificação). Suas respostas automáticas são caracterizadas por uma maior justiça. Instintos treinados – mas agora sob um novo regime.
Autor: Jeremy Pierre
Tradução: Leonardo Dâmaso
Fonte: Ligonier Ministries
Divulgação: Reformados 21
http://reformados21.com.br/2017/06/19/pecados-involuntarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário