Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

21 de março de 2017

Por que Jesus lavou os pés dos discípulos?




Nos tempos bíblicos, as pessoas usavam sandálias para que a lavagem dos pés fosse a primeira coisa que fariam antes de entrarem numa tenda. Geralmente o anfitrião fornecia a água para a lavagem dos pés, mas em alguns casos um servo poderia literalmente lavar os pés do convidado. Vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre lavar os pés.
 
Algumas Passagens sobre lavar os Pés

(Para Abraão) E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; Gênesis 18:3,4

(De Ló para os Anjos Visitantes) E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. Gênesis 19:2

(Na casa do ancião) E levou-o à sua casa, e deu pasto aos jumentos; e, lavando-se os pés, comeram e beberam. Juízes 19:21

(Abigail) Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor. 1 Samuel 25:41

(A Jesus) E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Lucas 7:44
 
Por que Jesus lavou os pés dos discípulos?

Vemos que na última ceia Jesus lavou os pés dos discípulos:
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. João 13:3-5
Observe que ele diz que “Ele se levanta da ceia”, o que indica que Jesus não estava necessariamente praticando o costume de lavar os pés quando as pessoas entravam na sala. Em vez disso, Jesus era a modelagem e o ato extremo de humildade e servidão. Sabemos disso porque Ele nos diz:
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:14,15
Então, não deveríamos lavar os pés uns dos outros ainda hoje?

Como Jesus muitas vezes fez, Ele estava conduzindo pelo exemplo, usando o costume de lavar os pés, e mostrando-nos como devemos estar “agindo” como Seus seguidores. Dê uma olhada no que Ele disse em seguida:
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 13:16,17
Creio que Jesus estava dizendo a seus discípulos (e a nós) que nunca deveríamos nos achar bons ou importante mais do que outros a ponto de não servir ao próximo.
 
Pensamentos finais

Nos tempos bíblicos, a lavagem dos pés era necessária porque as pessoas usavam sandálias e não tinham estradas pavimentadas.

A areia da estrada deixava os pés muito sujos. Na verdade, os pés eram considerados a parte mais suja do corpo.

Por esta razão era costume para um anfitrião oferecer água para os visitantes a lavar os pés quando eles entraram em casa.

Jesus usou o exemplo de lavar os pés para ensinar aos discípulos a importância do serviço aos outros. Ele os encorajou a nunca se considerarem “bons demais” para servir aos outros.


fonte: What Christians Want to Know
https://bibliacomentada.com.br/mobile/por-que-jesus-lavou-os-pes-dos-discipulos.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário