Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

16 de março de 2017

A Questão da Tentação

 


"12.Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. 13.Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14.Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15.então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte". (TIAGO 1:12-15)
A discussão de Tiago agora é a respeito da origem do pecado na esfera da vida humana. Como sempre, o autor é prático e não se perde em discussões sobre a origem do pecado. Preocupa-se em mostrar como o pecado surge na vida humana e conduz os homens a prática do mal.

De inicio, Tiago nos traz uma bem-aventurança para os que suportam a provação. Vs. 12a “Bem-aventurado o homem que suporta a provação;”. Significa “feliz, bendito”, e aplica-se ao homem digno de felicitações e admiração, possuidor de um verdadeiro bem-estar. O que suporta a provação é uma pessoa que sofre (calma e heroicamente).

Esse crente vs. 12b “receberá a coroa da vida”. É a mesma de Apocalipse 2:10 onde a fidelidade dos esmirnianos, mesmo que a custa da morte, lhes daria a coroa da vida. “Coroa” são as flores que o atleta vitorioso recebe como vencedor de algum dos jogos e também para o galardão dos fiéis. É o reconhecimento da vitória daquele que suporta com firmeza a provação. É a recompensa que “o Senhor prometeu aos que o amam”. Tiago fala em provação e tentação. Segundo ele há uma preocupação em mostrar que, se as provações trazem um beneficio, o da recompensa pelo próprio Senhor, não se deve pensar que as tentações também são trazidas pelo Senhor.

A Culpa da tentação não pode ser atribuída a Deus. “Ele a ninguém tenta”. Vs. 13b “Deus não pode ser tentado pelo mal”. Ocasionalmente, alguém pergunta se Deus, que tudo pode, pode também pecar. O pecado é uma impossibilidade moral em Deus. De uma pessoa muito santa se diz que ela é incapaz de praticar a maldade. Na realidade, não o é. Ninguém é incapaz da prática do mal, pois todos somos pecadores. Romanos 3:23. Mas, quanto mais acentuada é a qualidade moral de uma pessoa, mais julgamos ser ela incapaz de qualquer atitude maldosa. Ora, a santidade de Deus não é relativa. É santidade absoluta. O mal é uma impossibilidade para Deus. Disse o profeta Habacuque, 1:13: “Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele”.

O mal é uma impossibilidade para Deus, não que ele queira cometê-lo e não possa, mas no sentido de que sua absoluta santidade é incompatível com tudo que se choca com seu caráter santo. Sendo Deus tão oposto ao mal e ao pecado, ninguém pode colocar sobre Deus a culpa das tentações nas quais a pessoa esta envolvida.

Há, porém um fato que não podemos deixar de considerar. A tentação é real. Como ela surge? Muitas pessoas têm colocado sobre os ombros do Diabo muitas culpas que são delas, voluntária e decididamente nossas. O indivíduo aguarda uma oportunidade para errar, busca e força ocasião para pecar e depois diz: “O Diabo me tentou e eu caí”. Tiago diz: 14.“Cada um, porém, é tentado quando atraído e iludido, enganado pela sua própria concupiscência”. Concupiscência é um ato que praticamos repetidamente, é o desejo intenso, ardente de gozar os bens terrestres. Não é algo momentâneo. Surge depois de acalentado, de ser alimentado. Esse desejo, sendo muito forte, tolerado e estimulado, impele-nos para o pecado. Somos atraídos. Pois nos parece bonito, atraente, mas por baixo dela está a morte. É assim o pecado. Ele nunca se apresenta feio e destruidor, mas sempre agradável. Somos, então, iludidos e levados para o mal.

A concupiscência é a mãe do pecado. 15.“A concupiscência havendo concebido, dá à luz o pecado”. Tiago está seguindo a mesma linha de raciocínio de Jesus. O mal procede do interior do homem. Este não é vitima dos astros nem produto do meio. Não é um manancial de virtudes e pureza, como algumas correntes filosóficas e psicológicas querem fazer crer. O homem pensa, sente, quer, toma decisões, é um ser responsável. São os maus desejos do seu interior que o levam ao pecado. A força determinante não é nada mais que interior. Foi isso que Jesus ensinou quando reinterpretou a lei de Moisés.

• A lei proibia matar: “Não matarás” (Êxodo 20:13).
  • Jesus, porém diz: “... TODO AQUELE QUE SE ENCOLERIZAR CONTRA SEU IRMÃO, SERÁ RÉU DE JUÍZO; E QUEM LHE DIZER: TOLO, SERÁ RÉU DO FOGO DO INFERNO” (Mateus 5:22).
Se a lei mosaica proibia o assassinato, Jesus proibiu o ódio. É o ódio que produz o assassinato. Da mesma forma, a lei mosaica,

• Proibia o adultério: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14).
  • Jesus, disse: “EU, PORÉM, VOS DIGO QUE TODO AQUELE QUE OLHAR PARA UMA MULHER PARA COBIÇAR, JÁ EM SEU CORAÇÃO COMETEU ADULTÉRIO COM ELA” (Mateus 5:28). Vale também para mulheres!
O Senhor Jesus não proibiu apenas o ato, foi mais fundo, foi às intenções. Sua exortação é uma exigência para a pureza moral do coração. É o pensamento que gera o ato.

A bíblia na linguagem de hoje, diz: 15."Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte”.

Tiago está dizendo que a sede das decisões está na mente, Paulo recomenda: Colossenses . 3:1,2 “1.Vocês ressuscitaram com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2.Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.”

Uma pessoa que só fala coisas pejorativas, imorais, piadas indecentes, sempre de mau humor, só fala mal dos outros e dos irmãos, não se pode presumir que venha a ter uma vida limpa, com saúde. I Coríntios 15:33 “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”

Por causa disso, alguém declarou: “Você se torna o que você pensa.” A isto, pode-se ajuntar outra frase: “Você se torna o que você lê”.

Os pensamentos determinam as ações e os sentimentos. Pensemos coisas boas e as possibilidades de fazermos o bem serão maiores. Encha-se de lixo e tudo que produzirá será lixo.

O que está semeando em sua mente? Encha-se de decência e dignidade, e você será decente e nobre.

Encha-se de amargura, e você será um indivíduo insuportável para os outros, além de arruinar a sua própria vida. Por isso é que lemos em Provérbios 4:23 “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.”

Examine sua própria vida. Reavalie sua concepção de vida, seus pensamentos, sua forma de ver e julgar o mundo. Veja bem o que você está pensando. Sobre os outros, sobre si mesmo, sobre a vida. Ordene seus pensamentos de forma correta.


http://alcyricardo.blogspot.com.br/p/estudos-livros-nt.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário