Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

22 de março de 2017

A Ira e o Mau Temperamento




"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas". TIAGO1:19-21
Tiago desenvolve especial atenção em sua linha de raciocínio. “Sabei isto,...” é uma forma de expressão que reclama importância para o que vai ser dito. Ele deseja toda a atenção de seus leitores, pois é fundamental para a vida deles o que vai ser dito.

A advertência é a respeito do uso da palavra; sobre a ira e o temperamento descontrolado. O falar do cristão deve ser de acordo com o caráter do Salvador, e esse caráter do Senhor deve ser assimilado pelo cristão. O homem espiritual deve saber se controlar, tanto verbal quanto emocionalmente.

“Pronto para ouvir”. A palavra “pronto” significa literalmente, rápido. Quando se está com pressa não se espera um ônibus, toma-se um táxi. Assim deve proceder o cristão sábio, ter rapidez em ouvir. Falar, todos nós sabemos. Qualquer pessoa com capacidade para ouvir, entender e decodificar os sons que recebe pode reproduzi-los. Gostamos de falar. É natural o nosso desejo de tentar comunicar o que achamos importante. Mas, e ouvir? Temos interesse em ouvir? Tiago nos exorta a sermos rápidos em ouvir o ponto de vista alheio. Com que incrível facilidade tendemos para a intolerância! Aliás, este é um risco que as pessoas que lidam com religião correm. Elas já sabem a verdade, já conhecem Deus e suas realidades. Estas coisas lhes são tão familiares! Ouvir o que mais? Que os outros a ouçam, eu não estou a fim! O dialogo se torna um discurso de mão única.

A palavra que Deus mais usa, tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento, é exatamente esta: “OUVE”. Será que grande parte de nossos problemas não está exatamente no fato de não sabermos ouvir? Muitas dificuldades de nosso temperamento não se devem à nossa incapacidade de diálogo, de conhecer as razões alheias? Já sabemos tudo, temos a verdade e não queremos ouvir! Queremos falar.

“Tardio para falar”. O sentido da palavra “tardio” traz curiosas peculiaridades. É o mesmo termo para “estúpido”, denotando uma pessoa com dificuldades intelectuais para compreender logo de inicio o que lhe foi dito e necessita, portanto, de reflexão. É esta a ideia de Tiago: refletir para falar. Não falar de imediato. É preciso saber à hora de falar e também saber o que falar. Quem muito fala, muito erra. Vários problemas surgem no meio da Igreja de Cristo exatamente por falta de obediência a este conselho.
• Fala-se antes de pensar. Fala-se antes de orar. Fala-se sem medir as consequências que advirão.
Por isso, lê-se em Provérbios 10:19 “Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente.”-BLH “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” Ainda em Provérbios 15:28 diz: “As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas.” Devemos tomar muito cuidado com nossas palavras. Elas podem levantar uma vida ou, então, destruir uma pessoa. “Somos reféns daquilo que falamos”.

“Tardio para se irar”. Tiago continua a nos mostrar algo que deve ser feito com reflexos lentos, com certa dificuldade em fazer a ira entrar em ação. Com muita propriedade, Provérbios 16:32, diz assim: “Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.”

A maior demonstração de força, segunda a Bíblia, está no autodomínio, e não no domínio sobre os outros.

Vamos ver seis aspectos sobre a ira, que devemos considerar, e muito.

1º) A ira é proibida aos crentes. Mateus 5:22 “Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.” 
  • O CULTIVO de sentimentos negativos contra um irmão é vedado ao seguidor de Jesus Cristo.
2º) A ira não é um sentimento digno de estar no coração de um crente. Efésios 4:31 “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!” Colossenses 3:8 tb diz: "Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente."
  • O CORAÇÃO DO CRENTE DEVE ESTAR LIMPO DE TODA IMPUREZA!
3º) A ira é obra da carne, da natureza não regenerada. Gálatas 5:19,20 diz: “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões.”
  • A ira e a dissensão estão ao mesmo nível da idolatria e da feitiçaria!
4º) A ira não traz beneficio para ninguém. Nem para quem a cultiva. Aliás, faz mais mal a quem a cultiva do que a quem é objeto dela. Agasalhar ira no intimo é como colocar ácido corrosivo num recipiente não tratado. Se uma pessoa odeia outra, esta odiada continuará a comer, a beber e a dormir normalmente, levando a vida em rotina. Mas, o odiador, cada vez que vir o objeto de sua ira se sentirá mal. Muitas doenças nervosas são consequências de sentimentos destrutivos acalentados contra outros.
  • Doenças que podem ser causadas pela ira: Gastrites e Úlceras; Dermatite Seborreia, Acne e Eczemas; Hipertensão Arterial...
5º) A ira e a crueldade andam juntas. Esta é uma das mais fortes razões pelas qual o servo de Jesus deve fugir da ira. Ela produz a crueldade. À beira da morte, Jacó amaldiçoou Simeão e Levi por causa da raiva e da maldade de ambos: Gênesis 49:7 “Maldito seja o furor deles, pois é violento! Maldita seja a sua ira, pois é cruel! Eu os dividirei na terra de Israel, eu os espalharei no meio do seu povo."
  • A nossa atitude impede de recebermos as bênçãos de Deus, espirituais e materiais.
6º) A ira não deve ser alimentada por um cristão. Efésios 4:26 nos recomenda: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso os faça pecar e não fiquem o dia inteiro com raiva.” Há um sentimento momentâneo diante de determinadas circunstâncias, que não nos deixam pensar direito. Mas, acalentar a ira, deixar o sol se pôr sobre ela é errado. Ela é inútil: Tiago 1:20 “porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”. Nossos sentimentos não obrigarão Deus a agir desta ou daquela maneira.
  • Os frutos da raiva humana não são aprovados por Deus.
A questão é: Como superar a ira? Sei que não devo me irar, mas constantemente o faço. Como posso superar esse pecado? O Vs. 21 dá a resposta: “Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas."

O verbo “despojando-vos” significa “remover, afastar”. É algo que vem de dentro para fora. A ideia é tirar de nós a impureza, a imundícia e a maldade.

Usando uma figura, A TROCA DA ROUPA SUJA: A pessoa que vai trocar de roupa. Não é algo que lhe é posto em cima, mas que, pelo contrário, parte dela. Ela vai se trocar, vai tirar uma roupa velha e suja.

O Cristão transformado no poder do Espírito Santo mudou de roupa. Deixou as imundícias do traje antigo. Na sua vida se cumpriu o conselho paulino: Romanos 13:12 “A noite é passada, e o dia é chegado; dispamos-nos, pois, das obras das trevas, e vistamos-nos das armas da luz.”

Tirar a ira de dentro de si, porém, é insuficiente. É preciso colocar um substituto em seu lugar. “Recebei com mansidão a palavra em vós implantada,” assim ensina a parte b vs 21. A ira volta muito cedo. É uma emoção, e as emoções, via de regra, são muito fortes para que a simples racionalidade as elimine. Jesus contou a história do homem que o espírito maligno foi expulso, e por não ter colocado nada no lugar, sete espíritos entraram e seu estado ficou pior que o anterior.

Tiago exorta-nos a tirar tudo que sujo (a ira que é roupa suja) e colocar no seu lugar a Palavra de Deus. “Recebei com mansidão a palavra em vós implantada.” É um implante, um enxerto no tronco original, para que os frutos sejam melhores. Tudo que posso produzir são apenas frutos maus, inclusive a ira e o descontrole verbal. Somente com implantação da Palavra de Deus em mim, então, posso produzir bons frutos.

O segredo para vencer a ira e o mau temperamento está na Palavra de Deus: Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”.

Por fim, vimos que o forte não é o guerreiro, mas o que doma o seu temperamento. Para o mundo que não conhece a Deus e não possui o esclarecimento de sua palavra, forte é o truculento, o sanguinário e sem controle. Para a Bíblia, o homem verdadeiramente forte é aquele que domina a si mesmo. Somos fortes segundo o mundo ou fortes segundo Deus?

 
FONTE:
http://alcyricardo.blogspot.com.br/p/estudos-livros-nt.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário