Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:3)

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.(Efésios5:6)
Digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com argumentos falsos. (Colossenses 2:4)

4 de janeiro de 2017

Pontualidade


Imagem relacionada


Até quem valoriza a pontualidade pode ter dificuldades para ser pontual. A Bíblia tem conselhos práticos que podem nos ajudar.

Vale a pena ser pontual?

POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE

Chegar em algum lugar um pouco antes do horário marcado evita o estresse. Além disso, ser pontual pode ajudar a pessoa a ter uma boa reputação. Como assim?

Ser pontual mostra que você é competente. Quando você respeita horários, mostra que tem certo controle sobre as circunstâncias na sua vida em vez de se atrapalhar por causa de imprevistos.

Ser pontual mostra que você é confiável. Hoje em dia, muitas pessoas não se preocupam em cumprir suas promessas e não fazem questão de honrar seus compromissos. Por isso, quem tem palavra costuma ser respeitado. Pessoas confiáveis são valorizadas pela sua família e por seus amigos. Funcionários que chegam ao trabalho na hora certa e que cumprem com os prazos também são mais valorizados. Alguns até recebem mais responsabilidade e um salário melhor.

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia tem alguns conselhos que nos ajudam a ser pontuais. 
  • Por exemplo, ela diz: ?Que todas as coisas ocorram com decência e ordem.? (1 Coríntios 14:40
  • Quando duas pessoas combinam um horário para se encontrar, ser pontual é uma questão de decência, ou seja, é a coisa certa a fazer. A Bíblia diz também: ?Para tudo há um tempo determinado; há um tempo para toda atividade debaixo dos céus.? (Eclesiastes 3:1
  • Logo depois de falar isso, a Bíblia diz que existe ?tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou?. (Eclesiastes 3:2
Para ter uma boa safra, um agricultor precisa plantar na hora certa. Não dá para adiar o tempo do plantio. Em outras palavras, se o agricultor for pontual, ele vai ter uma boa colheita.
  • A Bíblia nos dá um motivo ainda maior para sermos pontuais: precisamos mostrar respeito pelas pessoas. (Filipenses 2:3, 4
Alguns têm o costume de fazer outros esperar. Quem faz isso mostra desrespeito e rouba o tempo precioso de outros.
  • ?Busque não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.? ? Filipenses 2:4.
O que pode ajudar você a ser pontual?

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia nos incentiva a planejar com antecedência. (Provérbios 21:5) Se você está sempre chegando atrasado, pode ser que sua agenda esteja muito cheia, e você precisa se planejar melhor. Tente não perder tempo com coisas desnecessárias. Programe mais tempo entre uma atividade e outra. Tenha a meta de chegar mais cedo. Isso vai ser bom principalmente quando surgir um imprevisto, como um congestionamento ou chuva forte.

A Bíblia também diz que precisamos ser modestos, ou seja, reconhecer que temos limitações. (Provérbios 11:2) Então, antes de dizer ?sim? para alguém ou de concordar com um prazo, analise se isso realmente cabe na sua agenda. Quando você programa mais coisas do que consegue fazer, o resultado vai ser estresse e frustração para você e para outras pessoas.

Outro conselho da Bíblia é usar o tempo do melhor modo possível. (Efésios 5:15, 16) Coloque as tarefas mais importantes como prioridade na sua agenda. (Filipenses 1:10) Além disso, enquanto estiver esperando alguém ou estiver no transporte público, aproveite para ler alguma coisa ou planejar o restante do seu dia.
?Os planos do diligente certamente dão bons resultados.?? Provérbios 21:5.

FONTE:
http://www.leiturasocial.com.br/a/pontualidade/9407


Nenhum comentário:

Postar um comentário